segunda-feira, 2 de abril de 2012

Campanha das BEM-AVENTURANÇAS - Aula 03



AULA 3
Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.

MINISTRAÇÃO: Mateus se tornou um discípulo de Jesus e registrou toda a sua caminhada e tudo aquilo que ele viu Jesus realizar.
Jesus disse lá no monte,  que as pessoas que são mansas, isto é, as pessoas que são ; calmas no falar no agir; não têm nenhuma agitação; tranquilas;  pacientes, que sabem esperar; que sabem ouvir; Essas pessoas são muito felizes. Essas tem a felicidade verdadeira e elas receberam uma herança, de Deus: a terra.
Mas podemos perguntar “Nossa herança não é o céu; não é a vida eterna?” Sim, é sim. Mas devemos lembrar que Jesus estava dando segredos para vivermos em condição de felicidade enquanto estivermos aqui na terra. “Isaías 1:19 Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra”

BASE BÍBLICA:
Mateus 5:5 “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra”. 
Isaías 1:19 “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra”


OBJETIVO:

Levar a criança a entender que Deus nos dá condição de sermos felizes mas tudo depende de uma atitude nossa; e que se tivermos atitudes corretas vamos viver o melhor desta terra; tudo o que e de bom e melhor que possamos viver Deus dará para cada criança como herança .

SITUAÇÃO DA CRIANÇA:
Vivemos um tempo de agitação! E certamente as crianças fazem parte disto. As crianças parecem que já nascem agitadas. Há uma “enxurrada” de informações e uma diversidade de coisas que rodeiam as crianças que logo muito cedo se tornam tão agitadas, tão ansiosas, tão hiperativas... (Nunca se viu tanto falar em hiperatividade e em distúrbios na infância como nos dias de hoje...)
Quantas de nós não temos experiências para contar de crianças que não se acalmam, não conseguem dormir... Não se concentram na escola. Simplesmente, porque elas não conseguem.  Muito se ouve que a criança devem ser estimulada. Creio que há estímulo demais! Qual nosso papel como formadores apostólicos? Direcioná-las a viver essa bem aventurança: Bem aventurada; feliz é a criança que é calminha, que não é agitada, que é sossegada, que tem tempo para cada coisa, que é organizada e etc... (leia o texto no anexo 1, como informação, para que saibamos do que de fato estamos falando, para sabermos o que é requerido de nós formadores apostólicos, no que se refere ao pastoreio dos kids.)


LEITURA BÍBLICA COM AS CRIANÇAS

Isaías 1:19 (Linguagem Kids)
 “Se vocês quiserem e se ouvirem e prestarem a atenção e obedecerem, tudo o que há de melhor na terra será de vocês

SUGESTÃO DE DESENVOLVIMENTO

  1. Brincadeira do silêncio: Proponha um tempo para as crianças (conforme a idade) em que todos devem ficar quietos, sem falar e sem fazer nada. Vamos ver quem consegue.
  2. Separe duas imagens que representem manso e agitado para que as crianças percebam a diferenças (exemplo: água agitada e água calma/ animal manso e agitado)
  3. Por final mostra também 2 figuras de crianças calmas e agitadas.
       
  1. Ou ainda use um som muito agitado e depois um som calmo (principalmente com os maiores) e peça que eles falem o que eles sentem ao ouvir cada um dos sons

CONTANDO A HISTÓRIA:

            Mateus se tornou um discípulo de Jesus e ele escreveu tudo o que viu Jesus ensinar. Mateus prestou muito a atenção quando Jesus subiu no monte e ensinou coisas sobre ser feliz e mais tarde um tempo depois Mateus foi se lembrando, e escreveu para que todas as pessoas pudessem saber (Mostre na Bíblia as páginas do livro de Mateus, peça aos maiores que abram suas bíblias no livro de Mateus no capítulo 5 peça que leiam).
Hoje nós vamos falar de uma parte muito importante que Mateus escreveu.
Jesus disse que aqueles que forem mansos são felizes.
O que é manso?
(mostre as figuras- deixe que as crianças falem)
Mostre também figuras de crianças agitadas e calmas.
E hoje eu vim aqui para dizer para vocês, crianças que Deus tem esta benção para cada uma de vocês.
Que tipo de criança você é?
À vezes você fica nervosa(o), com raiva...?
Deus hoje vai dar calma para todos vocês, quem é calmo vai ficar mais ainda e não vai mudar, mas quem é agitado nervoso, ansioso , nem consegue dormir direto., hoje Deus vai mudar tudo isso. Deus quer que as crianças aprendam a ser mansdas, sabem por que?
Por que Deus tem uma herança.
Quem sabe o que é herança.? Vou contar uma estória, ela não é verdade, e só para vocês aprederem uma coisa. Prestem atenção:
“ Era uma vez um homem muito, muito, muito rico, ele tinha 2 filhos (mostre com figuras ou desenhe ou ainda dramatize)
Um filho era calmo, sossegado, tranquilo. Fazia tudo organizadamente era muito sorridente. Era bom com as pessoas, amigável, e super educado... Mas o outro era nervoso, bagunceiro, agitado, sem educação, sem paciência, fazia tudo correndo e queria tudo logo, só para ele. Era egoísta e nada dava certo para ele. Não conseguia se concentrar, repetia o ano...
De quem o pai gostava mais?
Ele estava ficando  ficou velhinho e estava preocupado, que se por acaso ele morresse, pra quem ele deixaria sua riqueza, pra quem ele deixaria a sua HERANÇA. Era muito dinheiro!! Muita riqueza mesmo!!
Para quem vocês acham?
Os dois eram filhos os dois tinham o mesmo direito.
Mas o pai estava preocupado, porque se ele deixasse a herança para este filho ele tinha certeza que em pouco tempo ele perderia tudo.
Então ele teve uma idéia. Ele faria uma competição, que ficaria com a maior e melhor  parte da herança quem provasse para ele que era o mais calmo então ele mandou fazer uma grande pedra  e escreveu nela e colocou na entrada da sua casa :  “Aquele que for o mais calmo, será o mais feliz porque vai ficar com toda a minha riqueza. Com a melhor parte dela e com tudo o que eu tenho de melhor” – assinado papai
E todos os dias os filhos entravam e liam aquela frase. Nos primeiros dias eles nem ligaram, acharam engraçado e deram risada, mas conforme foi passando o tempo eles viam que o pai não tirava aquela pedra dali. Então perguntaram ao pai: Que é isso pai? È verdade? E o pai respondeu : É  o que está escrito, mesmo!
Passaram os anos e nunca o pai tirou a pedra de lá, mas algo aconteceu. Os filhos foram também ficando mais velhos e a cada dia foram mudando, mudando, os filhos foram se ajudando. Aquele que era mais organizado e calmo, tinha coisas que le não sabia fazer direito e o outro ensinava, e o que era agitado e bagunceiro foi aprendendo com o irmão... E aquela pedra, jamais saiu da porta, e jamai saiu da memória deles.
Um dia o pai estava muito doente e chamou seus filhos e falou: Será que eu já posso deixar minha riqueza pra vocês? E os filhos responderam: Sim pai, pode sim nós vamos cuidar muito bem, pode deixar com a gente...
Esta estória como eu disse é só uma estória, mas é isto que mateus escreveu que entendeu quando Jesus falou: Quem for mando será o mais feliz e vai ter o melhaor da terra, enquanto ele viver.
E é isto que Deus que para cada criança hoje, Amém?
Vamos orar? Quem quer viver uma mudança hoje para poder viver toda a herança que Deus deixou pra nós aqui na terra?
Feche seus olhos e eu vou orar por vocês.




ORAÇÃO

Ore com as crianças com imposição de mãos. Profetize sobre elas a mansidão que é fruto do espíorito Santo na vida delas. Clame e creia na transformação que Deus vai fazer na vida de cada uma delas, em nome de Jesus.

VERSÍCULO: 

Mateus 5:5 “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra”. 


VERIFICAÇÃO DO ENSINO: 

1.    O que é ser bem aventurado?
2.    O que é ser manso?
3.    O que Jesus prometeu para quem for manso?
4.    O que é herança na terra?
5.    Quem pode colocar mansidão no coração das pessoas?
6.    Quem foi que falou no monte com as pessoas?
7.    E quem foi que depois de um tempo escreveu as palavras de Jesus?

SUGESTÃO DE ATIVIDADE: 


·              Continue a montar e completar o boneco que representa Mateus
·              Fazer o joguinho da memória dos discípulos de Jesus: http://www.flickr.com/photos/kidsbaby


·              Colorir e colocar gliter nas riquezas; na herança!





















(Anexo 1)       A criança hiperativa
Descrição: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRLmkzv9sLaK7AYWanpM6jzVceLoUPZEfkMeXVxSL_PIUIZXs9RPrecisamos deixar claro que agitação não é sinônimo de hiperatividade ou Transtorno do Déficit de Atenção por Hiperatividade - (TDAH), este é um transtorno mental e, em geral, em crianças com idade escolar.
Essas crianças são vistas como problemáticas pelas pessoas que convivem com ela, o que gera muita angústia para seus pais pela falta de disciplina, dificuldade de concentração, de respeitar regras, irritabilidade, etc.
Crianças indisciplinadas, birrentas, malcriadas, falantes e muito espertas, principalmente para o que lhes interessa, são vistas popularmente como hiperativas, termo usado erroneamente.
Como já mencionei, a hiperatividade é um transtorno, uma vez que causa muitos problemas para a criança, principalmente de relacionamento e, que quando tratado por especialistas como neurologista, psiquiatra, psicólogo, ou outros profissionais especializados nessa área, pode ser bem administrado.
As crianças inquietas devem ser observadas pelos pais, porque muitas vezes esses comportamentos estão ligados a problemas sociais ou familiares ou até mesmo físicos.
Um exemplo disto é o de um bebê muito chorão e agitado não satisfeito com nada e que não responda a nenhum estímulo. A mãe preocupada leva-o ao médico e o profissional constata uma surdez. Na gestação a mãe teve rubéola o que gerou o problema do bebê, ou seja, o bebê tem um problema físico, o que o deixa irritado e agitado.
Já foi constatado que mães que tiveram uma gravidez estressante têm crianças mais agitadas.
O que percebo é que a maioria das crianças que são muito estimuladas desde bebê, são extremamente agitadas e mal comportadas. Toda criança precisa ser respeitada e por mais energia que tenha, necessita de descanso.
Muito estímulo é prejudicial.
Estes estímulos também estão ligados a atividades extras que tomam conta de todos os dias da sua semana e ainda obrigam a criança a dar conta do recado.
Toda criança precisa estudar, praticar esportes, ou podem ter outras atividades extracurriculares, como fazer inglês, etc. Mas precisam, principalmente, brincar e descansar para aliviar suas tensões e isso deve ser respeitado.
Muitas vezes a agitação da criança é o reflexo do que ela está vivendo no seu dia 







Nenhum comentário:

Postar um comentário