quinta-feira, 5 de abril de 2012

PÁSCOA Aula nº2



PÁSCOA 2012
AULA 2 – Vamos Celebrar a Páscoa!

MINISTRAÇÃO: A saída do Egito, do povo de Israel, foi marcada com um direcionamento de Deus para sempre. Jamais seriam escravos de novo. Foi um ato profético: sangue do cordeiro nas portas. A marca da Páscoa! A marca do livramento! A marca da salvação! A marca de um tempo novo! A marca de uma vida Nova! Era estatuto perpétuo, quer dizer, uma comemoração pra sempre de geração em geração até os dias de Jesus. Os discípulos, obviamente Mateus,  debaixo da direção de Deus para o povo judeu, juntamente com Jesus estavam prontos para celebrar. O que eles não sabiam é que aquela também seria a ultima páscoa que comemorariam daquela forma, porque Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, limpo, sem pecado, derramaria seu sangue de uma vez por todas. Jamais teriam de sacrificar um cordeiro novamente!

BASE BÍBLICA:
Êxodo 12
Mateus 28

OBJETIVO:

Fazer uma comparação com a Páscoa do Antigo Testamento e a Páscoa hoje!
Levar a criança saber que com ovo ou sem ovo, com chocolate, sem chocolate, com brinquedo, sem brinquedo, com presente sem presente, cada uma delas tem uma festa dentro delas. Levar a criança, saber, que quando ela tem Jesus Cristo no seu coração, ela tem uma marca, igual naquele dia, as crianças dos judeus tiveram, Naquele dia por causa do sangue na porta elas foram salvas da morte. Hoje, por causa do sangue de Jesus cada uma delas é salva também.

SITUAÇÃO DA CRIANÇA:
 Qual a expectativa das crianças hoje? Comer mais chocolate? Algumas estão comendo chocolate, durante a semana toda. Talvez tenha aquelas que não comeram ainda. Talvez elas estejam esperando uma lembrancinha hoje, como no ano passado! Ok hoje é uma festa! Vamos comemorar sim. Mas a verdade precisa estar mais forte do que uma lembrancinha. Faça de hoje uma aula que vai ficar na memória delas. Sabe aquelas coisas que te aconteceram na infância e que você se lembra ainda hoje? ... Então! Esta aula precisa ser lembrada. As crianças precisam ser marcadas, como as crianças na primeira páscoa foram. ORE muito nesta semana. Peça a Deus que marque seus alunos com a verdade e com a PALAVRA. Que muitas venham hoje entregar suas vidas a Jesus!!

LEITURA BÍBLICA COM AS CRIANÇAS : Linguagem Kids
Mateus 28:5-6
Então o anjo disse para as mulheres: —Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado,
 mas ele não está aqui; já foi ressuscitado, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele foi posto

SUGESTÃO DE DESENVOLVIMENTO
·              Sugestão1 :Ultimos momento de Jesus (montagem em Power Point anexo)
·              Uma Decoração para a Páscoa Especial. (só não use coelhos nem ovos para decoração)
·              Sugestão 2 Prepare 3 ambientes
1.    Primeira Páscoa:  Uma mesa com lugares para sentarem: Prepare uma carne assada (desfiada) o pãozinho sem fermento e as ervas amargas (rúcula ou almeirão). Faça uma porta onde você vai colocar a marca do sangue (use tinta vermelha e explique a marca que o anjo viu e não houve morte naquela casa)
2.    Páscoa do Novo testamento: RESSUSRREIÇÃO DE JESUS. Faça o cenário do túmulo sómente com os lençois e uma pessoa dramatiza o anjo dizendo “o que vocês estão procurando. Ele não está aqui. Ele ressuscitou. Venham e vejam onde ele estava.
3.    Páscoa Hoje: Decoração especial pode ser com bexigas
·              Prepare uma lembrancinha de Páscoa. Não necessáriamente ovos de chocolate. Pode ser um pacotinho de balas ou um ótima idéa é o brigadeiro de colher que vc pode servir numa tacinha de acrílico.
·              As crianças devem já estar preparadas para a Apresentação. Reserve a ultima meia hora para se prepararem ou conforme combinado com o(a) Pastor(a) ou Bispo(a) em qual momento elas se apresentarão.

CONTANDO A HISTÓRIA:
(faça uma recordação breve da aula passada de como foi ordenado para ccelebrar)
Vocês se lembram que Jesus e os discipulos encontraram o lugar para celebrarem a Páscoa?
Vamos lembrar desta parte da história? (mostre as figuras no Power Point)
....
Crianças, vocês entenderam esta história?

Agora eu continuo com a mesma pergunta pra vocês?

Essa PÁSCOA da história é diferente, não é mesmo? Nem tem coelho, nem tem chocolate nem ovo de chocolate! Quem pode me explicar isto ?

Quantos aqui já comeram chocolate? Posso comer chocolate? Hummm que delícia, posso sim...
Mas lembrem-se o chocolate não é o mais importante.
Os discípulos de Jesus também comemoraram a Páscoa, mas não tinha ovo não. Nem chocolate.
(MOSTRE A BÍBLIA EM MATEUS 28  Mateus escreveu aqui sobre a Páscoa que é quando Jesus viveu de novo!
Quando Jesus morreu o que foi que saiu do corpo dele? ... Sangue não é mesmo?
Jesus tinha algum pecado, ele tinha feito alguma coisa errada? Não!
Jesus é o NOSSO CORDEIRO!
Como assim? Jesus é Jesus ou Jesus é Cordeiro?
Lembra que para as crianças nequele tempo não morrerem e serem salvas na casa delas tinha que ter uma marca do sangue do cordeirinho na porta??

Então para que hoje cada criança seja salva também precisa de uma marca.
Uma marca de sangue!
Sangueeee!! Ai credo!!!
Não, não precisamos matar nenhum animal,  mais!!
A Bíblia é que fala que JESUS É O CORDEIRO DE DEUS (leia com os maiores:  “João 1:29  No dia seguinte, João viu Jesus vindo na direção dele e disse: —Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”)
Jesus morreu como um cordeirinho em silêncio
Derramou seu sangue na cruz e a s crianças que quiserem hoje, podem ter esta marca. È só falar para jesusassim: Eu te recebo Jesus como meu Salvador. Obrigado porque o Senhor morreu no meu lugar!
Quantas crianças aqui querem esta marca?
Vamos então orar

ORAÇÃO

Ore com elas confessando Jesus: Eu te recebo Jesus como meu Salvador. Obrigado porque o Senhor morreu no meu lugar! Poe sua marca em mim!

Obrigado pela Páscoa. Nos ajude a aprender que a Páscoa não é somente coelhos e ovos de chocolate, mas é uma vida nova ; é que Jesus viveu de novo. ...amém...

VERSÍCULO: 

Mateus 28:6 Ele não está aqui; ressuscitou!!

SUGESTÃO DE ATIVIDADES: 



















Brigadeiro de Colher


 
 
Modo de Preparo
Em uma panela, leve ao fogo baixo o Leite MOÇA® com o Chocolate. Cozinhe mexendo sempre até obter consistência de brigadeiro mole (que corresponde a cerca de 8 minutos). Retire do fogo, acrescente o Creme de Leite e misture bem. Distribua em pequenos copos descartáveis (30ml de capacidade). Espere esfriar e conserve em geladeira até o momento de servir.
Dicas:
- Para fazer o Brigadeiro Branco, prepare a receita sem acrescentar o Chocolate NESTLÉ CLASSIC® Meio Amargo.
- Decore com confeitos coloridos ou de chocolate, encontrados em supermercados ou lojas especializadas em artigos para festas.
- O Brigadeiro pode ser conservado, em recipiente fechado na geladeira , por até 5 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário