sexta-feira, 20 de abril de 2012

Campanha das BEM-AVENTURANÇAS - Aula 04



AULA 4
Bem-aventurados os Misericordiosos e os Limpos de Coração

MINISTRAÇÃO: Mateus se tornou um discípulo de Jesus e registrou toda a sua caminhada e tudo aquilo que ele viu Jesus realizar.
Jesus falou sobre coração, nesses dois versículos.

O que é misericórdia?  "Misericórdia (do latim: miserere + cordis) significa literalmente "ter compaixão do coração", ou seja, aproximar meus sentimentos dos sentimentos de alguém, sentir  "em sintonia". É, sem dúvida alguma, um ato belíssimo. Não se trata de sofrer com alguém, mas, sobretudo, de compreender o sofrimento de alguém, de ser, nesse sentido, solidário com essa pessoa."
Limpos de coração: é ter pensamentos puros, ser limpo por dentro; sem malícias; sem lugar para impurezas.
As pessoas que tem esse coração são felizes, são bem aventuradas e têm promessas: alcançarão misericórdia dos outros e principalmente a misericórdia de Deus. E verão a Deus, isto é terão acesso a Deus, não somente aqui na terra, mas terão a vida eterna.
E quem pode transformar o coração do homem, senão Jesus?


BASE BÍBLICA:
Mateus 5:7-8  Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus
”.
Salmos 51:10 “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto”
. 

OBJETIVO:

Levar a criança a entender que:
  1. Deus deseja que cada criança tenha um coração transformado para sentir com amor, o mesmo amor de Deus, o que os outros estão sentindo.
  2. Deus deseja que cada criança tenha um coração limpo, sem malícia, sem coisas ruins que podem manchá-lo.
  3. Há promessas para quem têm esse coração: são felizes, são bem aventurados e alcançarão o mesmo coração de Deus, das outras pessoas e verão a Deus.

SITUAÇÃO DA CRIANÇA:

As crianças em geral, nos dias de hoje, estão longe de serem misericordiosas. Estão cada vez mais longe de serem solidárias. Aliás, está na criança, o egoísmo. É muito mais fácil identificarmos o bullying. Um ato de solidariedade, de compaixão, de misericórdia é visto como exceção, porque é destacado como diferente, porque a maioria age com egoísmo. Em segundo lugar a criança está muito vulnerável às malícias e pensamentos impuros, desde bem pequenas, pela facilidade e acesso que têm à INTERNET e TV. Quantas crianças estão no Facebook? Quantas crianças estão horas e horas assistindo TV até tarde da noite, com filmes e novelas?
Você deve ter tido experiências e já ficou espantado (a) com crianças de 3, 4, 5 anos com informações sobre sexo, e serem maliciosas, a respeito de coisas que ainda não competem à sua idade.
Qual nosso papel de formadores apostólicos? Temos autoridade para ministrá-las nessas poucas horas que estão conosco e clamar para que O Senhor transforme corações. E não só isto, temos autoridade para ministrar também os pais num encontro ou reuniões mensais, para juntos ensiná-las no caminho que deve andar.


LEITURA BÍBLICA COM AS CRIANÇAS:

Salmos 51:10 “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto”. 


SUGESTÃO DE DESENVOLVIMENTO
ü  Decore sua sala com muitos corações. Com carinhas de várias cores e tamanhos. Faça também um coração tipo máscara no palito de churrasco para que levem para casa com o versículo escrito, com lembrancinha da aula.
ü  Vídeo da história do bom Samaritano: Sugestões:
ü  Figura, imagens de crianças tristes, alegres, chorando, com raiva, bravas... Pode fazer um painel...
ü   
CONTANDO A HISTÓRIA:

            Mateus se tornou um discípulo de Jesus e ele escreveu tudo o que viu Jesus ensinar. Mateus prestou muita atenção quando Jesus subiu no monte e ensinou coisas sobre ser feliz e mais tarde, um tempo depois, Mateus foi se lembrando e escreveu para que todas as pessoas pudessem saber (mostre na Bíblia as páginas do livro de Mateus, peça aos maiores que abram suas bíblias no livro de Mateus no capítulo 5; peça que leiam).

Quem pode me dizer do que vamos falar hoje?
Olhem só a nossa decoração!
Humm... Muito bem! Vamos falar de coração!
Jesus falou duas coisas importantes sobre coração. Vamos saber?!
Entregue um coração para cada criança.
Este é o seu coração. Pense nas coisas que estão no seu coração. O que pode ter no coração das pessoas, vamos lá?
Alegria... Muito bem!
Amor... Muito bem
Etc. (mostre as imagens)
Pode ter coisas ruins no coração? Sim, mesmo: tristeza, ódio,...
Como está o seu coração hoje? Pense um pouco.
Todos já pensaram?
Agora todos nós vamos trocar os corações. Escolha alguém para trocar o coração com você e diga para ela o que tem seu coração.
Sabe o que acabamos de fazer?
Nós recebemos o coração com aquilo que ele tem ou está sentindo.
Foi isto que Jesus falou que a gente precisa ser. Sentir a mesma coisa que os outros estão sentindo.
Vamos assistir a um vídeo e prestem atenção porque depois tenho algumas perguntas.
...
Faça as perguntas conforme o objetivo. Qual deles teve compaixão.
...
Hoje Deus quer transformar os corações. Nossos corações precisam ser limpos.
Tem coisas que trazem sujeira e hoje nós vamos pedir pra Jesus tirar toda sujeira.
O que pode trazer sujeira?
(com os maiores, fale sobre o Facebook e TV. O que eles assistem e até que horas)
...
Quem quer hoje um coração transformado? E livre de toda sujeira?
Vamos orar.


ORAÇÃO

Ore com as crianças com imposição de mãos. Peça para repetirem a oração. Profetize que elas serão benção. Profetize limpeza. E declare com elas as promessa dessa bem aventurança: alcançarão misericórdia e verão a Deus.


VERSÍCULO: 

Salmos 51:10  “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto”. 


VERIFICAÇÃO DO ENSINO: 

ü  O que é misericórdia? Vamos pensar um pouco sobre isto? Por exemplo: o que você faria se visse um amiguinho chegar a escola com a camiseta rasgada e chorando? Você daria risada dele? Qual seria o sentimento certo a expressar?
ü  O que é ser limpo de coração? Por exemplo: quando um amigo recebe um elogio da professora, você fica feliz por ele?
ü  O que pode limpar o coração das crianças?


SUGESTÃO DE ATIVIDADE: 


deixe um comentário no flickr

Nenhum comentário:

Postar um comentário