sexta-feira, 20 de abril de 2012

DIA DAS MÃES 2012 - AULA KIDS


MINISTRAÇÃO PARA
SEMANA
DO
DIA DAS MÃES

MINISTRAÇÃO:
Deus fez todas as crianças com um cuidado especial. E houve Sua própria aprovação 100% “ISSO É MUITO BOM”. Todos somos participantes das realizaçoes de Deus. E para cada criança há uma pessoa escolhida muito especial.

BASE BÍBLICA:
 (Leia todos os textos bíblicos e ore para que o E S através da palavra lhe dê autoridade para Ministrá-las)
§  Gênesis 1:27-31 (Toda obra da criação foi aprovada 100%)
§  Gênesis 3: 8 – Efésios 1: 3-6 (Deus sempre quis comunhão com o homem)
§  Salmo 139 (principalmente os vers. 13-17)
§  Efésios 6:1-3 ( honra e obediência àqueles quem Deus escolheu para cuidá-las)

OBJETIVOS - PARA VOCÊ FORMADOS(A)  TER EM MENTE
Levar a criança a :
1.    Entender que ela é especial, porque Deus a fez.
2.    Saber que Deus teve um cuidado muito especial quando Ele resolveu criar cada criança. Ele pensou em cada detalhe. E quando ele terminou tudo Ele ficou feliz e viu que TUDO ERA MUITO BOM.
3.    Saber: Deus não é egoísta. Ele sempre quer que a gente participe das suas realizações
4.    Saber que Ele escolheu uma pessoa especial para ajudar seu sonho acontecer: A MAMÃE.
5.    Louvar a Deus pela vida da mamãe que ele escolheu
6.    Demonstrar amor e gratidão e honra por tudo que a mamãe faz e dá para os filhos.

SITUAÇÃO DA CRIANÇA:
As crianças gostam de homenagear, gostam de fazer festa e dar presente para mães. Elas se sentem importantes e desejam aprovação.
Esteja atento(a) à situação de cada criança. Conheça cada um de seus alunos.
Haverá crianças que não moram com suas mães e sim com avós...etc. Lembre-se do objetivo, ore muito... para que elas entendam que Deus é quem quis que elas nascessem. Deus jamais vai deixá-las sozinhas, sempre Ele vai escolher alguém especial para cuidar delas (isso se for o caso de alguma criança que questionar). Saiba que se houver é para haver cura e entendimento do plano de Deus.



LEITURA BÍBLICA COM AS CRIANÇAS:

Salmo 139 (Linguagem Kids)
13  O Senhor criou  cada parte do meu corpo; o Senhor me formou  na barriga da minha mãe.
14  Eu te louvo porquefoi de uma jeito super maravilhoso que o Senhor me criou. E eu sei disso muito bem.
15  O Senhor me viu, quando os meus ossos estavam sendo feitos, quando eu estava sendo formado na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo,

SUGESTÃO DE DESENVOLVIMENTO
¡  Separe e prepare com antecedência, figuras grandes e boas. de vários bebês (escolha: loiros, morenos, negros...)
¡  Cole-as em cartolina do mesmo tamanho.
¡  Faça cartazes. (valorize suas figuras e as cças também vão valorizar e prestar atenção) Você pode desenha ou usar transparências no retroprojetor.
¡  PEÇA COM ANTECEDÊNCIA PARA QUE AS CRIANÇAS LEVEM FOTOS QUANDO ERAM BEBÊS E FOTOS COM AS SUAS MÃES
¡  Figuras de várias crianças maiores também...
¡  Leve um espelho para que cada criança se veja.
¡  Figuras de mulheres grávidas
¡  Figuras de bebê na barriga (você vai encontrar em  revistas como  PAIS E FILHOS )
¡  Se tiver um ultra-som vai ser legal.
¡  Figuras de mamães com seus filhos.(se você tiver fotos suas com seus bebês ou com sua mãe, leve, vai ser legal)

CONTANDO A HISTÓRIA:
 (D)    MINISTRAÇÃO:
“Quero falar prá vocês uma coisa muito importante que vocês não poderão esquecer nunca, nunca !! Quem quer ouvir ??? Deus falou comigo e é muito legal mesmo... e Ele falou para eu falar, contar tudo para vocês... Vocês querem ouvir mesmo ???”.

Um dia Deus teve um sonho muito lindo e...
 Ele resolveu fazer um bebê bem lindo também então Ele começou a pensar como  ia ser e começou a fazer um monte de planos...
(Mostre as figuras de bebês)

Ele pensou como ia ser os olhos, a boca, o nariz, a sobrancelha, as orelhinhas, o cabelo...
(cada parte que você for falando peça para as crianças por a mão nela mesmo)
Deus viu que o rosto estava muito bom !!! Ele gostou mesmo do que Ele viu (Mostre o espelho para cada uma delas). Aí Ele pensou nos braços, nas pernas, na barriga nos pés, em tudo..., tudo...
Sabe, Deus faz tudo certinho. Deus teve todo cuidado para fazer tudo certo, Ele não erra em nada. Tudo que Ele faz É MUITO BOM !!!
Quando ele pensou em tudo, ELE VIU QUE ERA  A IDÉIA MELHOR QUE ELE TEVE, então Ele pensou: “Preciso fazer logo esse bebê”
- Sabe quem era esse bebê???
Repitam “comigo:”
- ESSE BEBÊ “ERA EU”.
Vira para o amiguinho e fala para ele: “ESSE BEBÊ ERA EU LINDO, LINDO, MARAVILHOSO”

Muito bem..., Deus precisava de alguém para ajudar com esse plano maravilhoso então ele começou a procurar um lugar especial para esse bebê ficar até ele nascer. Tinha que ser um lugar bem quentinho, onde ele ficasse guardado por algum tempo. Ele não podia passar frio nem calor... tinha que ser um lugar onde ele recebesse alimento e crescesse crescesse, mas esse lugar era só até ele nascer... tinha que ser um lugar que crescesse também conforme o bebê fosse crescendo e o bebê ficasse bem confortável...
BOOK GRAVIDES CLICK E CONFIRA(Mostre as figuras de bebês dentro da barriga e o ultra-som)
Quem será que podia ajudar e que lugar era esse ?
Ele procurou, procurou... e Ele encontrou...
Essa pessoa precisava ser alguém com muito amor, que desse muito carinho e que cuidasse desse bebê antes dele nascer, depois dele nascer e até que ele ficasse grandão.
Já sabe quem é?
Isso mesmo..., a mamãe (mostre as figuras de mulheres gravidas)
Olhem só a barriga, o nenen   fica lá dentro, e vai crescendo e a barriga vai crescendo também, até a hora dele não caber mais lá e essa é a hora do nenen nascer.  
Deus escolheu cada mamãe...

Cada mamãe é uma ajudadora de Deus para tornar esse sonho lindo em verdade.
Sabe, DEUS escolheu a SUA MAMÃE, para VOCÊ NASCER...
ISSO É MUITO LINDO!!!
Sabe tem algumas mulheres que não sabem disso e ficam tristes quando sabem que estão esperando bebês. (***)
Deus deixou escrito aqui na Bíblia que é para todos os filhos, todas as crianças obedecerem as mães e fazer sempre coisas boas para elas, porque foi ELE MESMO QUEM ESCOLHEU, cada mamãe para cuidar dos filhos que ELE teve tanto cuidado de fazer e criar com tanto amor, e carinho.

Nós vamos comemorar o dia das mães com muito amor.
O que é que você pode fazer para dar para a mamãe.
Sabe, não precisa Ter dinheiro, não e comprar um presente caro...
Quem tem uma idéia de uma coisa que pode fazer que a MAMÃE vai gostar muito.
(deixe que as crianças dêem suas idéias, deixem que elas se expressem)
Vamos fazer uma festa? Vamos fazer um bolo?

Olhe na sugestão para os menores : “Um bolo para mamãe”  (já deve estar ensaiando com antecedência) e os bolinhos de caneca ou os cup cakes já devem estar preparados também.



Sugestões:
- Faça um mural com as fotos que as crianças trouxeram
- Escreva num papel bem grande o nome de cada mãe, pode ser dentro de um coração e convide as crianças para orar. Você ore e fale cada o  nome de cada mãe
- Dê cartolina a elas e peça para fazerem um cartão bem lindo
- Figuras para colorir,  ligadas com a ministração.
- Divida em 2 turmas e peça para fazer cartazes
- Leve muitas figuras de mães para elas recortarem e fazerem os cartazes ou os cartões
- Leve corações cortados, cola colorida, Fitas, laços, adesivos... Deixe que criem  algo

PARA O DOMINGO: Livrinho para ser contado junto com as cças

ORAÇÃO

Tenha um tempo para cada criança orar por sua mãe. Ensine-os a orar pela coisas que a mãe precisa, que só Deus pode dar... mas fale para eles dizerem na oração ...

VERSÍCULO: 

Salmo 139 (Linguagem Kids)
13  O Senhor criou  cada parte do meu corpo; o Senhor me formou  na barriga da minha mãe.



























Formadores (as), uma palavrinha para você.
Essa ministração eu escrevi como se fosse eu mesma ministrar.
Quando fui ministrada pelo Espírito nessa palavra há um tempo, Deus mudou minha vida radicalmente, eu pude entender muitas coisas... que não não conseguia entender, como por exemplo, perder um filho recém nascido.
Me fez também entender a benção de ser mãe.

Anos mais tarde Deus falou comigo novamente num culto de Quarta feira, numa ministração  sobre a benção de ser filho.

E certamente hoje, Deus continua ministrando meu coração, me dizendo que sou filha  especial de Deus e todos os meus dias foram escritos e que Ele conhece todos os meus dias a despeito do que tem acontecido ou o que possa acontecer.
(Renascer Praise 15 “Ser Reconhecido”)

Você pode usar o seu jeito e a sua maneira, contanto que os objetivos sejam cumpridos.
Esteja preparado (a) para responder perguntas tais como: Como o bebê foi parar dentro da barriga??? Ou Como o bebê sai da barriga??  Seja simples e verdadeiro (a)...

(***) Quando falar sobre mulheres que ficam tristes porque estão grávidas, esteja preparado (a) para qualquer reação das crianças. Com os menorzinhos (Baby),  não precisa nem falar isso, com os maiores de 9 e 10 você pode até falar sobre aborto. Lembre-se, toda cautela é necessária, para que não frustrar  nenhuma criança.
Seja ministrado(a) nesta palavra e peça ao Espírito Santo que te dê graça para levar cura para as crianças, em nome de Jesus!

Amo vocês em Jesus Cristo..Deus te abençoe !
Pra Marlene

(Escrita em 2002-Revisada 2004/2005/2006/2007/2008/...2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário