sexta-feira, 20 de abril de 2012

DIA DAS MÃES 2012 - AULA BABY



Aula Especial para Dia da Mães

Sonho de Deus (dia das Mães)2 por karen grace.
MINISTRAÇÃO  (15’):

  • Tema: Deus fez  a minha mamãe!
  • Objetivo: a criança entender que Deus é bom porque Ele fez a mamãe
  • Base Bíblica: Gen 21:6 “Então Sara disse: —Deus me deu motivo para rir. E todos os que ouvirem essa história vão rir comigo.”



Sonho de Deus (dia das Mães)2 por karen grace.Sugestão de desenvolvimento:

Leve uma caixa bem grande, forrada com imagnes de mamães e bebês. Plastifique e você poderá usar em outras aulas.  Use sempre a mesma assim elas saberão que de lá sempre vai sair uma “surpresa” Chame-as para sentar em uma roda ou em um tapete, para que você mostre o que tem dentro da caixa.


Tenha dentro da caixa:

·         1 bacia com roupas e uma pedra de sabão
·         1 ferro de passar roupas
·         1 panela, 1 colher
·         1 figura de mamãe com nenê no colo - 1 fralda descartável
·         1 remedinho (mercúrio ou pomada)
·         1 boneco(a) de bebê (TIRE POR ULTIMO, depois da Poesia)

E mais:
·         CHORINHO DE BEBÊ GRAVADO
·         UM GRANDE SORRISO ( recorte de revista colado num papelão ou papel cartão)
·         Um bebê (boneco)


- Olha só o que tem aqui!!
- Quanta coisa!! Um sorriso!! Ah... tem mais coisa aqui!

- Quem pode me ajudar? Eu vou tirando e vocês dizem o que é, tá bom?
(Tire uma a uma cada coisa e pergunte: “O que é isso aqui?” Elogie cada acerto).
- Quem usa todo dia essas coisas?




COMECE A RECITAR  “POESIA PARA A MAMÃE”
USANDO OS OBJETOS COM GESTOS CONFORME A AÇÃO DE LAVAR, PASSAR etc.(as palavras em negrito devem ser acentuadas na voz)

Quem lava a minha ROUPA?                
(fazendo gestos de lavar e esfregar roupa)

Quem PASSSSSSA a minha ROUPA?
(fazendo gesto de passar roupa, mais suave)

Quem faz minha comida                         
 (fazendo gesto de mexer a comida com a colher)

Cuida de miM?
(fazendo geste de abraçar)

E quando eu caio no CHÃOooo             
 (fazendo gesto e caindo no chão)

Quem passa remédio no joelho pra MIM?    
(passando a mão no joelho e levantando)

É MINHA MÃE!!!   (bem alto)

Repita várias vezes! Eles gostam muito da parte que quando cai no chão!
Se ficar bom eeles aprenderam bem, quem sabe até da para apresentar na homenagem!
(Providencie uma gravação de choro de bebê e assim que você começar a falar, alguém liga o “choro” bem baixinho e vai aumentando. Se não tiver a gravação alguém pode imitar... neste caso não tira a boneca da caixa, mas,  a auxiliar entra com ela no colo)
Todos sentam no tapete  novamente.

Hoje é um dia muito especial!
(Começa o chorinho)
Ligue a gravação do Chorinho e pergunte: “Quem está chorando? Que choro é este?
Sonho de Deus (dia das Mães)3 por karen grace.-“É um bebê!! Onde ele está?
- Ei escuta! Vocês estão ouvindo??
- O que é? Da onde vem? Alguém esta chorando? È você?... É você?
- Acho que está aqui na caixa? É mesmo está na caixa!
- Olha só é um “bebezinho”... Não chora!
- O bebê está sozinho! 
- Não,  não existe bebê sozinho, não é mesmo?
- Todo bebê tem uma mamãe, não é mesmo!

(ENTRA UMA AUXILIAR E FALA QUE É O BEBÊ DELA)

Que lindo, acabou de nascer? Onde está a mamãe? (A outra professora é a mamãe).
- Olá mamae você está feliz? Qual é seu nome? Qual o nome o bebê?
- Meu nome é Sara e o bebê é Isaque?
Sim, estou  muito feliz!! Estou muito alegre ! Estou muito contente! Este bebê é a minha alegria. Este bebê é meu riso!
- Quem está contente aqui com esta mamãe?. Vamos falar parabéns para a mamãe?
Ela acabou de ganhar um bebê que fazia muito tempo que ela esperava e finalmente  agora ela tem!
(As crianças participam e vão cumprimentar Sara)
Quando nascem os bebês as mames ficam muito alegres!
Quando você nasceu(aponte ara cada criança) a mamã ficou muito... (abra a caixa e tire o SORRISO)

- Quem tem mamãe aqui?
- Qual o nome da sua mamãe (pergunte a cada um)

(SE DER TEMPO, PEÇA COM ANTECEDÊNCIA PARA AS MÃES UMA FOTO DELAS E NESSA HORA MOSTRE E CADA CRIANÇA COLA NUM PAINEL)

- Onde está a mamãe agora?
- Está lá na igreja, lá no culto com as pessoas grandes.
Sonho de Deus (dia das Mães)3 por karen grace.- Vamos chamar a mamãe? Vou contar até 3 e todos chamam a mamãe, tá bom?
-Mas vamos gritar bem alto!

(COMBINE COM TODAS AS MAMÃES DO BABY E FAÇA UMA SURPRESA PARA ELES, NESSA HORA ELAS ENTRAM E FICAM COM SEUS FILHOS E VOCÊ ENCERRA COM A ORAÇÃO. PREPARE UMA FESTINHA E JÁ AS LEMBRANCINHASPARA QUE AS CRIANÇAS POSSAM ENTREGAR).

- Olhem só que está aqui!! A Mamãe!
- Cada um da um beijão e um abração na sua mamãe

ORAÇÃO: (5’):

Agora, falar obrigado para  Deus por que Ele fez a mamãe para cuidar de nós?

Diga: “Deus, obrigado pela minha mamãe”. Obrigado,  a mamãe, cuida de mim!”

ATIVIDADE MANUAL: (20’):

  • Prepare os livrinhos, e cada mamãe vai colorir junto com seu filho e colar a foto de seu bebê no final, e também ler com eles. (FALE COM ELAS ANTES PARA TRAZER UMA FOTO DO SEU BEBÊ PARA COLAR NO FINAL DO LIVRINHO)
  • É um tempo especial. Prepare um lanchinho para as Mamães e as crianças podem apresentar a poesia


A atividade manual está aqui: http://www.flickr.com/photos/kidsbaby/

Nenhum comentário:

Postar um comentário