quinta-feira, 29 de março de 2012

Campanha VALORES KIDS - Aula 03




AULA 3

PRECONCEITO


BASE BÍBLICA: DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS. ATOS 10:34
AME AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO. LEVÍTICOS 19:18

SUGESTÃO DE LOUVOR:

ñ  ALINE BARROS: VOCÊ É ESPECIAL
ñ  ALINE BARROS: MESTRE MANDOU
ñ  ALINE BARROS: EU LI NA BIBLIA
ñ  ALINE BARROS: JONAS

                       
 OBJETIVO

  • Que a criança compreenda que é importante amar ao próximo e tratar as pessoas de forma igual.

SUGESTÃO DE DESENVOLVIMENTO

  • Adquirir ou mostrar no computador o livro;
  • Expor a história em áudio;
  • Expor a história em vídeo.

EXPOSIÇÃO DA AULA

Da mesma maneira, reúna-os em roda. Você pode jogar um edredon ou tapete na sala, almofadas e deixá-los bem à vontade como se fosse uma sala de leitura. Este momento deve ser bem prazeroso.
Diga que irão ouvir uma história. Jesus costumava contar histórias para as pessoas entenderem suas lições de vida.
Após a história diga que irão conversar sobre ela.
Esta história fala de preconceito.
Inicie a história...
Após a história fale que Jesus nos pede para amarmos ao próximo (amigo, professor...) como a nós mesmos, independente da cor da pele, ou do que a pessoa tem, ou se o amigo tem uma deficiência, ou se ele ainda não aprendeu a falar ou a escrever. Isto porque Jesus não faz diferença entre as pessoas. Ele ama a todos de igual forma.
Certa vez alguns discípulos mostraram preconceito com as crianças. Jesus estava passando e as crianças queriam conversar com Ele, mas os discípulos não deixaram. Eles pensaram que Jesus não poderia perder tempo com as crianças. Mas sabem o que aconteceu? Jesus corrigiu os discípulos; eles tomaram uma bronca de Jesus... Ele disse: - Deixai vir a mim as crianças porque delas é o reino dos céus. Que legal né? Jesus nos ama e nos quer bem pertinho Dele. Leia com eles. Mateus 19:13 a 15.
Após ler o texto acima, conte a história do bom samaritano. Fale que as pessoas não se importaram com aquele homem caído no chão, mas que o samaritano demonstrou amor ao ajudá-lo. Pergunte se eles já tiveram a oportunidade de ajudar alguém, mas não agiram.


ORAÇÃO

Senhor! Obrigado pela minha vida, por minha família. Obrigado porque o Senhor me ama! Por favor, não me deixe tratar mal as pessoas, com diferenças. Me perdoa se eu havia dado risada do meu amigo... ou feito mal para meu priminho... (peça para eles falarem a situação). Senhor eu quero amar as pessoas assim como o Senhor as ama, em Nome de Jesus! Amém!


VERSÍCULO PARA MEMORIZAR

Deus não faz acepção de pessoas’’.
ATOS 10:34


ATIVIDADE EM SALA

Com fita de cetim, fazer trança nas meninas ou em bonecas.

Para os meninos, fazer uma faixa para a cabeça com as cores da África.


VERIFICAÇÃO DO ENSINO

IMAGINE QUE EM SUAS ESCOLA CHEGOU UM NOVO ALUNO. ELE É NEGRO E TODOS ESTÃO COMENTANDO... SEU MELHOR AMIGO DIZ A VOCÊ: - Não vamos brincar com ele, ele é chato. O que você diria a este seu amigo?

Ou

Imagine que você viu seu amigo rindo de outro e até causando briga... o que você faria?

Ou

Imagine que chegou na sua sala um menino em cadeira de rodas...





BIBLIOGRAFIA
LIVRO: MENINA DO LAÇO DE FITA
AUTORA: ANA MARIA MACHADO
EDITORA: ÁTICA
PREÇO ESTIMADO: R$13,50
À DISPOSIÇÃO NAS  BIBLIOTECAS PÚBLICAS.








Nenhum comentário:

Postar um comentário