terça-feira, 14 de janeiro de 2014

INTRODUÇÃO - CAMPANHA DE CALEBE KIDS - 2014

Introdução
        A palavra revelada para o ano de 2014 através do apóstolo Estevam  foi Calebe.
        Para iniciarmos os estudos deste personagem com as crianças, escrevemos uma aula introdutória como no ano de Joel.. Após a primeira ceia de oficiais teremos subsídio para desenvolver nossas campanhas.
        Abaixo descrevemos informações para embasamento do professor e na sequência, a aula propriamente dita.
        A história de Calebe se encontra atrelada a de Moisés e Josué.
Leia Números 12: 27 e 28 e 14:6 a 9 e Josué 14:1 a 14.
        O nome Calebe significa –  FIEL. Na tradução literal (fiel como um cão).
E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que eram dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes; e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: -Aterra, pela qual
passamos para a espiar, é terra muitíssimo boa. “Se o Senhor se agradar de nós, então nos introduzirá nesta terra e no-la dará; terra que mana leite e mel”.
Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo desta terra, porquanto são eles nosso pão. Retirou-se deles
a sua defesa, e o Senhor está conosco; não os temais” Números 14:6 a 9.
Moisés foi um homem muito especial. Ele viveu debaixo da direção do Senhor. Deus falava com ele como a um amigo e o instruiu em tudo o que deveria fazer , quando deveria seguir viagem ou deveria parar.
Certo dia, o Senhor mandou que Moisés enviasse alguns homens para espiarem a terra de Canaã, a terra que Ele havia prometido que daria para morar aos filhos de Israel.
Foram escolhidos doze (12) homens, um de cada tribo de Israel. E a sua missão era ver como era a terra: se era fértil, se havia árvores e, se possível, trazerem uma amostra dos frutos, se o povo
era fraco ou forte, se havia cidades com fortalezas, enfim, todas as informações possíveis.
Eles subiram e cortaram de lá um cacho de uvas que eram tão grandes que foram necessários dois homens para que o trouxessem em uma vara, e romãs e figos.
Então, depois de 40 dias, eles voltaram para prestar relatório a Moisés. Veja o que eles disseram:
- Fomos à terra a que nos enviaste. Ela, em verdade, mana leite e mel; e este é o seu fruto. Contudo, o povo que habita nessa terra é poderoso, e as cidades são fortificadas e mui grandes. Vimos também ali os filhos de Anaque. (Números 12:27,28) Os filhos de
Anaque eram GIGANTES!!!
Calebe, um dos que foram a Canaã, tinha uma outra opinião: Subamos animosamente, e apoderemo-nos dela; porque bem poderemos prevalecer contra ela. (v.30).
Mas os outros, apavorados, disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós (v.31b). O medo era tão grande que eles se viram como gafanhotos diante dos
habitantes daquela terra, que, aos seus olhos eram como gigantes.
        Novamente o povo começou a murmurar e reclamar contra Moisés. Alguns queriam até levantar um outro chefe e voltar para o Egito.
Josué e Calebe, porém, falaram ao povo que a terra era excelente e que, se o Senhor se agradasse deles, certamente lhes daria a terra, bastava que eles fossem obedientes ao Senhor. Mas o povo não os ouviu e queria apedrejá-los.
Vendo tudo aquilo, o Senhor se aborreceu e disse a Moisés que iria ferir o povo com peste. Moisés intercedeu pelo povo e o Senhor disse que perdoaria o pecado do povo, mas todos os homens que
viram a glória e os sinais no deserto não entrariam na terra prometida. Todos os homens, de 20 anos para cima, morreriam no deserto, exceto Calebe e Josué, pois tiveram um relatório diferente
deserto, exceto Josué e Calebe que apresentaram um relatório diferente dos outros.

Entrariam também todas as crianças.(Números 14:31).
O que fez Deus permitir que Josué e Calebe entrassem na terra?
Eles não duvidaram que seriam capazes de conquistar a terra, mesmo que houvesse muralhas e gigantes, pois o Senhor havia prometido aquela terra e o Senhor estava com eles. Eles creram! E
é isso que agrada o coração de Deus, pois sem fé é impossível agradá-Lo.
Se o Senhor foi capaz de abrir o mar, não seria capaz de derrubar uma muralha? Certamente que sim. Mas o povo duvidava, só acreditava vendo e depois esqueciam do poder dAquele que os havia tirado do Egito e dos sinais maravilhosos de que foram testemunhas.
O Senhor hoje convoca os corajosos, ousados, crentes, para transformar essa terra em que vivemos em terra que é próspera e abençoada. Ele pode contar conosco? Mais ainda, Ele pode contar com que passemos esta visão na íntegra para as crianças?
Ore, jejue se consagre para viver o melhor ano de nossas vidas!


Base Bíblica

Números 12: 27 e 28 e 14:6 a 9 e Josué 14:1 a 14.

Objetivo

·       Apresentar as crianças o personagem que a Igreja Cristã Apostólica Renascer em Cristo irá estudar no ano de 2014;
·       Inserir as crianças no contexto histórico da época de Calebe;
·       Introduzir a biografia de Calebe e seus atos junto a Moisés, Josué e o povo;
·       Introduzir características do caráter cristão de Calebe na vida das crianças.



Situação da Criança

Situar as crianças historicamente de um personagem como Calebe não é nada fácil, pois elas precisam de exemplos práticos, imagens que tragam pistas a elas para que tudo faça sentido. Muitas situações já vivenciaram através de outras histórias como por exemplo, gigantes na história de Davi, muralha, na história de Josué etc... Mas além de fatos históricos, temos que passar as verdades espirituais da personalidade de Calebe como por exemplo fé, perseverança, firmeza e coragem.
Então, por vezes as crianças irão se deparar com um problema que aparentemente parecerá pra ela insolúvel como recuperar uma nota na escola, enfrentar aquele amigo que insiste em cometer bulling com ele ou com seu melhor amigo, visualizar seus pais brigando... O que fazer com este gigante? Como enfrentá-lo? Pode uma criança fazer algo para mudar esta situação?
Certamente sim, vamos ensiná-la a conquistar a Terra Prometida representada aqui por aquela bênção ou milagre que ela tanto almeja.
Vamos lembrá-los que o mesmo Deus que já operou milagres em suas vidas e famílias não mudou! É o mesmo Deus e não vamos duvidar NUNCA do seu PODER.



Sugestão para o desenvolvimento da Aula

 
Você e mais uma pessoa precisarão vestir uma roupa de espião ou detetive. Pode chegar vestido ou levar estes objetos em uma caixa e se vestir na frente das crianças...
O que irá precisar...
Capa de chuva;
Óculos escuros;
Lupa;
Bloco de anotações e caneta;
Chapéu;
Máquina fotográfica no pescoço;
Precisará também imprimir as imagens que colocaremos em anexo em tamanho grande como provas do que você irá relatar às crianças.


Contando a História


         Reúna as crianças em roda e previamente ou na hora, fica ao critério do professor, vista-se de espião. E inicie a brincadeira. Não fale nada, ande pela sala como que procurando algo. Use a lupa, faça graça levante o braço de uma criança e finja que está fedido para quebrar o gelo.
        Depois de alguns segundos inicie...
        - Olá, boa noite! Vocês não me conhecem? Deixa eu me apresentar...
        Sou Shacota Holles (este nome serve tanto pra homem como para mulher) o (a) Super detetive! E estou aqui pra resolver um caso intrigante. Vocês podem me ajudar? Deixem que se expressem...
        Estou procurando um homem chamado Calebe... Vocês sabem alguma coisa sobre ele? Deixem que se expressem...
        Hum... Elementar meu caro amiguinho(a)... Vou mostrar pra vocês algumas pistas que já descobri sobre ele pra ver se vocês me ajudam a esclarecer este mistério....
        Descobri que ele era muito amigo de um outro homem chamado JOSUÉ eu tenho imagens...Vejam! (Neste momento, mostre a foto).

       
       
         - Viram? Eles estavam numa atitude suspeita, eu vi quando um homem mais velho chamado... Use um bloco de anotações para olhar a anotação e faça graça... Eu sei está aqui, espera! Dê um berro! – Achei! MOISÉS. Isto mesmo, eu ouvi este Moisés mandando Josué e Calebe espiar uma terra. Xeretas hein... Mas o mais intrigante crianças é que eles foram e quando voltaram trouxeram uma coisa muito interessante... Vocês imaginam o que seja? Deixe que se expressem...
        Continue... –Não! Não é nada disso eu tenho fotos, olhem! (Mostre a segunda foto)


         
        Viram crianças? Estranho, muito estranho... Nunca vi um cacho de Uva deste tamanho... Será que estão desenvolvendo uma máquina que faz crescer as coisas????? Preciso descobrir! –Reforce o convite. Vocês me ajudam????
        Agora o mais engraçado vocês não sabem! (Mostre um ar de indignação e desespero) Eu não estou entendendo nada... doze homens foram junto com eles e voltaram com eles como já disse e eles, conversaram, mas de onde eu estava não consegui ouvir muito bem o que falavam, mas eu fotografei. Teve uma hora lá que deu a louca nestes dois, Josué e Calebe e eles rasgaram suas roupas!!!! Acho que estão enlouquecendo vejam! (Mostre a terceira foto)


        E ai pelo que eu já contei à vocês, já têm alguma pista? Deixe que se expressem. Como a história é um pouco desconhecida das crianças, cremos que não poderão ajudar o detetive, mas se disserem algo que confere, finja anotar no caderno e elogie... Muito bom, muito bom... Estamos perto senão continue...
        E depois de tudo que contei para vocês, o tal do... Como é mesmo o nome, faça graça e olhe na caderneta novamente... Ah é MOISÉS falou com eles e depois de um tempo só os dois Josué e Calebe e um monte de crianças entraram na terra de onde eles tiraram este cachão de uvas e o resto do povo inclusive o... Como é mesmo o nome, eu esqueço... Olhe novamente na caderneta, ah é MOISÉS ficou de fora e morreram as minguas. Vejam ( Mostre a quarta foto)
         Tudo isto é muito, muito estranho... E eu não tenho a mínima ideia do que pode estar acontecendo...
        Estou muito cansado... Nesta hora você pode sentar se abanar com o chapéu e continuar... Agora deixei meu ajudante Wilson tentando descobrir mais alguma coisa... Ai ai... que cansado que eu estou...
        É importante que estas fotos que você pode tirar do casaco ou de uma pasta, fica a critério, sejam coladas nesta sequência num quadro ou parede para que as crianças visualizem e o ajudante venha desvendando o mistério e acrescente a última foto.
        Neste momento entra o ajudante com uma roupa parecida com a do detetive todo esbaforido e fazendo graça para de pernas abertas e finge que quer falar e não tem fôlego... O detetive pode até dar um copo de água pra ele se acalmar e ai sim ele inicia sua fala concluindo a história...
        -Eu já sei tudo!
        -Tudo, como?!?
        -Eu descobri olhando neste livro aqui! (Ele mostra a bíblia)
        - Então fale, fale meu caro Wilson!
        O Ajudante olha para as fotos na parede e retoma a história desta vez como os fatos ocorreram nas sagradas escrituras...
        Para foto 1 – Aqui são Calebe e Josué isto o Senhor tinha razão...
        Para foto 2 – Eles juntamente com Moisés receberam uma mensagem de Deus para espiarem a terra de Canaã, porque Deus daria aquela terra para eles morarem porque eles estavam morando no deserto deste que passaram pelo mar, lembram o mar crianças? Que Moisés abriu? (Certamente se lembrarão) Chegando lá viram que a terra era muito boa e dava frutas enormes, dá uma olhada! Não era nenhuma máquina não que fazia as frutas crescerem, nem hormônios, nem agrotóxicos, NADA! Era uma terra abençoada por Deus, só que lá moravam gigantes. Isto mesmo gigantes por isto os 10 homens que foram espiar a terra junto com eles deram no pé queriam até voltar pra escravidão do que enfrenta-los.
        Para foto 3 – Mas Josué e Calebe não! Eles ficaram tão indignados que até rasgaram suas vestes e foram enfrentar os gigantes. Eles disseram, eu anotei pera ai...(Desta vez quem pega o caderninho é WATSON)AH é isso mesmo, Se Deus abriu o mar não pode destruir estes gigantes?
        Para foto 4 – Foi ai que MOISÉS falou com o povo e com eles uma mensagem que DEUS enviou a eles. A mensagem foi.... Novamente Wilson olha o caderninho de anotações.... - Ouçam! Porque o povo não teve fé ninguém iria entrar na terra prometida, só as crianças, Josué e Calebe porque eles tiveram fé e não duvidaram do poder de DEUS.
        -E foi ai que eu entendi a última foto que eu tirei... Anexar a última foto junto das outras...
       
                Deus destruiu os gigantes e eles puderam habitar tranquilamente na terra que o Senhor prometeu...
                Inclusive Josué dividiu a terra pra todos e uma terra, localizada num monte muito famoso até hoje chamado Hebrom, ficou pra Calebe.
Neste instante, Shacota Holles se levanta abraça Wilson e diz elementar meu caro Wilson, através deste livro (mostre a bíblia) você conseguiu juntar todas as peças deste quebra cabeça... Parabéns!
Viram crianças é assim que trabalham os profissionais investigando as escrituras descobrimos tudo! Se eu fosse vocês continuaria lendo este livro interessante hein Wilson, É seu? Você pode me emprestar? Fiquei curioso... Quero ler mais...
E os dois saem da sala conversando...
- Mas vou te falar hein... Que homem persistente, que fé deste Calebe hein... Diz Shacota Holles...
-É verdade, ele não se esqueceu das coisas que Deus tinha feito por eles, que MARAVILHA!!!
Saem completamente da sala...
FIM

               
       
Oração

         Senhor eu te agradeço por mais um ano e por aprender sobre a vida de Calebe. Eu quero como ele ter um espírito diferente que Te agrade e NUNCA esqueça do que o SENHOR já fez por mim. Em nome de Jesus, amém!

Versículo  

Josué 14:09 – A terra que você pisou, Deus te dará, porque você foi inteiramente fiel a Deus. (adaptado)

Verificação do Ensino

·         O que Moisés pediu para Josué e Moisés e mais 10 espias?
·         O que os espias viram na terra prometida?
·         Por que Deus não permitiu que pessoas maiores de 20 anos entrassem na terra prometida?
·         Por que Josué e Calebe tendo mais de 20 anos entraram na terra prometida?
·         O que Deus prometeu a Calebe e que ele cobrou de Josué?
·         Como chamava a porção de terra que Calebe ganhou?
·         Cite ao menos três características que fizeram de Calebe um vencedor.
        

Atividade

Brincadeira de mímica – Calebe subiu na montanha.

Antes de soprar no ouvido de uma criança previamente escolhida, separe a sala em dois grupos e peça para que dois representantes tirem par ou ímpar para ver quem inicia a brincadeira. Quem acertar a mímica tem a vez.
Antes de o professor dizer o objeto no ouvido de quem está na vez,   todas as criança cantam a seguinte música... (mp3 em anexo)

Calebe subiu na montanha
Para ver o que tinha do lado de lá
Sabe o que ele viu?

Neste momento você fala no ouvido da criança escolhida um objeto. Não é necessário que sejam objetos da história real. É apenas uma brincadeira...
Sugestão de objetos: celular, guitarra, microfone, chupeta, mamadeira objetos fáceis para os menores) e Ações mais complexas para os maiores.

Lembrancinha



Nos demais cultos, fica a critério da equipe. Sugestões:

Caderno de anotações com caneta

Lupa de papelão e celofane

Binóculo de rolinho de papel higiênico
http://www.youtube.com/watch?v=EQKpWGvg6Yo




Nenhum comentário:

Postar um comentário