terça-feira, 14 de janeiro de 2014

AULA 01 - CAMPANHA CALEBE KIDS - 2014

AULA 1 – A INVESTIGAÇÃO CONTINUA...

O QUE É PERSEVERANÇA?



Agora com base na ceia de oficiais, já temos a direção para continuarmos com a campanha... Vamos continuar investigando sobre Calebe.
Na aula de introdução, as crianças puderam conhecer o contexto em que Calebe estava inserido. Agora vamos conhecer tranquilamente cada característica que fez deste homem, um homem com um espírito diferente.
Além da perseverança, as crianças também estudarão as características: fé e coragem.
Preparados? Então vamos continuar a investigar!

Base Bíblica

Números 14; Lucas 18:8; II Timóteo 3; Genesis 19: 22 a 24; juízes 7:1 a 7; I Samuel 30:9; Isaías 40:31; Isaías 11: 2.

Objetivo

·       Apresentar as crianças a característica presente na personalidade de Calebe: Perseverança;
·       Compreender o que é perseverança;
·       Desenvolver esta característica a partir de outros exemplos bíblicos;
·       Compreender os benefícios de ser perseverante.

Situação da Criança

Depois de situarmos as crianças historicamente da saga de Josué e Calebe, vamos ensiná-las a primeira de três características mais marcantes de Calebe. A primeira é a perseverança.
Estudiosos dizem que esta geração é a geração fast food  não têm paciência pra nada. Querem tudo pra ontem e quando não conseguem, choram, fazem birra, brigam com seus pais etc. Vamos quebrar esta sentença na vida das crianças em nome de Jesus, ensinando as a perseverarem de maneira saudável e construtiva, utilizando a forma certa de obter tudo o que o Senhor tem reservado para ela. Em outras palavras, a ensinaremos a conquistar a Terra prometida.

Sugestão para o desenvolvimento da Aula

Você precisará:

Dos mesmos apetrechos de detetive da aula anterior... Lupa, caderno de anotações, binóculo, óculos etc...
As imagens da aula anterior sobre Calebe ( Até a 4ª FOTO)
Uma bíblia;
Um dicionário;
Um calendário 2014, grande;
1 bloco de anotações (que poderá ser a atividade e a lembrancinha do dia)
Gravar o curta a seguir num pen drive para passar na tv, se a turma for menor você pode assistir com eles num note book mesmo. Quem tiver acesso a um data show melhor ainda. Outra opção é gravar o curta metragem em um DVD e passar no aparelho de DVD. Para acessar o curta:  O porquinho e os cookies acesse - http://www.youtube.com/watch?v=xHfSvut9HME



Contando a História


         Reúna as crianças em roda e continue se vestindo do (a) melhor detetive gospel do planeta Shacota Holles!!!
        Lembre-os de quem você é para que quem faltou a aula lhe conheça e quem já o(a) conhece lembre quem você é...
        Se perguntarem do Sr. Wilson o ajudante de Shacota Holles, diga que você deu férias a ele tamanha ajuda que ele deu para investigar o caso de Calebe (isto para quem fez a peça de Calebe, como proposto na aulla passada). Quem adaptou a aula e fez só com Shacota Holles por não teve outro professor que lhe ajudasse, é só iniciar a aula normalmente, como da outra vez, na introdução...
        Faça uma breve recordação da aula de introdução...
        ... Meus amiguinhos... Vocês lembram da última vez que resolvemos um caso juntos? Hum... que caso difícil (coloque as imagens na parede e veja se as crianças conseguem reproduzir o que aprenderam). Ajude-as criando um clima e as ajudando e corrigindo-as, se necessário...
        ...Bem vejamos... Esta foto o que era mesmo? Mostre a foto 1 (Josué e Calebe) Homens que Moisés chamou junto de mais 10 para serem espias de uma terra que queriam possuir... Deixe que se expressem...

        Muito bem! Vejo que vocês serão excelentes detetives... Vejamos e esta? Mostre a foto 2 (Homens carregando o cacho de uva, pois era muito grande) Deixe que se expressem... Hum... É mesmo! Nesta foto descobrimos que a terra que eles foram espiar era muito boa! E eu que achei que eles tinham máquinas para fazerem uvas deste tamanho...
Mas nem tudo eram flores... Depois de juntarmos todas as informações, descobrimos que a terra era boa, mas tinha um problema. Que problema era mesmo? Deixe que se expressem. Se ninguém falar informe. GIGANTES!!! E por isto, os outros espias morreram de medo não é mesmo???

Morrendo de medo deixaram Josué e Calebe na mão e por isto esta foto. O que está acontecendo aqui mesmo? Deixe que se expressem... (Mostre a foto 3, onde Josué e Calebe rasgam as vestes em sinal de humilhação e indignação perante o posicionamento dos outros de recuar).
E eu que achei que eles estavam ficando doidos, lelés... Mas foi ai que o bicho pegou não é crianças? Por causa da atitude dos outros, Deus disse o que através do Sr.. Moisés, o líder deles?(Mostre a foto 4) Deixe que se expressem...

Isto mesmo, só crianças e pessoas abaixo de 20 anos que entrariam na terra com exceção de Josué e Calebe, este último porque que tinha um espírito diferente... E é ai que entraremos com outra investigação...  E vou precisar da ajuda de vocês mais uma vez!  
Naquele livro negro que Wilson encontrou, como é o nome mesmo? Deixe que se expressem... Isto mesmo! Bíblia ! Este livro parece uma biblioteca, acho que por isto tem este nome. Dentro dele tem vários livros e Wilson conseguiu desvendar todo mistério destas fotos lendo um destes livros chamado de NÚMEROS... Fiquei muito curioso e comecei a ler este livro... Li, li e vi que lá no capítulo 14: 24 Diz assim... Porém, o meu servo Calebe, visto que nele ouve outro espírito, e PERSEVEROU em seguir-Me, Eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá.
Me ocorreu que Calebe só entrou na terra por causa desta tal PERSEVERANÇA. Agora estou encafifado... (Coce a cabeça, ande de um lado para o outro...) O que será que significa PERSEVERANÇA?
Procurei no dicionário, mas não entendi nada, nada... Olha o que diz o dicionário?

Significado de Perseverança

s.f. Característica ou particularidade de quem persevera; constância e persistência.
            Entenderam alguma coisa? Deixe que se expressem? De acordo com o que disserem... Continue... Vejamos se (é isso mesmo, caso digam algo relevante) conseguimos descobrir (caso digam... NÃO ENTENDEMOS NADA...)
        Procurando na internet achei este vídeo que diz explicar o que é perseverança, vamos assistir e ver se conseguimos entender alguma coisa. Neste momento, coloque o vídeo: O PORQUINHO E OS COOKIES...
        E ai pessoal, acho que já sei o que é ser persistente. E vocês entenderam? Deixe que se expressem...
        É isto! Ser persistente é não desistir nunca de algo que se quer.
        Agora entendo,  Deus  disse a Moisés que porque o povo não quis acreditar que Deus pode todas as coisas só Calebe e Josué entrariam na terra prometida porque eles prometeram ser persistentes ou seja não desistir da promessa que Deus fez mesmo com GIGANTES na terra.
        (Pegue o calendário) para cada dia que ficaram no deserto um ano teriam que pagar pela teimosia. Eita! Vamos fazer as contas 40 dias x 1 ano cada= 40 ANOS!!!
        Caramba! Eles tiveram que esperar 40 anos para entrar na terra prometida. Isto explica as barbas pretas (Mostre as fotos de Josué e Calebe rasgando as vestes) aqui foi quando Deus falou sobre a punição e aqui (Mostre a primeira foto) foi quando já estavam entrando na terra!!! Que interessante! Agora eu entendo, eles tiveram que perseverar... Não desistir durante 40 anos!!! Caramba!!! Será que a gente aguentaria esperar tanto? Deixe que se expressem...
        Com esta característica de Calebe, a PERSEVERANÇA é uma arma muito poderosa para conquistar a promessa...
        Certamente, ao longo destes 40 anos, Calebe não se esqueceu do que Deus já tinha feito por ele, ao contrário dos outros. Deve ter se lembrado, quando Deus abriu o mar vermelho, e tantas outras coisas...
        Então, quando algo que você pediu a Deus estiver demorando para acontecer, não xingue, não brigue, apenas lembre-se do que Deus já fez e PERSEVERE como Calebe fez!!! Este é o segredo!
        Mais um caso resolvido, mas tem muitas outras perguntas para resolver, mas ficará para uma próxima vez...
         Até breve meus amigos...
        Neste instante, o professor volta a conversar com as crianças...
        Então hoje vamos conversar sobre perseverança... (Espera-se que as crianças digam, mas Shacota Holles já explicou!!! Dê uma de desentendido e pergunte sobre o que ela falou, se necessário ajude-os com as perguntas da verificação de Ensino... Depois de explorar bastante suas memórias, ore.
 Boa aula!
Oração

         Senhor eu te agradeço por aprender um pouco mais com a vida de Calebe. Eu quero ter um espírito diferente como ele. Quero ser persistente em acreditar que o Senhor pode TODAS as coisas e que minha bênção irá chegar. Em nome de Jesus, amém!

Versículo  

Números 14: 24 ... Visto que houve em Calebe um espírito diferente, e perseverou em Seguir-me, Eu o farei entrar na terra que espiou. (adaptado)

Verificação do Ensino

·         Que significa ser perseverante?
·         Por que Calebe foi perseverante (Porque ele sabia o Deus que ele tinha);
·         Vocês conseguem lembrar de algo que Deus tenha feito em sua vida que o faça lembrar o quanto Ele é poderoso? Dê seu testemunho...
        

Atividade

Vamos escrever nossos pedidos de oração em duas vias. Uma para ficar com o professor e outra no seu bloquinho para que juntos oremos e como Josué mantenhamos a perseverança que Deus pode, segundo Sua vontade conceder todas estas bênçãos! Porque Ele fez, faz e fará MARAVILHAS!!! Sempre.
Professor você pode pedir para as crianças menores desenharem... E com todas as idades brincar com carbono. Que tal?

Lembrancinha


·       Bloquinho de anotações. Se optar, insira lápis ou caneta também... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário