quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

AULA 03 - CAMPANHA CALEBE KIDS - 2014

AULA 3 – A INVESTIGAÇÃO CONTINUA...

O QUE É FÉ?

 
GRÃO DE MOSTARDA

  Dando continuidade ao estudo sobre a vida de Calebe, falaremos hoje de outra característica marcante deste homem, a fé.
  A palavra - (do Latim fides, fidelidade e do Grego πίστη pistia ) é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta ideia ou fonte de transmissão. A fé se manifesta de várias maneiras e pode estar vinculada a questões emocionais (tais como reconforto em momentos de aflição desprovidos de sinais de futura melhora, relacionando-se com esperança) e a motivos considerados moralmente nobres ou estritamente pessoais e egoístas. Pode estar direcionada a alguma razão específica (que a justifique) ou mesmo existir sem razão definida. E, como mencionado anteriormente, também não carece absolutamente de qualquer tipo de argumento racional. Fonte: Wikipédia.
Realmente, Calebe foi fiel, manteve firme sua confiança na palavra de DEUS e esperou a promessa com um espírito diferente, não desconfiando, nem murmurando a despeito da aparência terrível que a luta se apresentava a sua frente, mas crendo e permanecendo fiel até o fim e sua recompensa foi sua parte na terra no monte Hermon. Por isto, Deus se agrada daqueles que permanecem até o fim e os recompensa. Salmo 126


Base Bíblica

 Josué 14: 6 a 15, Eclesiastes 3, Salmo 126, Hebreus 1:1, Mateus 17:20, Romanos 10:17
Objetivo

·       Apresentar as crianças a característica presente na personalidade de Calebe: FÉ;
·       Compreender o que é FÉ, a partir a etimologia e verdade espiritual contida nesta palavra;
·       Desenvolver esta característica a partir de outros exemplos bíblicos;
·       Compreender os benefícios de ter FÉ.

Situação da Criança

        As crianças vivem um momento onde os pais na ânsia de garantir a sobrevivência, abriram mão da educação de seus filhos. Entregando-a à terceirização. Seja através da babá, da creche, a escola em tempo integral, do computador, da tv, do ipad, do tablete, das inúmeras aulas particulares: inglês, futebol, judô etc.
        Neste sentido, não vem ensinando as crianças que há um momento para tudo, inclusive de como pai/mãe sentar e ouvir, brincar, ler para seus filhos. Quando pais não dedicam um tempo para ensinarem seus filhos, esquecem de ensiná-los que há de se ter algumas coisas na hora em que se deseja, outras a médio prazo e outras ainda a longo prazo. Não é incomum vermos pais se endividando para suprir a vontade do filho de ter um celular de última geração, um ipad, etc. Mas, será mesmo que ele precisa deste objeto e em tão curto tempo? Não seria mais viável neste momento esta criança brincar ao invés de ficar na frente de um aparelho?
        Assim, vemos cada dia mais uma geração imediatista. Tudo tem que ser para ontem. Sem paciência e acostumadas a ter tudo na hora em que querem, acabam se tornando verdadeiros TIRANOS. Temos que denunciar isto e ensinar nossas crianças que para tudo existe um tempo determinado para debaixo doo céu. Eclesiastes 3.
        Quando não sabemos esperar, temos na vida adulta muita dificuldade em desenvolver um dom chamado fé. Fé como vimos é a certeza das coisas que se esperam, mas não se vê. Fé também significa ser fiel enquanto espera.... O verbo ESPERAR está intimamente ligado a fé... Por isto, vamos ensiná-la aos pequenos para que saiam desta “MATRIX” que nos é imposta de que temos que ter tudo, a todo custo, o tempo todo. Temos que ter aquilo que necessitamos e que é da vontade de DEUS, na hora e no tempo Dele. Se o que pedimos estiver no centro de Sua vontade irá acontecer, não só para nos satisfazer, mesmo que Deus tenha o caráter de dar boas dádivas aos seus filhos, na verdade Tudo o que somos e o que temos deve ser, na verdade, para honra e glória Dele.

Sugestão para o desenvolvimento da Aula

Você precisará:

Um saquinho com a menor semente que você tiver em casa, arroz, feijão, uma vez que a semente de mostarda é difícil de achar.

Uma lanterna.

Bíblia

Bloquinho

Fotos da 1ª aula e introdução

Foto de Hebrom (na próxima aula falaremos mais desta terra)


Contando a História


         Antes de receber as crianças esconda o saquinho com sementes num lugar da sala que você achar apropriado. Se a turma for de maiores, esconda num local bem difícil, se for menor, um pouco mais acessível.

         Reúna as crianças em roda e continue introduzindo a história com a ajuda do (a) detetive Shacota Holles!!!
       Olá amiguinhos, tudo bem? Como foram de semana? Descobriram alguma coisa nova sobre CALEBE? Deixe que se expressem...
   
          A cada dia que passa eu aprendo mais com este livro preto. Ele é MARAVILHOSO, elementar, o MÁXIMO!!!
               
        Vocês não sabem da última, eu estava nervoso, queria logo concluir este caso e ai eu li uma coisa que me acalmou... Querem saber o que eu li?

        Eu conto... mas antes pra vocês entenderem bem quero propor uma brincadeira. Quente e frio. Quem já brincou? Deixe que se expressem...
        Vou escolher uma criança para tentar encontrar uma coisa que escondi aqui na sala e se ela estiver quase encontrando... Direi que está quente e se tiver longe, direi que está frio... Vamos lá?
        Entregue a lanterna na mão da criança e diga que é para ajudá-la. Se quiser fazer com a luz apagada com os maiores (quem tem culto à noite) é bacana, mas combine antes sobre medo e silêncio, senão ninguém aguentará os gritos...
       
        Deixe a criança encontrar, se necessário, peça ajuda aos colegas... Onde vocês acham que pode estar?
        Depois de um tempo, se não encontrarem, informe o lugar, se encontrar peça que abra o pacotinho e continue!
        Sementes?!? Vocês devem estar se perguntando por que escondi estas sementes não é? Mas posso lhes garantir que estas não são sementes daquelas uvas ENORMES que os homens carregavam de dois não viu! Escolhi estas sementes porque descobri aqui na história de Calebe que ele tinha um espírito diferente e nós já vimos que ele era diferente porque tinha PERSEVERANÇA, CORAGEM e ... FÉ!!! Isso mesmo, fé. Alguém sabe me dizer o que e fé? Deixe que se expressem...
        De acordo com o que disserem reforce, faça outras considerações, mas se não souberem explique.
        Aqui neste livro preto, como é o nome mesmo? Deixe que se expressem... E pergunte.... Vocês tem este livro? Nossa não sabem o que estão perdendo! Então neste livro está escrito que fé é aquilo que se espera, mas não se vê. Está aqui no livro de Hebreus 1:1. E também está escrito que se você tiver fé como do tamanho de um grão de mostarda poderia até pedir para que um monte mudasse de lugar!!! Nada será impossível!!! Mateus 17:20
        Eu imagino que Calebe teve fé!!!! Sabe por quê? Pegue o bloquinho e as fotos da 1ª aula!!!
       
        Lembram do que aconteceu?
        Calebe com fé, creu que eles conseguiriam entrar na terra, mesmo sendo difícil, vendo que tinha gigantes na terra e que todo mundo desistiu de ir com ele e Josué enfrentá-los, e como fariam isto???
        Calebe não sabia, mas ele sabia que Deus daria um jeito...
        Mas ter fé, não significa que as coisas vão se resolver como num passe de mágica. As vezes Deus faz milagre imediatamente como aconteceu!!! Abriu o mar vermelho na hora! Mas as vezes, até por causa da dúvida, da teimosia, demora um bocado pra acontecer aquilo que pedimos a Deus.
        No caso de Calebe, a culpa não foi dele, mas dos outros que não creram, duvidaram, xingaram, brigaram... Uma baixaria... Mas mesmo não sendo culpa dele teve que sofrer junto e esperar 40 anos para receber a promessa de entrar na terra prometida.
        Será que a gente teria a fé de Calebe de esperar 40 anos para conquistar algo??? Além de PERSEVERAR como já conversamos, só a fé poderia deixá-lo firme até o fim e a fé de Calebe era em DEUS que nunca mente!!!
        Quem lembra do vídeo do porquinho e dos cookies? Ele foi perseverante, mas não conseguiu comer os cookies, desistiu pelo cansaço. Talvez ele não tivesse alguém que o orientasse que lhe ensinasse como fazer.
        Vocês tem o KIDS, o livro  preto, o papai, a mamãe, as professoras do KIDS!!! E sabe o que mais??? É assim que conseguimos ter fé! Aqui no livro preto diz que a fé vem pelo ouvir a palavra de DEUS em Romanos 10:17. Foi ai que eu descobri que este livro preto pode ser chamado de palavra de Deus, porque tudo que Deus mandou os homens escreverem aconteceu!!!! Ele não mente jamais!!!
        Fé, fé, fé eu quero ter fé, porque quem tem fé agrada a Deus e Ele presenteia quem tem fé! Calebe teve fé e conseguiu sua parte de terra! Isto também o livro preto, quer dizer, na palavra de Deus, em Josué 14: 13 E 14.
        Bem pessoal, eu já vou indo tenho muito trabalho quero ver se eu vou à igreja hoje. Quero ter um encontro com Jesus.
        Quero aceitá-lo como meu salvador. Sabia que isto é um ato de fé?
        A gente vê Jesus? Não! Mas crê que ele existe e nos abençoa sim ou não? Pois então! Isto é ter fé!
  É que nem o vento. A gente vê o vento? Mas ele existe? Sim! Porque a gente sente ele! Isto é ter fé.
 Bem galera, um beijo grande! Vou embora me trocar para ir à igreja, Com licença!
        Ne instante, o professor volta a conversar com as crianças...
        Então hoje vamos conversar sobre FÉ... ( Como da outra vez, espera-se que as crianças digam, mas Shacota Holles já explicou!!! Dê uma de desentendido e pergunte sobre o que ela falou, se necessário ajude-os com as perguntas da verificação de Ensino... Depois de explorar bastante suas memórias, faça o apelo para verificar se alguma criança quer aceitar a Jesus como Shacota e depois ore.


                                                                                                       Boa aula!

Oração

         SENHOR EU TE AGRADEÇO POR TE CONHECER... EU DECLARO QUE O SENHOR JESUS, TEU FILLHO, É O MEU SALVADOR, ME ABENÇOE CADA DIA MAIS COM O DOM  DA FÉ PARA ESPERAR QUE O SENHOR REALIZE MILAGRES QUE TENHO PEDIDO EM MINHA VIDA. EM NOOME DE JESUS, AMÉM...


Versículo  

Josué 14:13 – Abençooou  e deu Josué a Calebe, Hebrom como herança.

Verificação do Ensino

·         Que significa ser ter FÉ?
·         Por que Calebe teve FÉ, não bastava ser PERSEVERANTE E CORAJOSO? (Porque ele sabia o Deus que ele tinha);
·         Você já conquistou algum milagre pelo poder da sua fé?
        

Atividade

·       Plantar uma semente qualquer. Fazendo comparação com a mostarda. A fé é como uma semente que deve ser cuidada com a terra boa (palavra de Deus), regada com a água e deixada ao sol. No caso da fé, a água da vida e o sol da justiça JESUS CRISTO.

Lembrancinha

·       Lanterna, para quem puder adquirir para cada criança...

ou


·       Um kit com grãos para plantar e lembrar que a fé deve ser cultivada pela palavra de Deus e a água da vida e o Sol da Justiça que é Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário