terça-feira, 14 de janeiro de 2014

AULA 02 - CAMPANHA CALEBE KIDS - 2014

AULA 2 – A INVESTIGAÇÃO CONTINUA...

O QUE É CORAGEM?


  Dando continuidade ao estudo sobre a vida de Calebe, falaremos hoje de outra característica marcante deste homem, a CORAGEM.
  A palavra coragem, vem do latim (cor + aticum): associação entre a palavra latina cor, que significa coração, e o sufixo latino aticum, que é usado para indicar a ação da palavra que o precede. Coragem, portanto, significa “aquilo que fazemos com o coração”.
 A bíblia diz que falamos do que está cheio o nosso coração e Calebe no momento em que todos disseram que não dava, não havia jeito, deu um brado e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque certamente, prevaleceremos contra ela. Números 13:30.
  Calebe estava com o coração cheio da palavra de Gênesis 15:18. Cheio da promessa e de que Deus não muda Ele é o mesmo ontem, hoje e será ETERNAMENTE!
  As lutas muitas vezes querem nos fazer esquecer quem é o nosso DEUS e de Suas promessas, mas nós nos posicionaremos HOJE com a CORAGEM de Calebe e jamais nos deixaremos enganar pelas artimanhas de satanás querendo colocar situações (gigantes) para nos acovardar ou nos provocar MEDO. O AMOR lança fora todo o medo I João 4:18.
  -Eia! Vamos adiante! Vamos CONQUISTAR!!!!


Base Bíblica

 Números 13, 14:24; Gênesis15:18 a 21 e Êxodo3:8, I João 4, Josué 1:1 a 9; Romanos 8:31

Objetivo

·       Apresentar as crianças a característica presente na personalidade de Calebe: CORAGEM;
·       Compreender o que é CORAGEM, a partir a etimologia e verdade espiritual contida nesta palavra;
·       Desenvolver esta característica a partir de outros exemplos bíblicos;
·       Compreender os benefícios de ser CORAJOSO.

Situação da Criança

O medo é uma característica de nossa personalidade que por vezes é até saudável. Por exemplo, um bebê não desce uma escada porque tem medo. Este medo o poupa de um acidente não é verdade?
O problema é quando este medo nos paralisa a ponto de não conseguirmos ir adiante.
Vamos incentivar as crianças a contar do que elas têm medo e em nome de JESUS quebrar esta sentença em suas vidas... Usando o exemplo de Calebe, Davi e outros personagens que o Espírito Santo lhe revelar, ajudá-las a vencer qualquer tipo de medo em suas vidas: Escuro, Matemática, pai, mãe, professores, medo de errar, algumas legalidades que os próprios pais inserem na vida delas: bicho papão, homem do saco etc...
Se prepare! Deus quer usá-lo para curar e libertar estas crianças. Levá-las a dar um brado de BASTA! EIA!!! CHEGA! ATÉ AQUI SANTANÁS! SAIA! EM NOME DE JESUS!!!


Sugestão para o desenvolvimento da Aula

Você precisará:
Caixa de texto:
De uma caixa média;
Bíblia;
Caderno de anotações;
Gel de cabelo;
Um bilhete (Segue modelo, na aula);
Um pirulito.
Um envelope com uma carta (segue modelo na aula)...














Contando a História


         Reúna as crianças em roda e continue introduzindo a história com a ajuda do (a) detetive Shacota Holles!!!
       Olá queridos, tudo bem com vocês? Como foram de semana? Descobriram alguma coisa nova sobre CALEBE? Deixe que se expressem...
   
         Pois eu tenho novidades!!! Estou devorando este LIVRO (Mostre a bíblia) Ele é demais! Quem não tem, não sabe o que está perdendo... Peça um destes pra sua mãe!
        Bem, vocês querem saber o que eu descobri? Deixe que se expressem... (Neste momento mostre a CAIXA).
        Sr. Wilson, lembram dele? Deixou esta caixa e grudada nela estava este bilhete...
        O bilhete diz assim...


       

SHACOTA TUDO BEM? ENCONTREI ESTA CAIXA EM UMA RUA ESCURA E ACHO QUE ELA TEM HAVER COM O CASO DE CALEBE. POR ISTO, ESTOU TE ENVIANDO PORQUE SEI QUE VOCÊ É MAIS CORAJOSO QUE EU... OLHA SÓ O QUE DIZ NO BILHETE, TIVE MEDO SÓ DE LER...

QUEM ENCONTRAR ESTA CAIXA, SERÁ DONO DE UM DELICIOSO TESOURO!
MAS SÓ PODERÁ RECEBER O TESOURO QUE NELA CONTÉM, QUEM TIVER CORAGEM!!!
DENTRO DELA, ALÉM DO TESOURO, TEM UM INIMIGO TENEBROSO, ASQUEROSO E HORROROSO...
SE VOCÊ CONSEGUIR ENFRENTÁ-LO COM SUA CORAGEM, CONQUISTARÁ O TESOURO...
SE NÃO TIVER CORAGEM, DEIXE QUE OUTRA PESSOA MAIS CORAJOSA TENHA O DIREITO A ESTE DELICIOSO TESOURO...

BOA SORTE SHACOTA, QUANDO EU VOLTAR CONVERSO COM VOCÊ A RESPEITO DESTA COISA...

ASS. DR. WILSON

Com uma expressão de medo, continue... Gente, mas eu não sou tão corajoso assim... Quem gostaria de colocar a mão na caixa e encontrar o tesouro? Deixe que se candidatem, mas no final diga: - Gente, eu não posso colocar vocês em risco, os pais de vocês  me matariam se algo ruim acontecesse com vocês!!! Vou tomar coragem e enfiar a mão nesta caixa...
Faça graça, finja que algo está queimando sua mão... Tire a mão para fora da caixa e mostre parte do gel. Diga: - Acho que minha mão está derretendo....Vire os olhos...Faça com que as crianças entrem na brincadeira...
Faça um minuto de silêncio e tire o pirulito da caixa... Observe a expressão das crianças...
Mas esta é a deliciosa surpresa? Um pirulito?!?
Opa! Mas esperem! Tem um envelope aqui. Será que é um envelope com um mapa de um tesouro?!? O número de uma conta de banco para eu ir retirar uma grande quantia em dinheiro?!? Será? O que vocês acham? Deixe que se expressem...
Espere eu vou ler...

Caro(a) Shacota Holles, se você está lendo esta carta, é porque você teve muita coragem de enfrentar o que você não conhecia...
Na verdade, não tinha nada de asqueroso, tenebroso e horroroso na caixa além de gel de cabelo... Mas muitas vezes, temos medo de algumas coisas. Este medo nos faz parar e ai não chegamos até o fim para encontrar a deliciosa surpresa...Que pode ser uma boa noite de sono, uma nota 10 em Matemática, ter a amizade daquele menino que bate em todo mundo na escola,  etc...
Calebe teve a mesma coragem que você. Os outros homens quando viram os gigantes ficaram com medo, mas Calebe disse:
         - Eia! Subamos e possuamos a terra, porque certamente, prevaleceremos contra ela. Números 13:30.
        Ora ele estava certo, se Deus estava com eles porque teriam que ter medo? O AMOR dele por seu DEUS o fez ir adiante, porque ele sabia que seu DEUS era e é muito poderoso...
       É elementar meu (minha) caro (a) Shacota Holles, estou aprendendo muito com este CALEBE e desde o dia que encontrei este livro preto, minha vida nunca mais foi a mesma...
        Um abraço,
                                                                                      Ass. Sr. Wilson


         Uau! Que interessante... Nunca tinha pensado nisto... Quantas coisas eu deixei de fazer por que tive MEDO... Não jogava futebol porque tinha vergonha das minhas pernas finas, não perguntava as coisas para professora porque tinha medo que ela brigaria comigo... Nossa agora tudo faz sentido... E vocês têm medo de alguma coisa? Deixe que se expressem...
        Um entendi, mas vocês viram que se forem corajosos como CALEBE e enfrentarem o medo em nome deste DEUS, vocês terão sucesso em tudo que fizerem... Quem crê nisto, levanta a mão?!? Eu também creio!
        Bem, foram muitas emoções por hoje, vou voltar ao escritório e ter uma conversinha com este Sr. Wilson, me enganou direitinho, mas gostei muito da lição.
        Tcháu pessoa!
        Até a próxima aventura... Vou ver se descubro mais coisas sobre este CALEBE e venho lhes contar ok?
         
        Neste instante, o professor volta a conversar com as crianças...
        Então hoje vamos conversar sobre CORAGEM... ( Como da outra vez, espera-se que as crianças digam, mas Shacota Holles já explicou!!! Dê uma de desentendido e pergunte sobre o que ela falou, se necessário ajude-os com as perguntas da verificação de Ensino... Depois de explorar bastante suas memórias, ore.
 Boa aula!
Oração

         Senhor eu te amo e creio em Ti. Sei que o Senhor está comigo e eu não preciso ter medo de (peça que falem em voz alta o que lhes dá MEDO para que haja cura). Me ajuda e me dá a CORAGEM de CALEBE para eu vencer este MEDO sempre. Em nome de Jesus, amém!

Versículo  

Números 13:30 – Ei! Subamos e possuamos a terra, porque certamente a conquistaremos. (adaptado)

Verificação do Ensino

·         Que significa ser CORAJOSO?
·         Por que Calebe foi CORAJOSO (Porque ele sabia o Deus que ele tinha);
·         Vocês conseguem lembrar de algo que te dava medo e porque você não deve ter mais MEDO?
        

Atividade

As vezes o medo desfoca nosso olhar, que tal brincar de lupa ou binóculo demonstrando que a palavra de Deus funciona como uma lente espiritual que nos tira o embaçado dos olhos e nos faz enxergar nossa vitória!

Lembrancinha

·       A lupa ou binóculo produzido por elas na atividade. Dicas de formas de fazer na aula de introdução.

·       Você pode acrescentar também um pirulito, já que foi citado na história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário