sábado, 15 de setembro de 2012

Aula 03 - CRIANÇAS APOSTÓLICAS



INTRODUÇÃO

O evangelho de Mateus registra essas palavras sobre as crianças, já bem conhecidas:

“Depois trouxeram crianças a Jesus, para que lhes impusesse as mãos e orasse por elas.                                            Mas os discípulos os repreendiam. Então disse Jesus: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”. (Mateus 19:14).

JESUS, naquele dia, destacou a importância das crianças e ordenou que os discípulos não fossem impedimento para elas, isto é, “saiam da frente”, deixem que elas venham.

A idade nunca foi motivo para Deus não usar a vida de alguém.
Vemos na Bíblia, Deus usando seus servos desde muito pequenos.

Somos formadores de
Crianças Apostólicas. Elas têm um envio. São a sucessão apostólica.
Vamos ensinar o caminho que devem andar.

Não vamos permitir que nada, seja impedimento. (*)
Seremos facilitadores do seu envio, em nome de Jesus.

Nesse bimestre, veremos algumas crianças na Bíblia que foram usadas para grandes propósitos de Deus. E a cada ministração veremos quem foram seus facilitadores.

Vamos também aproveitar o mês das crianças para mostrar o grande amor de Deus por todas as crianças e o quanto elas são especiais para Deus e para a obra que e Ele tem para realizar e ministrá-las que elas tenham o desejo de serem usadas por Ele.

No decorrer dos domingos, mostre crianças de outros países, como vivem como se vestem, o que comem que língua elas falam. Uma ideia boa é ensiná-las como se fala “bom dia” em vários idiomas. Se possível, leve alguma coisa típica desses países, como vestimenta ou comida.  De repente você conhece alguém de outro país. Então convide para sua aula! Monte um painel das crianças do mundo e no Cantinho da Intercessão Kids, vamos orar por elas.
Use as histórias também para reforçar nos cultos durante a semana.

Que o Senhor te abençoe e te honre nesse bimestre!
Com amor,
Equipe Pedagógica.
CRONOGRAMA
SETEMBRO
Data
Criança
Aula
Referência
02
José
“Estou aqui, papai!”
Gên.30: 22-24; 37:1-14
09
Moisés
“Eu, no palácio?”
Êx. 2:1-3; 6,9,10
16
Miriã
“Eu sei quem pode cuidar do bebê”
Ex. 2:4-9
23
Samuel
“Quem está me chamando?”
I Sam. 1:19,23-28;2:18-20;3
30
A serva de Naamã
“Eu conheço alguém que pode ajudar”
II Reis 5:1-4

OUTUBRO
Data
Criança
Aula
Referência
07
Joás e Josias
“Rei, eu?”
II Reis 12; 22
14
Ester
“Quem vai ganhar o concurso?”
Ester
21
Rode
“Alguém está batendo à porta!”
Atos 12:12-17
28
Timóteo
Vocês são enviadas, crianças apostólicas!
II Timóteo 5:5;Atos 16:3


Muito Importante. Se prepare!

  • O despreparo é um grande impedimento das crianças chegarem a Jesus.             Lembre-se somos facilitadores e formadores de crianças apostólicas!
Ao receber esta introdução, já comece a se preparar. Leia a Bíblia. Reserve um tempo somente para preparar sua aula. Estude cada personagem, busque em cada um deles como foram escolhidos e como foi seu envio. Separe as imagens, figuras, vídeos, em fim, tudo que vai usar, não deixe para última hora. Ore e consagre-se. Ore pelas crianças, cada uma delas é singular, diante de Deus. A cada uma Deus tem reservado algo especial e peculiar.

  • Outro grande impedimento é a linguagem inadequada.
As aulas são escritas numa linguagem bem simples, mas você conhece sua idade das sua crianças e suas limitações; você conhece a realidade de cada criança, portanto facilite o entendimento. Como os maiores não usem tons de voz de criancinhas, pois não são. Nem audiovisuais infantis demais, pois logo se desinteressarão. Façam com que levem suas Bíblias. Promova desafios de leitura e entendimento através do uso de dicionários e outros. Dê tarefas.
Com os menores também. Facilite ao máximo o aprendizado. Não ministre jamais uma aula sem áudio visual, aqueles que ainda não sabem ler aprenderão com as figuras.

Use sua criatividade na apresentação das aulas.
Seja fiel e caminhe nas direções aqui apresentadas.
Deus vai te honrar em nome de Jesus!
.















AULA 03
“EU SEI QUEM PODE CUIDAR DO BEBÊ!”


Ministração:
Num cenário de uma crise terrível de escravidão e jugo, desesperadora para as famílias; debaixo de uma sentença de morte aos meninos do povo de Israel vivia uma menina, Miriã, a  irmã mais velha de Moisés, que tinha por si só, responsabilidades de ajudar a mãe e cuidar dos irmãos menores. Miriã  cresceu ouvindo o clamor do povo de Israel pela libertação. Conhecia  a história do povo e também aliança com Deus e aprendeu a crer que aquele sofrimento havia de acabar. Estava no meio do povo de Israel e aprendeu quem era Deus.
Certamente, entendeu a aflição de sua mãe e fez de tudo para ajudar e amenizar aquela tristeza que se abateu na casa de Joquebede naqueles dias. Obedeceu ao envio de simplesmente acompanhar o cesto pelo rio. Esperta e ousada ofereceu sua mãe como babá se tornando assim participante  do grande plano de Deus para libertação de seu povo.
Miriã adulta comanda o grupo de dança e tamborins, num grande louvor após a travessia do Mar Vermelho e libertação do seu povo. Foi uma grande profetisa, usada por Deus.
Pense: quem serão as crianças que ministramos hoje?

BASE BÍBLICA:

Êx. 2:4,9; 15:20,21                     
OBJETIVO:
  • Reforçar o conceito de APOSTÓLICO = SER ENVIADO, conforme aula 1.
  • Mostrar à criança que Miriã além de obediente foi espontânea. Ela quis ajudar.
  • Mostrar que mesmo menina, aprendeu e acreditava no Deus de Israel.
  • Mostrar que Miriã foi usada por Deus
  • Mostrar cada criança, como Miriã, é escolhida e enviada para abençoar sua casa, a igreja, e pra fazer parte do plano de Deus no futuro. Pergunte a cada uma,  o que deseja ser quando crescer, ministerialmente. Despertar o desejo dela de atuar no ministério.

SITUAÇÃO DA CRIANÇA:
 As crianças não têm dificuldades de ajudar e também são espontâneas.  Atualmente muitas delas estão envolvidas no mundo da internet, com seus celulares e games e mesmo a TV. Isto tudo impede a criança de ser espontânea e atentar para o que está ocorrendo em casa; impede de ajudar numa louça, varrer o chão tirar o pó, tarefas fáceis que proporcionam um crescimento saudável. Uma criança de 7 anos já pode inclusive orar pela casa, interceder por problemas...
As crianças não têm dificuldades em crer. Jesus mesmo falou que precisamos ser como crianças para entendermos as coisas concernentes ao reino de Deus.
Vamos ensiná-las que a criança apostólica obedece em tudo ao envio, é espontânea  e crê que Deus pode reverter qualquer situação. Teremos muitas “Miriãs”, em nome de Jesus!

LEITURA BÍBLICA COM AS CRIANÇAS:

Linguagem Kids: Êxodo 2:4,7,8
4 A irmã do menino ficou de longe, para ver o que ia acontecer com ele.
7 Então a irmã do menino perguntou à princesa: – Quer que eu vá chamar uma mulher israelita para amamentar e criar esta criança para a senhora?
8 – Vá – respondeu a princesa. Então a menina foi e trouxe a própria mãe do menino.
SUGESTÃO DE DESENVOLVIMENTO










- Leve um cestinho com um boneco para representar Moisés
- Faça um rio de papel celofane, ou EVA . Monte um pequeno cenário
- Apresente ou reapresente  o vídeo de 3:19 min.  link: http://www.youtube.com/watch?v=NWq4PAUbVuo

  • Para os Maiores: devem abrir os textos na Bíblia (se não tiverem Bíblia, faça cópia dos textos e distribua entre eles)
  • Mostre lhes o mapa do Egito e também a localização do Rio Nilo
  • Faça cópia do Mapa sem nomes e com ajuda de um Atlas devem localizar nos seus e escrever

CONTANDO A HISTÓRIA:
Quem aqui ajuda em casa? Enxuga louça, tira o pó..., guarda os brinquedos?
Quem gosta de ajudar?
Quem tem preguiça?  Gosta de ajudar, mas se só depois do vídeo game?
Quantas vezes a mãe ou o pai, ou a vó ficou atrasada com o almoço porque tinha muita coisa pra fazer? Quem ajudou?
Quem obedece quando a mãe ou o pai pede pra fazer uma tarefa? Quem gosta de fazer tarefas da casa?
Hoje quero conta uma história de uma menina que teve uma tarefa nada fácil. Ela tinha que cuidar do irmão. Quem aqui tem irmão e cuida dele?
Mas a tarefa dela era uma pouco mais difícil. Não era só brincar enquanto a mãe fazia comida,; não era carregar, até o quarto,; não era ficar deitadinha com ele. Era mais difícil que trocar uma fralda! Era ir atrás de um bebê que nem andava nem gatinhava... Era ir atrás do bebê dentro de um cestinho no rio !!!
Ah... Lembram agora? Sabe a história que ouvimos de Moisés na semana passada? Sim  esta mesmo,. Esta menina era a irmã mais velha de Moisés. A mamãe colocou no cesto e pos no rio para fugir dos saldados que queriam matar todos os meninos! Ihhh, Mas e se os soldados encontrasse o bebê no rio? Era esta a tarefa da irmã. Ir atrás para ver o que estava acontecendo.
Talvez ela dissesse assim: “Pode deixar mamãe, eu vou no meio da plantas eu sou pequena e ninguém vai me ver , mas se você for mãe as pessoas vão te ver e vão perguntar o que será que aquela mulher esta fazendo no rio?
Miriã, é o nome dela. Ela queria muito ajudar, Ela via sua mãe aflita e nervosa por causa dos soldados. Ela tinha que fazer alguma coisa.
Lembram-se do que aconteceu? Quem achou o cesto do bebê?
A filha do faraó encontrou o cesto! ... Meu Deus...! E agora? Ela vai entregar para o Faraó!
Nãooo. Ela disse este bebê vai ser meu filho. Vou ficar com ele. Seu nome é MOISES.
Miriã ficou de longe escondidinha e acompanhou tudo.
Ela disse: Com licença, princesa... Eu sei quem pode cuidar do bebê!
E a princesa falou: Então vá chama-la.
Miriã foi correndo e chamou quem, mesmo!! Ah... Miriã foi muito esperta e não teve medo. Ela chamou sua própria mãe.
Foi assim que ela ajudou toda sua família, e não só sua família, mas todo seu povo. Porque ela ajudou e Moisés quando cresceu foi um príncipe e libertou o povo de Deus da escravidão.
Miriã foi apostólica!  Foi obediente! Tinha o desejo de ajudar! Ela foi usada por Deus. Foi inteligente e acreditou que Deus daria um jeito.
Quem aqui deseja ser usada por Deus?
Miriã ficou entre sua mãe e a princesa para proteger Moisés. Ela ajudou,
(Para os maiores explique que isto é ser intercessor).
O que você deseja ser quando você crescer na casa de Deus?
...


ORAÇÃO

Vamos orar. Levante suas mãos e comece a falar para Deus que você deseja. Que você quer estar nas mãos dele. Que você quer ser uma criança apostólica. Enviada por Deus para fazer os planos dEle, em nome de Jesus. (Peçam para repetir).
Ore e profetize obediência na vida de cada criança.

VERSÍCULO: 
Filipenses 3:20
Filhos obedeçam a seus pais em tudo, porque isto agrada ao Senhor.

VERIFICAÇÃO DO ENSINO: 
ü  O que é ser apostólico?
ü  O que é ser criança apostólica?
ü  Qual o segredo para ser apostólico?
ü  O que foi que Miriã fez para ajudar?
ü  O que ela falou para princesa?

SUGESTÃO DE ATIVIDADE: 


  • Faça um caderno para colorir para cada criança. Elas podem colorir a cada domingo e depois grampear ou colocar espiral.
  • Pra os maiores podem também ter um caderno, mas elas mesmas escreverão as características de cada criança.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário