quinta-feira, 6 de setembro de 2012

AULA 01 - CRIANÇAS APOSTÓLICAS


AULA 1
“Estou aqui, papai!”
Ministração:
José nasce no meio de uma intriga; uma competição entre as duas esposas de Jacó. Quando ele nasceu Jacó já tinha dez meninos e uma menina. Porém por ser o primeiro filho de Raquel, a esposa que ele amava foi o preferido entre os filhos.  Ainda pequeno, sua mãe morreu. Era o protegido, ganhava presentes e aquele que levava as más notícias de seus irmãos para o pai. Foi a José que Deus deu sonhos proféticos que era a revelação do que ele seria no mover apostólico. Recebeu um envio de seu pai ao qual prontamente respondeu: ”Eis me aqui”. Ao obedecer a seu pai, obedeceu também a Deus, pois “iniciou-se o plano de Deus para que José fosse provado e transformado de um garoto superprotegido pelo pai, num homem mais importante de sua geração, com todas as credenciais apostólicas”. (Gên. 45:8 pag. 58 - Bíblia Apostólica).

BASE BÍBLICA:

Gên.30: 22-24; 37:1-14.
                            
OBJETIVO:

Ensinar o que é ser APOSTÓLICO = SER ENVIADO. O enviado tem que obedecer.
Mostrar a criança que mesmo José sendo invejado e perseguido pelos irmãos e mesmo tendo ficado órfão de mãe, ele sempre obedeceu a seu pai. Mesmo que ele no começo não soubesse que aqueles sonhos vinham de Deus, José foi escolhido e enviado para ser um homem importante. Ensiná-la que o segredo e o começo de tudo é SER OBEDIENTE, apesar de tudo.
Criança obediente aos pais é obediente a Deus.


SITUAÇÃO DA CRIANÇA:
A tendência das crianças é desobedecer. Muito há o que se falar sobre isto. Muito há que se falar sobre este relacionamento entre pais e filhos. Muito se deve ao posicionamento dos pais.
Vamos ensiná-las que mesmo assim, tem que obedecer.
 “Ah, mas eu não quero”... “Agora não, depois do desenho; da TV; do jogo...”.  São respostas comuns, mas quem é apostólico precisa obedecer ao envio.

LEITURA BÍBLICA COM AS CRIANÇAS:

Linguagem Kids: Gênesis 37: 13-14
13 Então Jacó disse a José: – Venha cá. Vou mandar você até Siquém, onde os seus irmãos estão cuidando das ovelhas e das cabras. – Estou pronto para ir – respondeu José.
14 Jacó disse: – Vá lá e veja se os seus irmãos e os animais vão bem e me traga notícias. Então dali, do vale de Hebrom, Jacó mandou que José fosse até Siquém, e ele foi. 

SUGESTÃO DE DESENVOLVIMENTO
  • Recorte de revistas apenas rostos  de 10 meninos e de 1 menina. Cole num papel cartão de forma arredondada. Se quiser cole num palito de sorvete e conforme conta a história, mostre numa placa de isopor ou caixa de areia, ou então cole num painel.
  • Recorte o rosto de um bebê para representar José bebê
  • Recorte o rosto de um menino maior
  • Recorte uma blusa ou um casaco colorido.
Para os maiores divida em 2 equipes para que procurem os nomes dos irmãos de José e da irmã.
CONTANDO A HISTÓRIA:
Hoje e nesses domingos que virão nós vamos aprender sobre algumas crianças da Bíblia que foram muito importantes.
Elas são crianças apostólicas.
O que é isto? O que é APOSTOLICO?
Apostólico quer dizer enviado, mas como assim? O que é ser uma Criança Apostólica. Ou uma criança enviada ?

Escreva num bilhete uma ordem qualquer. Ex. “Traga-me um copo de água”, ou “pegue uma bolsa...” Ou “Venha até à minha sala” etc. Coloque num envelope. Dependendo do que está escrito, combine antes com outra professora da outra sala e vice-versa. Chame uma criança e lhe entregue o bilhete e envie-a para realizar a tarefa escrita, exemplificando assim quem deu o envio e quem foi enviado, e explicando o que é ser apostólico.

Era uma vez um homem que se casou duas vezes e teve muitos filhos. Ele teve dez filhos homens. Vamos contar? Um menino, dois, três... e também teve uma filha.
Mas da esposa que ele amava ele não teve nenhum e esta mulher pediu pra Deus que ela tivesse filhos e Deus ouviu sua oração e finalmente depois de muito ela teve um lindo bebê  que ela deu o nome de José.
O papai ficou muito, muito feliz. E como ele era o caçulinha, o menor e da esposa que ele amava, José foi muito querido, o pai lhe dava presentes e como os outros eram mais velhos José nunca saia com seus irmãos, ele sempre ficava com o pai. Um dia o pai lhe deu uma capa muito linda, toda colorida que ele mesmo tinha feito e seus irmãos ficaram com muita inveja dele.
José também tinha muitos sonhos. Os sonhos significavam que quando ele crescesse ele seria um homem muito importante e que todos se ajoelhariam pra ele. Então seus irmãos ficaram com mais raiva ainda e inveja dele.  Ele não sabia, ninguém sabia, mas Deus é que dava esses sonhos para ele.
José era muito obediente aos seus pais.
Um dia, ainda ele era criança, sua mamãe morreu. Ele ficou muito, muito triste! E agora?
Mas José continuou sendo obediente ao seu pai. Como que vocês acham que ele estava se sentindo? Os irmãos tinham inveja e ciúmes dele e também tinham raiva por causa dos seus sonhos, e agora sua mãe tinha morrido. Muitas crianças no lugar dele ficariam revoltadas, rebeldes e desobedientes. Mas José mesmo assim obedecia sempre!
José era escolhido de Deus para ser um homem muito importante. Já pensou se ele não obedecesse?
Um dia seu pai o chamou e disse. José eu preciso de notícias dos seus irmãos, eles saíram já há bastante tempo com as ovelhas. Vai e volta para me trazer notícias deles, tá bom?
Humm... Que ordem era aquela que o pai tinha dado? Seus irmãos já eram bem grandinhos, maiores do que eles eram homens até. Eles é que saíram e não deram notícias, e naquela época não tinha nem celular, nem Facebook, nem twiter, nada disso. José teria que ir á pé mesmo. E ainda atrás daqueles invejosos? Ah, não! Me poupe, não é mesmo? Não é assim que as crianças falam hoje em dia? Ah... Paiê...,  agora não, o jogo nem acabou, peraí...! Ou então já to indooo... E não vai nunca!
Sabe o que José respondeu?
Estou aqui pai!
José estava pronto para obedecer, como ele sempre fez. Não importava o que os irmãos pensavam, ele nem ligava. Ele foi e obedeceu.
E depois daquele dia, demorou muitos anos para ver seu pai novamente. Aconteceram muitas coisas na vida de José, mas por que ele sempre obedeceu e porque naquele dia ele obedeceu seu pai, Deus o transformou no homem mais rico da terra. Ele foi um Governador e quando seus irmãos precisaram de comida ele os ajudou e ajudou toda a sua família quando eles precisaram e salvou toda sua família de uma grande fome e arrumou o melhor lugar para eles morarem.
Diga comigo: Obedecer é o primeiro segredo para ser apostólico. Eu sou obediente. Eu sou apostólico.
Obedecer, não é a coisa mais fácil que tem, é? Mas Deus que crianças obedientes. Criança que obedece aos pais obedece a Deus! Crianças que obedecem a seu envio. Crianças apostólicas. Quem deseja isto? Vamos pedir para Deus nos ajudar. Deus escolheu cada criança aqui pra viver coisas grandes e maravilhosas, em nome de Jesus!
ORAÇÃO

Vamos orar. Levante suas mãos e comece a falar para Deus que você deseja. Que você quer ser obediente.
Ore e profetize obediência na vida de cada criança.

VERSÍCULO: 
Filipenses 3:20
Filhos obedeçam a seus pais em tudo, porque isto agrada ao Senhor

VERIFICAÇÃO DO ENSINO: 
ü  O que é ser apostólico?
ü  O que é ser criança apostólica?
ü  Qual o segredo para ser apostólico?
ü  Quantos filhos e filhas tinha aquele pai? Qual seu nome? (para os maiores)
ü  Qual o nome do seu caçula? Qual o nome de sua mãe (para os maiores)
ü  Por que os irmãos tinham ciúme e inveja dele?
ü  Qual o segredo para ser apostólico?

SUGESTÃO DE ATIVIDADE: 


Faça um caderno para colorir para cada criança. Elas podem colorir a cada domingo e depois grampear ou colocar espiral.
Pra os maiores podem também ter um caderno, mas elas mesmas escreverão as características de cada criança.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário