quinta-feira, 6 de setembro de 2012

AULA 02 - CRIANÇAS APOSTÓLICAS


AULA 02
“EU..., NO PALÁCIO?!”


Ministração:

Moisés nasce no meio de uma matança de crianças; uma ordem de Faraó mataria todos os meninos do povo hebreu.  Quando ele nasceu, sua mãe o escondeu. Mas como não podia mais ocultar um bebê de 2 meses, decide colocá-lo num cesto,  no rio Nilo. A filha de Faraó o encontra e decide ficar com ele. Sua própria mãe o cria e depois de desmamado e crescido é levado para a princesa que o adota e tem o resto da sua infância criado no palácio, com tudo que um príncipe tinha direito: educação, roupas, comidas etc. O nome Moisés é dado pela própria princesa. Moisés então teve que passar por uma grande mudança de família, de hábitos, de casa, de repente, de uma hora para outra ele se mudou de uma casa simples em Gosen para o palácio. Moisés teve tudo o que uma criança poderia querer. Não lhe faltou o carinho e o seio de sua mãe e nem as melhores coisas materiais,  mas tudo isto, já fazia parte de um plano de Deus para libertação do seu povo. Uma criança foi usada para se cumprir o plano de Deus. Neste contexto, duas mulheres, talvez, mesmo sem saber, foram as facilitadoras do envio de Moisés: sua mãe Joquebede e a filha de Faraó.

BASE BÍBLICA:

Êx. 2:1-3; 6,9,10
                            
OBJETIVO:

  • Reforçar o conceito de APOSTÓLICO = SER ENVIADO.
  • Mostrar a criança que Moisés estava nas mãos de Deus e Deus usou pessoas para trazer o livramento para ele e também abençoar sua infância com o melhor. Por quê? Deus queria um homem suprido em tudo e inteligente para libertar seu povo.
  • Mostrar a ela que ela, como Moisés,  está nas mãos de Deus, para ser o que Ele quiser e criança que está nas mãos de Deus nunca vai lhe faltar nada!


SITUAÇÃO DA CRIANÇA:
A alegria, bem estar e satisfação da criança, para ela, está diretamente ligada com aquilo que ela tem ou  possui. Caso lhe falte alguma coisa, ou caso as coisas não aconteçam do jeito que ela quer, já é motivo bastante para choro, manha, birra e falta de educação e frustração. Uma mudança de casa, de escola, podem provocar grandes problemas.
Vamos ensiná-las que a criança apostólica está nas mãos de Deus e todas as coisas cooperam para seu bem.

LEITURA BÍBLICA COM AS CRIANÇAS:

Linguagem Kids: Êxodo 2:9-10
9 Então a filha do faraó disse à mulher: “Leve este menino e amamente-o para mim, e eu lhe pagarei por is­so”. A mulher levou o menino e o amamentou. (deu de mamar para ele até o quanto precisou).
10 Tendo o menino crescido, ela o levou à filha do faraó, que o adotou e lhe deu o nome de Moisés, dizendo: “Porque eu o tirei das águas”.



SUGESTÃO DE DESENVOLVIMENTO
  • Conte a história vestida de filha de Faraó ou como Joquebede, ou as duas. Prepare de um jeito que você possa dramatizar as duas. Ou ainda outra professora pode se vestir e as duas contam a história. Será muito legal as crianças serem recebidas pela “filha do Faraó”, nesta aula!! E conte com objetos:
1.    Leve um cestinho com um boneco para representar Moisés
2.    Rosto de faraó
3.    Combine com as crianças sons que elas farão quando você contar a história.
-Toda vez que você falar bebê, elas farão o som de bebê chorando: Cunhéee.
- Rio= chuáaa...

Mas se apresentar um vídeo, não apresente o outro.

CONTANDO A HISTÓRIA:
Há muito, muito tempo atrás, havia um rei que estava muito bravo, além disso, ele tinha um coração mal. Esta história está aqui na Bíblia e vai nos ensinar, hoje uma coisa muito importante!

Ele estava bravo porque na terra onde ele era Rei morava um povo diferente. Era o povo de Deus. Este povo estava crescendo muito. Todos os anos nasciam muitas crianças e ele ficou com medo que este povo fosse dominar seu país!

Ele deu uma ordem: Todos os bebês meninos que nascesse, os soldados teriam que se lançados ao rio.

Que chorinho é este?! Estou ouvindo um choro de bebê!!  É mesmo é um bebê!
Chiiuu... Não chore...! Os soldados de Faraó não pode ouvir que tem um bebê em casa.

Nasceu naquela casa um bebê muito lindo! Sua mãe estava escondendo o máximo que podia, ela não queria deixar que jogassem seu bebê no rio. Mas o bebê não parava de chorar. É o que fazem os bebês não é mesmo?
Então a mamãe pensou assim: Eu vou tentar salvar meu menino. Ela fez um cesto, fechou bem, tampou todos os buraquinhos, colocou o bebezinho dentro e... Imaginem só onde ela colocou?? No rio!! Já pensou se os soldados o encontram? Já pensou se um crocodilo esbarra com o cestinho? Mas ela acreditou que Deus era quem cuidaria dele. E confiou! Ela acreditou e sabem o que aconteceu?
A filha do faraó encontrou o cesto! ... Meu Deus...! E agora? Ela vai entregar para o Faraó!
Nãooo. Ela disse este bebê vai ser meu filho. Vou ficar com ele. Seu nome é MOISES.
E sabem quem cuidou do bebê e deu de mamar para ele? Sua própria mamãe!
A princesa falou assim : Cuide o meu bebê e quando ele ficar maiorzinho traga-o de volta pra mim,, que ele é o meu bebê, e eu vou te pagar o seu salário.
Que alegria!... Que festa!... O bebê estava voltando para casa e nada de mal lhe aconteceu, e era protegido da filha do faraó. Quem vocês acham que cuidou do bebê? ... FOI DEUS...
Este menino estava nas mãos de Deus, porque Deus tinha um plano muito grande para ele.
Quando Moisés já estava grandinho, sua mãe o trouxe de volta para o palácio.
Agora estava na hora de uma mudança. Moisés não ficaria mais com a mamãe, mas com a princesa.
Eu acho que Moisés ficou pensando: No palácio, eu? Imagine, só, ele entrando no palácio e olhando pra cima, pra tudo... Aquela agora era a casa dele! Que mudança, hein!
Mas ele estava nas mãos de Deus. Moisés cresceu no palácio com tudo de bom. Um quarto só pra ele. Roupas diferentes e aprendeu também coisas diferentes. Estudou e ficou um homem. E Deus usou a vida dele para libertar seu povo de serem escravos do Faraó.
Moisés teve medo, será? Sim ele teve... Tudo era novo para ele. Mas Deus estava cuidando de tudo. E cuidou dele pra toda vida.
E é assim que Deus vai fazer com cada criança. Vocês estão nas mãos de Deus. E Deus vai afazer muitas coisas boas pra vocês, pra sempre.
Moisés quando criança, não tinha ideia porque ele estava ali, mas Deus sabia tudo.
Moisés foi enviado de Deus. APOSTÓLICO.
Moisés foi usado por Deus pra fazer os planos dele.
Quantas aqui querem que Deus use para fazer seus planos?

ORAÇÃO

Vamos orar. Levante suas mãos e comece a falar para Deus que você deseja. Que você quer estar nas mãos dele. Que você quer ser uma criança apostólica. Enviada por Deus para fazer os planos dEle, em nome de Jesus. (Peçam para repetir).
Ore e profetize obediência na vida de cada criança.

VERSÍCULO: 
Filipenses 3:20
Filhos obedeçam a seus pais em tudo, porque isto agrada ao Senhor.

VERIFICAÇÃO DO ENSINO: 
ü  O que é ser apostólico?
ü  O que é ser criança apostólica?
ü  Qual o segredo para ser apostólico?
ü  Qual o nome daquele bebê? Por quê?
ü  Quem queria matar todos os meninos? Por quê?
ü  O que a mãe do bebê fez pra salvá-lo?
ü  Quem o encontrou?
ü  Aconteceu algum mal para o bebê?
ü  Que trato ela fez com a mãe de Moisés?
ü  Moisés voltou para o palácio? Por quê?


SUGESTÃO DE ATIVIDADE: 


  • Faça um caderno para colorir para cada criança. Elas podem colorir a cada domingo e depois grampear ou colocar espiral.
  • Pra os maiores podem também ter um caderno, mas elas mesmas escreverão as características de cada criança.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário