terça-feira, 27 de março de 2012

Campanha VALORES KIDS - Aula 01


INTRODUÇÃO

Vivemos em um mundo de conflitos e temos a missão de ensinar a Palavra de Deus, onde estão nossos valores, que fundamentarão as escolhas e decisões de nossas crianças quando forem adultas. Ao nosso redor, temos violência, corrupção, competição, jogos de poder, desprezo pelo ser humano, falta de amor ao próximo e outras malignidades que fogem daquilo que é a vontade de Deus para o ser humano.
Através desta Campanha, vamos consolidar nas crianças os valores bíblicos para que não se transformem em adultos sem referenciais, sejam eles de cidadania ou de amor ao próximo. Ensinaremos as crianças onde está a verdadeira alegria em obedecer a Deus e a sua Palavra. Mostraremos que sempre é melhor obedecer do que sacrificar. Ensinaremos que seguindo a vontade de Deus nós teremos vitória!
Para falar de valores sem parecer uma simples cobrança, uma aula de moral é necessário utilizar estratégias diferenciadas. Desta forma, seguiremos o exemplo de Jesus e contaremos as verdades bíblicas através de parábolas, ou seja, histórias ilustradas (ou que são desenhadas na nossa mente) que nos fazem refletir e depois faremos uma analogia com as verdades bíblicas.
Teremos novas estratégias, contando com recurso de áudio em mp3, de vídeo e sugestão de bibliografia para quem quiser adquirir o livro das histórias. Através destes recursos as crianças estarão desenvolvendo o prazer de ouvir histórias e também guardando na mente e no coração experiências que levarão por toda vida.
É importante saber que existe uma diferença entre ler e contar uma história. Quando você lê uma história você apenas diz ou informa aquilo que está escrito. Por outro lado, quando você conta uma história e se envolve com o que está falando, você produz emoção e transmite o sentimento que aquela história quer passar. Sendo assim, vamos permanecer no segundo exemplo, nos empenhando e nos empolgando, mostrando o valor que desejamos que a criança aprenda.

Um grande abraço e boa campanha.







AULA 1

VERDADE


BASE BÍBLICA:
  • João 8:32 “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.
  • João 14:6 “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai senão por mim”.


SUGESTÃO DE LOUVOR:

ñ  Aline Barros: MESTRE MANDOU
ñ  Aline Barros: EU LI NA BIBLIA
ñ  Aline barros: MENTIRA NÃO

                       
 OBJETIVO

  • Aprender sobre a verdade e saber que a verdade nos liberta e traz consequências positivas (é sempre melhor e certo diante de Deus falar a Verdade).


SUGESTÃO DE DESENVOLVIMENTO

  • Adquirir o livro ou mostrá-lo no computador, em slides;
  • Expor a história em vídeo ou em áudio.


EXPOSIÇÃO DA AULA

Una-os em roda. Você pode jogar um edredon ou tapete no chão da sala, com algumas almofadas e deixá-los bem à vontade como se fosse uma sala de leitura. Este momento deve ser bem prazeroso.
Diga que irão ouvir uma história. Jesus costumava contar histórias para as pessoas entenderem suas lições de vida.
Após a história diga que irão conversar sobre ela.
Esta história fala sobre VERDADE.
Inicie a história...
Após a história fale com eles que Jesus nos pede para que sempre digamos a verdade, pois a verdade nos libertará e sempre trará bons frutos (coisas boas). Jesus se define como sendo a Verdade e nós que temos Ele no coração precisamos sempre andar em Verdade.
Quem conta a verdade conquista a confiança dos pais e de todos que estão a sua volta.
Quem se lembra da história de Ananias e Safira? (Atos 5). Professor, conte para as crianças esta história de forma resumida e mostre que quem não fala a verdade sempre sofre alguma má consequência.
Certa vez Jesus disse para que todos os homens tivessem o coração igual a de uma criança. E sabe por quê? Porque a criança fala tudo o que pensa. Se gosta diz que gosta, se não gosta diz que não gosta e é este coração sincero que temos que manter não só quando criança, mas também quando formos adultos.
Leia com eles Mateus 5:8.


ORAÇÃO

Senhor eu quero sempre falar a verdade. Que o Senhor me ajude a não esconder nada dos meus pais e nem daqueles que cuidam de mim, em Nome de Jesus amém!


VERSÍCULO PARA MEMORIZAR

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”.
João 14:6


ATIVIDADE EM SALA

A cada aula vamos plantar com as crianças sementes em um copinho ou vasinho que vão representar o Valor que a criança aprendeu na semana. Sempre no copinho plantado, colocar escrito o Valor (nesta semana, escrever VERDADE). Faça apenas um vaso por aula. Deixe as crianças decorarem. Você pode sempre plantar a mesma semente ou pode variar e criar até um mini horta com as crianças. Você pode trazer mudas de manjericão, alecrim, hortelã... isso vai deixar um perfume e uma alegria maravilhosa na sala... mostre como estes Valores que elas irão aprender trazem bons frutos.
OBS: caso você já tenha utilizado o recurso da plantação recentemente, você pode fazer outra atividade, como um painel com os valores ou outra que achar interessante, de forma que a toda semana haja o ensinamento visível na sala de aula.


VERIFICAÇÃO DE ENSINO

Cite alguma situação e pergunte como agiriam de forma que diante de um problema eles optem pela atitude correta.
Ex: Se você estivesse pulando em cima da cama enquanto seus pais estivessem trabalhando e quebrasse o estrado, você iria contar ou esconder dos seus pais?
Se você ganhasse troco a mais do dono da venda ao pagar uma conta, você devolveria?
Diante das respostas, vá dando as lições da Bíblia, nossos valores, para resolver estas questões.
Assim estaremos levando a Palavra de Deus para além dos muros do Kids da igreja.



Livro : A semente da verdade. Conto japonês.
Autora: Patrícia Engel Secco
Editora melhoramentos  - custo R$18,50.
Disponível nas melhores bibliotecas públicas




Nenhum comentário:

Postar um comentário