terça-feira, 27 de março de 2012

Campanha das BEM-AVENTURANÇAS - Aula 01



 MATEUS 5:1-12 (R.A.)
1.    Quando Jesus viu aquelas multidões, subiu um monte e sentou-se. Os seus discípulos chegaram perto dele,
2.    e ele começou a ensiná-los, dizendo:
3.    Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas.
4.    Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará.
5.    Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido.
6.    Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas.
7.    Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas.
8.    Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus.
9.    Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos.
10. Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas.
11. Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores.
12. Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês...

                                         Introdução para os Formadores

Neste Ano Apostólico de Mateus, vamos ensinar as crianças os valores de Cristo sobre o tema As Bem-Aventuranças.

Vamos falar neste ano, sobre como é bom ser feliz, como é ser: BEM AVENTURADO na terra em qualquer situação. 

E JESUS entregou a sua igreja segredos espirituais para ser feliz em Mt. 5:1-11

Em cada aula o conceito de ser BEM AVENTURADO deve ser explicado de forma 
 dinâmica, clara e ilustrativa para cada criança.

O que é bem aventurança? O que é ser bem aventurado?

“É a felicidade daquele que está em paz com Deus. As bem-aventuranças são a nossa ética cristã ligada aos valores espirituais que fortalecem diariamente a nossa fé. Logo, não devemos abrir mão desses valores.”

Vamos firmar o conceito a partir da definição e entendimento das próprias crianças. Você poderá usar estratégias diferentes em cada aula.

  1. Para as crianças menores, que não sabem escrever você pode deixar recortes de revistas espalhados e elas vão escolher figuras que representam FELICIDADE  e depois falar sobre elas.

  1. Faça uma oficina de arte. Vamos explorar mais atividades que envolvam pintura, massinha, recortes, artesanatos, artigos recicláveis para que todas as nossas tardes sejam produtivas e agradáveis. As crianças precisam sair da rotina!!!

  1. Para os maiores além das ideias acima, nós iremos montar um mini livrinho (por criança) colorido das Bem-Aventuranças e cada criança deverá trazer todos os domingos para ser completado. Todas as instruções seguirão na próxima Aula (aula 2).

  1. Vamos montar com papel Kraft uma imagem corporal de uma criança ou seja, contorne com canetinha o corpo dela e cole na parede a folha. Nomeie esta imagem de Mateus, o discípulo de Jesus. A cada aula vamos dar forma a imagem, colocando roupa, acessórios...  


 ES:

REFLEXÃO

          Jesus subiu ao monte e começou a ensinar seus discípulos segredos e valores espirituais para serem felizes.

  • O monte é um lugar especial aonde Jesus está.
  • No monte Jesus ensina seus discípulos, aqueles que depois seriam os apóstolos.

Formadores Apostólicos: O nosso objetivo nesta Campanha é:

  1. Levar as crianças onde está JESUS, isto é, levá-las a ter uma experiência com Jesus; levá-las a ser seguidores, “discípulos de Jesus”, porque aos discípulos é dado o privilégio de aprender com JESUS.

  1. Mostrar as crianças que, com JESUS, podemos aprender os segredos e valores espirituais para sermos FELIZES.

Que o Senhor possa te abençoar muito neste ANO. Temos uma Palavra Profética sobre nós. Sobretudo,


Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa
está guardada no céu para vocês...”

DEUS TE CONHECE... ABRA TEU CORAÇÃO PARA QUE AS CRIANÇAS RECEBAM
 AS BEM-AVENTURANÇAS ATRAVÉS DA SUA VIDA!

TEM MUITA HONRA TE AGUARDANDO POR CONTA DA TUA DISPOSIÇÃO
EM FORMAR CADA CRIANÇA NAS VERDADES E VALORES ESPIRITUAIS!!!

  




APOIO PEDAGÓGICO RENASCER KIDS







AULA 1

BEM-AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITO,
PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS


MINISTRAÇÃO: Jesus escolheu os seus discípulos para ensinar um dos grandes segredos espirituais de como ser feliz. Mateus foi um homem marcado por esta experiência com Jesus.  Neste sentimento vamos ensinar as crianças que o Reino dos Céus pertence aqueles que são pobres de espíritos (em outras traduções: humilde de espírito), ou seja, aqueles que dependem exclusivamente do Senhor e de seu Amor em toda e qualquer circunstância de sua vida.
BASE BÍBLICA: Lucas 5:27-32


OBJETIVO:

  • Iniciar a Campanha explicando que Jesus especialmente escolheu os discípulos para ensinar a verdadeira felicidade – Bem-Aventurança.

  • Ensinar às crianças a importância de ter a pureza de coração e viver longe do pecado não se deixando contaminar.

  • Ensinar as crianças que Jesus é o nosso Bem Maior, é nele e através d´Ele que temos a verdadeira felicidade. Compreender que não são os bens materiais que nos trazem a felicidade e sim os verdadeiros valores que é a família, os amigos, a saúde, a vida...


SITUAÇÃO DA CRIANÇA:

As crianças dependem completamente de seus pais, que decidem tudo por elas, mas elas precisam entender que a nossa dependência maior vem de Deus e do cuidado que Ele tem por nós e pela nossa família.
            Precisamos nos preocupar em amar nossas crianças, ensinando o que realmente é a Felicidade, quais os verdadeiros valores da vida, como Jesus ensinou aos seus discípulos.


LEITURA BÍBLICA COM AS CRIANÇAS

Mateus 5:3 (Linguagem Kids)

 “Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas’.
                                                                                               




SUGESTÃO DE DESENVOLVIMENTO

  • Vamos montar um BONECO DE PAPEL representando Mateus (chame um ajudante) e a cada ministração vamos colocar itens para transformar a imagem sem forma, sem cor no discípulo Mateus.


CONTANDO A HISTÓRIA:

Galerinha!!! Feliz Ano Apostólico de Mateus!!!!

Para aprendermos sobre Mateus, vamos falar sobre algo muito, mas muito importante mesmo... sobre Bem-Aventurança.... O que será Bem-Aventurança??? (Incentive-os a comentar).

            Humm...vou ajudar vocês... Bem-aventurança, significa....

(Ministro, interprete uma pessoa muito Feliz, andando/marchando...)

Hoje vou falar de um homem muito especial da bíblia que teve a sua história mudada através dos ensinamentos de Jesus. Vocês sabem quem é esta pessoa??? Mateus!!!

Para isso vou precisar de um ajudante (contorne com canetinha e cole na parede).

Mateus não tinha amigos. Ele era um judeu e trabalhava para os romanos que eram considerados um povo inimigo. Por isso, sempre estava sozinho, não sorria, não brincava e em todos os lugares que passava fazia uma cara muito brava. O trabalho dele era recolher dinheiro das pessoas e colocar “medo” nelas para que nunca deixassem de pagar os impostos para o imperador.

Mateus era um homem vazio, que vivia de mal com a vida, e seu espírito parecia um desenho sem forma e sem cor. Como nesta imagem que acabamos de desenhar. Um dia ele teve um encontro com uma pessoa que mudou a sua vida. Sabem quem era esta pessoa? Esta pessoa era JESUS!


Mateus estava sentado, trabalhando, e Jesus passava por ali com uma multidão. Então Ele olhou para Mateus e disse: Segue-me.

O que será que Mateus pensou? Será que ele pensou: - por que que vou seguir este homem? Eu já tenho tudo... Eu tenho trabalho... Eu sei fazer as coisas sozinho...

Nada disso! Mateus tinha um coração humilde! Ele decidiu seguir a Jesus, pois sabia que algo de muito especial poderia acontecer com ele.

Hoje em dia, não são todos que têm o coração igual ao de Mateus... tem pessoas que não querem a Jesus, pois acham que são boas demais. Isto é ser arrogante. Mas Deus quer que sejamos humildes, assim como Mateus foi ao encontrar com Jesus.

Depois que falou com Jesus aconteceu algo tão diferente com Mateus que ele começou a pular, e se sentiu tão bem que resolveu dar uma festa. Chamou as pessoas que trabalhavam com ele, Jesus e a multidão que o seguia e levou todos para sua casa. Fez um grande banquete e aquele foi um dos dias mais felizes de sua vida.

Um verdadeiro encontro com Jesus muda a vida das pessoas.

Porém...

Alguns homens que não gostavam de Mateus, conhecidos pelo nome de Fariseus, foram até o banquete e acusaram Jesus e os discípulos, dizendo:

- Por que vocês comem e bebem com os publicanos e pecadores? Eles são maus, trabalham para nossos inimigos e tiram muito dinheiro de nosso povo.

Mateus ficou com muita raiva naquele momento. Poderia ter expulsado aqueles homens de sua casa, mas resolveu esperar o que Jesus iria fazer e Jesus disse:

- Os sãos não precisam de médico, mas sim os doentes. Não vim chamar os justos, e sim pecadores para o arrependimento.

Jesus veio chamar àqueles que precisam Dele. Mateus abriu seu coração para receber Jesus e foi transformado. Não deu mais espaço para voltar a ser aquela pessoa que ninguém queria estar perto.

Nós também precisamos abrir o nosso coração para Jesus, desta forma Ele sempre estará perto de nós. Em toda situação que precisarmos Ele estará do nosso lado. Esta é a marca da Salvação, daquele que tem o reino de Deus em sua vida.

            Quem quer ter um coração que agrada a Deus??? Vamos sempre receber a Palavra do Senhor e obedecê-Lo! Ore com as crianças.

Faça o chamamento para aquelas ainda não aceitaram a Jesus.


ORAÇÃO

Agradecer ao Senhor pela nossa salvação e mesmo que falte alguma coisa, agradecer ao Senhor em todos os momentos. Orar para que Deus tire a tristeza, angústia e console o coração, como foi ministrado hoje.


VERSÍCULO: 

“Jesus é o caminho, a verdade e a vida” Jo 14:6


VERIFICAÇÃO DO ENSINO: 

Vocês sabiam que aqueles que obedecem a Jesus são humildes de coração?

Será que é só com Jesus que devemos ser humildes?

Quem tem dificuldade em obedecer a mamãe e o papai?

Quem acha que é melhor do que o amigo em alguma coisa e que não precisa de ajuda ou de conselho?

Quem acha que é o melhor em tudo?

Professor, vá perguntado e ministrando para ver se as crianças entenderam o que é humildade. Vc pode criar diversos outros exemplos.


MINISTRAÇÃO DE OFERTA
AULA 01

       Jo 14:6

         Jesus é maravilhoso, é através dele que temos vida, alegria, saúde, família e que estamos hoje aqui na igreja reunidos com nossos amigos.
            Em tudo Ele tem cuidado de nós e hoje vamos entregar uma oferta agradecendo por tudo que Ele é e faz por nós!




Um comentário:

  1. Parabéns!!!! Que linda aula!!! Vou começar a aplicar essa sequência a partir da semana q vem,. De tanto q amei.

    ResponderExcluir