quinta-feira, 3 de abril de 2014

VALORES DE CALEBE - AULA 06 - INTEGRIDADE

AULA 6 – Valores da Personalidade de Calebe

Integridade

Integridade vem do latim integritate, significa a qualidade de alguém ou algo ser íntegro, de conduta reta, pessoa de honra, ética, educada, brioso, pundonoroso , cuja natureza de ação nos dá uma imagem de inocência, pureza ou castidade, o que é íntegro, é justo e perfeito, é puro de alma e de espírito. Fonte Wikipédia.

Adultos íntegros é o que queremos ter na igreja do futuro. Para isto, precisamos formar um caráter cristão bem formado nos pequenos.
Mas como formar um caráter cristão genuíno, se nem nós não temos bons procedimentos. A criança imita o adulto e que atitudes temos tido na frente das crianças?
Para nos ajudar neste raciocínio assista ao vídeo... http://www.youtube.com/watch?v=j0aT3-5-zTo
Vamos ser íntegros e ensinar este valor e princípio básico do caráter de Cristo sendo seus imitadores e assim as crianças poderão ter bons referenciais e não se tornar adultos problemáticos e sem caráter. A mudança deve começar em nós.
Boa Campanha!

Base Bíblica  - Daniel 1, Salmo 51
Objetivo

·    Apresentar o valor integridade para as crianças,
·       Imitar a Cristo e não o homem, pois o homem falha.
·       Desenvolver ao longo da campanha, um caráter cristão.

Situação da Criança

        Infelizmente, as crianças estão expostas a todo tipo de situação na atualidade. Por isto, diante de tantas situações que confrontam a palavra de Deus, muitas crianças ficam perdidas em sua formação e acabam desenvolvendo um caráter deformado. Mas temos que lembrar que nenhuma criança nasce mentirosa, preconceituosa, violenta, ela aprende isto com o meio em que vive e com os adultos ao seu redor. Muitas vezes vemos resultados catastróficos. Neste contexto, a criança torna-se um adulto problemático e ai em sua busca para mudar, encontra na religião uma luz no fim do túnel.
Aqui entramos nós para não permitir que seja necessário esta imensa travessia de deserto até chegar na terra prometida.
Isto pode começar já, e temos um papel fundamental nesta formação. Então, mãos à obra!


Sugestão para o desenvolvimento da Aula

 Você precisará de:

Um documento original e uma xerox. Pode ser um RG ou uma conta de luz, água.

Um papel cartão vermelho e um azul. Podem ser de outras cores também. Cole a parte colorida de frente uma para outra no dia anterior a aula. Na hora você deve puxar as duas folhas. As crianças devem notar que parte do papel vermelho ficou no azul e parte do azul ficou no vermelho.

Um copo, liso, de água.


Contando a História

       
         Reúna as crianças em roda e inicie, hoje iremos falar de integridade. Vocês sabem o que é? Deixe que se expressem. Pois bem, ser integro é fazer o que é certo, mesmo quando todo mundo não quer fazer.
      Lembram de Calebe? Deus mandou espiar a terra para conquistá-la e mesmo tendo sido Deus falando que ia dar vitória a eles, não quiseram ir apenas Calebe e Josué foram íntegros e não mudaram de opinião por causa das dificuldades.
      As vezes na escola, em casa etc sabemos o que é certo e o que temos que fazer, mas pra não ficar chato, acabamos fazendo o que as pessoas nos impõe. Mentindo, falando mal de alguém, tirando sarro etc.
        Jesus não se agrada disto. Ele quer que sejamos a mesma pessoa em casa, na escola e na igreja. Temos que ser íntegros em qualquer lugar.
        Você pode pensar, ah mas meu pai xinga, fala palavrão no trânsito, minha mãe mente dizendo que não está em casa para não atender o telefone! Meu pai fuma! Etc... Pois então, você terá uma atitude diferente neste caso, imitará a Cristo e não a eles.
        Veja este papel que colei. Puxe as partes e mostre a sala como o papel ficou... Partes de uma cor na outra e vice versa. É assim que acontece quando andamos perto de pessoas que não são integras. Nos contaminamos.
        Temos que ser como este copo de água. Falar sempre a verdade e não aceitar fazer o que os outros querem só pra ser aceito no grupo. Quem não quer ser seu amigo, por não fazer a vontade dele, não quer ter a sua amizade de verdade.
        Temos que ser originais, olhe este documento ou conta original e a cópia. Eles são idênticos. Embora não tenham a mesma cor as informações de um estão no outro, isto mostra que o documento é integro não foi adulterado.
        Tenha o caráter de Cristo, não se deixe ser adulterado por mal exemplos ou por imposição dos outros.
        Vamos ler Daniel 1: 1 a 20 ele foi um grande exemplo de integridade assim como Calebe.
Vamos orar?


Versículo  

Daniel 1 vesiculo 8 – Daniel propôs no seu coração, não se contaminar com as comidas do rei.

Verificação do Ensino

·         Que significa ser integro?
·         Por que Calebe foi integro?
·         O que nos faz ter um caráter integro?
·         Que outro personagem também e um exemplo de integridade?
        

Atividade

·       Faze desenhos com uso de carbono. Pra mostrar integridade de uma imagem em outro papel.

Lembrancinha


·       livre


Nenhum comentário:

Postar um comentário