quinta-feira, 3 de abril de 2014

VALORES DE CALEBE - AULA 04 - VERDADE

AULA 4 - VERDADE


Vivemos em um mundo de conflitos e temos a missão de ensinar a Palavra de Deus, onde estão nossos valores, que fundamentarão as escolhas e decisões de nossas crianças quando forem adultas. Ao nosso redor, temos violência, corrupção, competição, jogos de poder, desprezo pelo ser humano, falta de amor ao próximo e outras malignidades que fogem daquilo que é a vontade de Deus para o ser humano.
Através desta Campanha, vamos consolidar nas crianças os valores bíblicos para que não se transformem em adultos sem referenciais, sejam eles de cidadania ou de amor ao próximo. Ensinaremos as crianças onde está a verdadeira alegria em obedecer a Deus e a sua Palavra. Mostraremos que sempre é melhor obedecer do que sacrificar. Ensinaremos que seguindo a vontade de Deus nós teremos vitória!
Para falar de valores sem parecer uma simples cobrança, uma aula de moral é necessário utilizar estratégias diferenciadas. Desta forma, seguiremos o exemplo de Jesus e contaremos as verdades bíblicas através de parábolas, ou seja, histórias ilustradas (ou que são desenhadas na nossa mente) que nos fazem refletir e depois faremos uma analogia com as verdades bíblicas.
Teremos novas estratégias, contando com recurso de áudio em mp3, de vídeo e sugestão de bibliografia para quem quiser adquirir o livro das histórias. Através destes recursos as crianças estarão desenvolvendo o prazer de ouvir histórias e também guardando na mente e no coração experiências que levarão por toda vida.
É importante saber que existe uma diferença entre ler e contar uma história. Quando você lê uma história você apenas diz ou informa aquilo que está escrito. Por outro lado, quando você conta uma história e se envolve com o que está falando, você produz emoção e transmite o sentimento que aquela história quer passar. Sendo assim, vamos permanecer no segundo exemplo, nos empenhando e nos empolgando, mostrando o valor que desejamos que a criança aprenda.


Base Bíblica

·         João 8:32 “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.
·        João 14:6 “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai senão por mim”.



Objetivo

·       Apresentar as crianças valores cristãos presente na personalidade de Calebe;
·       Compreender o que é VERDADE;
·       Desenvolver valores cristãos a partir de exemplos bíblicos;
·       Compreender os benefícios de termos um caráter cristão no mundo espiritual e físico.

Situação da Criança

Com a crise da família no mundo, valores estão sendo deixados de serem ensinados para as gerações atuais.
A bíblia cita que nos últimos tempos os homens estariam frios, dando vazão a brigas, intrigas, invejas etc...
Por isto iremos denunciar esta malignidade incutindo em nossas crianças valores cristãos que nos fazem ser diferenciados neste mundo.
Através deste posicionamento avançamos no mundo espiritual e fazemos a diferença no mundo em que vivemos. Afinal, estamos no mundo, mas não somos do mundo.

Sugestão para o desenvolvimento da Aula

Você precisará:
·        O pote vazio – Conto Oriental


·        Expor a história em vídeo ou em áudio ou simplesmente realizar a leitura.

Contando a História


      Una-os em roda. Você pode jogar um edredon ou tapete no chão da sala, com algumas almofadas e deixá-los bem à vontade como se fosse uma sala de leitura. Este momento deve ser bem prazeroso.
Diga que irão ouvir uma história. Jesus costumava contar histórias para as pessoas entenderem suas lições de vida.
Após a história diga que irão conversar sobre ela.
Esta história fala sobre VERDADE.
Inicie a história...
Após a história fale com eles que Jesus nos pede para que sempre digamos a verdade, pois a verdade nos libertará e sempre trará bons frutos (coisas boas). Jesus se define como sendo a Verdade e nós que temos Ele no coração precisamos sempre andar em Verdade.
Quem conta a verdade conquista a confiança dos pais e de todos que estão a sua volta.
Quem se lembra da história de Calebe? Professor, conte para as crianças esta história de forma resumida e mostre que quem não fala a verdade sempre sofre alguma má consequência.
Ele foi enviado para espiar Canaã. E na volta contaram tudo o que realmente viram... Mas tiveram  medo. Contudo, o medo não paralisou-o. Ele reconheceu que era difícil, mas cria que se Deus era com ele e iria conseguir. Leia com os maiores Números 14: 7 a 9.
Quantas vezes quando acontece algo, pensamos em mentir pra não levar bronca ou ficar bem com alguém... Deixe que se expressem...
As vezes choramos, as vezes ficamos tristes, mas quando falamos a verdade, o Senhor abençoa e ainda que formos culpados por algo que aconteceu, Deus nos perdoa e livra.
Certa vez Jesus disse para que todos os homens tivessem o coração igual a de uma criança. E sabe por quê? Porque a criança fala tudo o que pensa. Se gosta diz que gosta, se não gosta diz que não gosta e é este coração sincero que temos que manter não só quando criança, mas também quando formos adultos.
Leia com eles João 8:44.

 Boa aula!
Oração

         Senhor eu quero sempre falar a verdade. Que o Senhor me ajude a não esconder nada dos meus pais e nem daqueles que cuidam de mim, em Nome de Jesus amém!

Versículo  

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”.
João 14:6


Verificação do Ensino

·         Que significa verdade pra você?
·         O que fazer quando temos medo de falar a verdade?
·       Porque temos que desenvolver o hábito de falar a verdade?
·       Quem é o pai da  mentira?


Atividade

         Telefone sem fio – fazer analogia com a fofoca grande inimiga da verdade.

                  
Lembrancinha
 Livre

Oração do ano apostólico de Calebe, solicitar que orem durante a semana e aos menores que o papai ore o último parágrafo em algum dia da semana... O papai fala e o filho repete a frase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário