quinta-feira, 3 de abril de 2014

VALORES DE CALEBE - AULA 05 - LOUVOR

                                   AGRADECIDO - LOUVOR

      Vamos então falar do Espírito Diferente que havia em Calebe? Ele estava em submissão. Debaixo de uma missão divina e por tudo que já havia visto e vivido creu que Aquele que e poderoso é quem iria ajudá-los.
      O contrário de murmuração é elogiar. Louvar é elogiar a Deus por tudo o que ele nos fez. A palavra nos ensina que Deus habita no meio dos louvores. E que o louvor liberta, é uma poderosa arma espiritual.
       Fora murmuração! Viva o louvor ao nosso Deus!
       Calebe e Josué foram gratos a Deus e ao invés de murmurarem, pelos gigantes, pelas dificuldades existentes na terra que teriam que conquistar, louvaram a Deus pela oportunidade de os chamarem para liberdade e conquista.
      

Base Bíblica
              Números 13:25 a 30,  Números 14: 1 a 12. Números 14:20 a 38. Salmo 22:3, Salmo 148, Atos 16:23 a 26.
Objetivo

·       Relembrar com as crianças mais uma característica presente na personalidade de Calebe e que fizeram com que ele tivesse um Espírito diferente: Louvor.
·       Relembrar as características estudadas a partir de outros exemplos bíblicos;
·       Compreender os benefícios de ter um Espírito de louvor e não de murmuração.

Situação da Criança

        Ter um Espírito Diferente é ser como Calebe, não desistir, enfrentar os problemas e não murmurar, crendo que Deus não se enganou. Ele já falou o que irá acontecer, então é preciso acreditar que Aquele que começou a boa obra é fiel e justo para terminá-la.
        Vamos nesta aula mostrar que temos que ser a mesma pessoa em casa, na escola e na igreja...
         É comum a criança apresentar comportamentos diferentes em casa e em ambientes públicos. Por vezes vemos pais comentando: -Nossa professora como você consegue! Em casa ele não faz, não quer, etc...
Isto acontece porque a criança quer ser aceita no grupo e no meio dos outros acaba fazendo tudo o que o professor manda porque será bem aceito.
        Mas isto não é saudável, satanás se aproveita disto para colocar rebeldia no coração das crianças... Chegando em casa e apresentando outro comportamento, a mãe diz: -Não sei o que você vai fazer na igreja...
        Neste momento, satanás conseguiu o que ele queria confusão, intriga, revolta, rebeldia, murmuração, gritaria.
        Vamos dizer NÃO!!! A satanás e ensinar as crianças a ter um Espírito Diferente, calmo, manso, tranquilo e que não murmura, não recama, não bate e nem fala palavrão, mas que conversa para resolver seus problemas.
        Fala com gentileza om a mamãe, sem responder de qualquer maneira ou com grosseria e malcriação. Calebe nunca enfrentou Moisés como os outros do povo. Houve um que colocou o dedo no rosto de Moisés exigindo que trocassem de líder...
        Hoje no mundo moderno, por tudo que comentamos acima, as pessoas perderam a noção de respeito a autoridade, são insubmissos, reclamam de tudo e de todos ao invés de buscar um direcionamento de Deus e ver o Mar Vermelho se abrir, cair maná e carne do céu, sair água da rocha... Por isto, vamos denunciar esta deformação no nosso meio em nome de Jesus!!!


Sugestão para o desenvolvimento da Aula

Você precisará:

·       Bíblia ou
·       Vídeo em um pen drive ou DVD para passar para as crianças, se preferir.


Contando a História

       
         Reúna as crianças em roda e continue introduzindo a história como de costume...
       Olá amiguinhos, tudo bem? Como foram de semana?   
        Hoje iremos falar de louvor! Você sabe o que é louvor? Deixe que se expressem... É uma arma poderosa. Olha só o que aconteceu com dois homens de Deus que foram pra prisão injustamente e ao invés de murmurar... LOUVARAM!!! (você pode contar ou apresentar o vídeo para as crianças). Com os mais velhos leia Atos 16:23 a 26.
       Naquela época de Calebe, muitos anos antes desta história que acabamos de ver, as pessoas só reclamavam, eram chatas... pareciam pessoas mimadas... E olha que no meio do caminho. Deus mandou pão do céu, carne do céu, fez sair água fresquinha da rocha... E naquele calor do deserto fez uma nuvem especialmente para protegê-los de dia e uma roda de fogo para os proteger de noite!!!! Isto porque o deserto é que nem este calor que está fazendo estes dias, mais uns dez graus acima e a noite é um frio que só Deus. E com tudo isto, sabe o que o povo fazia? Criticava Moisés, eles o acusavam de ter tirado eles do Egito... Lembram quando Deus abriu o mar? Então, e tê-los trazido pro deserto pra sofrer.. Eles preferiam voltar pra lá e serem chicoteados, humilhados...
       E quanto mais faziam isto, é como se eles andassem cada vez mais “para trás” lembram? Até fizemos uma estrada para mostrar isto... Pecando andando pra trás e louvando (não murmurando) andamos pra frente. e um caminho que demorava 40 dias até a terra prometida durou 40 anos.
       Mas Calebe, era o único que não reclamava, ele tinha um Espírito Diferente!!! Os problemas vinham e ele resolvia. Ele não chorava, não se jogava no chão, não batia a cabeça na parede, ele conversava com Deus e conversava com Moisés seu líder. Calebe sabia que o líder era um homem que Deus preparou para ajudá-lo. Da mesma maneira nossa mãe, pai, professora, pastores, bispos etc.
        Então tenha um espírito diferente, não reclame agradeça por tudo! Faça a coisa certa não só na igreja, mas onde você estiver dê um bom testemunho de Cristo. LOUVE AO INVÉS DE RECLAMAR, MURMURAR...

                                                                                                       Boa aula!

Oração

         SENHOR EU TE AGRADEÇO POR TE CONHECER... EU DECLARO QUE QUERO TER UM ESPÍRITO DIFERENTE. TIRA TODO NERVOSO, RAIVA E RECLAMAÇÃO DE DENTRO DE MIM. QUE DA MINHA BOCA SÓ SAIA PARAVRAS QUE ME FAÇAM ANDAR PRA FRENTE E CONQUISTAR MINHA VITÓRIA. EM NOME DE JESUS, AMÉM...
Versículo  

Josué 14:24 – Porém Calebe entrará na terra prometida, porque nele houve um Espírito Diferente. (adaptado)

Verificação do Ensino

·         Que significa LOUVOR? (Elogiar a Deus)
·         Por que Calebe teve um espírito diferente?
·         O que nos faz andar pra trás e nunca conquistarmos nossa bênção?
·         O que podemos fazer para voltar a andar para frente?
        

Atividade

·       Colocar o CD do Renascer praise 18 ou um que as crianças gostem e em determinado momento parar a música e pedir que cantem. Como numa competição de Qual é a música! O grupo que cantar o trecho certo pontua.

Lembrancinha


LIVRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário