segunda-feira, 29 de julho de 2013

Férias Com Jesus - Aula 03


AULA 3
Ter na memória o que nos traz esperança...

Leitura - Lamentações 3:21

Ministração:



Hoje vou contar pra vocês a história de Guilherme Augusto Araújo Fernandes. Quem? Um garoto muito bacana que nos ensinará muito sobre lembrar de coisas que nos traz alegria. Quem sabe me dizer uma coisa que quando você pensa traz muita alegria em seu coração???? Chocolate? Praia? Vídeo game??? Férias??? Deixe que se expressem. (MAIORES) Então vamos fazer silêncio pra ouvir a história, imagine em sua mente as cenas do que vou contar pra vocês para depois conversaremos...
(MENORES) Ajuda fazer uma roda no chão e deixar que se acomodem da maneira que acharem melhor. Peça que enquanto você conta a história eles usem a imaginação para pensar nas cenas da história. Não mostre as figuras inicialmente. Depois de ler ai você escolhe algumas imagens para explorar com as crianças. Se preferir utilizar as imagens não leia a história, decore e conte a partir das imagens. Há uma diferença entre ler e contar e para um melhor desempenho do contador e da apreensão das informações pelas crianças, necessitamos optar por uma das duas. Há uma música que funciona como uma preparação para contar histórias... Quem quiser pode cantá-la. Estou enviando junto com a aula... A letra é:   Plim, Plim, Plom a historinha vai começar e o KIDS vai escutar!!!!Inicie a história imediatamente aproveitando o silêncio. Ao final cante novamente... Plim, Plim, Pom a historinha já terminou e o KIDS já escutooooooooooooouuuuuuuuuu!!!!
Textos bíblicos:
Lamentações 3:21
Lucas 17:12 até 17
Romanos 12;1 até 3

OBJETIVO:
Levar a criança a
  • Lembrar do que Deus fez em sua vida;
  • Ter um coração grato;
  • Alimentar a esperança em dias difíeis.
  • Respeitar a vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável.

SITUAÇÃO DA CRIANÇA:
Guilherme ajudou uma senhora com uma doença chamada Mal de Alzheimer. Esta doença faz com que uma pessoa esqueça de toda memória recente. Ou seja, tudo que ela ver, aprender agora depois de um minuto ela já não se lembra mais. Triste não é mesmo????
Nós, as vezes mesmo não tendo esta doença, esquecemos muito facilmente das coisas boas que temos, recebemos ou vivemos. Esquecemos daquele lanche que nosso amigo dividiu conosco no dia em que esquecemos o nosso na escola. Do sacrifício que o papai e a mamãe fez pra comprar aquele presente de natal que você queria tanto, do amor com que a mamãe cuida de nós, até quando briga com a gente é pra nos ensinar o que é correto...
Com Deus é a mesma coisa...  Esquecemos de agradecer por ter nos dado seu filho Jesus para morrer por nós, por isso ele deixou a Santa ceia que daqui a pouco iremos participar. Ele já sabia que somos meio esquecidinhos né? E com a Santa ceia todos os meses lembramos Dele e de tudo o que fez por nós. Mas não é só isso. O ar que respiramos, a natureza, a cama fofinha pra dormir, a comida em nossa mesa, o banho delicioso pra tirar a sujeira de um dia inteiro aproveitando as férias, o amor de nossos familiares, a nossa igreja onde aprendemos a palavra de Deus que nos faz cada dia vencer e vivermos mais e melhor.
E como podemos ser gratos? Lembrando o que o Senhor nos fez e agradecendo através de nossa oração. Orar é falar com Deus!  Quem aqui ora todos os dias??? E o que você diz na sua oração???? Deixem que se expressem. As vezes oramos pedindo o tempo todo e nos esquecemos que em primeiro lugar devemos agradecer. A medida que agradecemos lembramos de todas as coisas bacanas que Deus já fez e isso nos traz alegria, em especial quando estamos tristes por alguma coisa. Nosso inimigo sempre colocará na nossa mente as lembranças tristes, mas nós temos que exercitar lembrar das coisas boas  porque a bíblia diz que elas nos trarão esperança. Esperança é crer que tudo vai melhorar, tudo vai ficar bem.
Jesus conta que uma vez curou dez leprosos. Lepra era uma doença sem cura na época de Jesus e sabe quantos voltaram para lhe agradecer???? Apenas um dos dez leprosos.
Então, a partir de hoje eu te convido a lembrar de tudo que Deus fez de bacana em sua vida. (Se quiser abra aqui para dois ou três testemunhos) e vamos orar agradecendo TUDO QUE CONQUISTAMOS EM 2012 E CONSAGRANDO TUDO QUE QUEREMOS CONQUISTAR EM 2013 PEDINDO AO SENHOR QUE FAÇA ACIMA DE TUDO A VONTADE DELE QUE É BOA, PERFEITA E AGRADÁVEL. Lembre-se que se Deus ainda não concedeu aquilo que você tanto deseja é porque ainda não está na hora, você não precisa daquilo, ou aquilo não fará bem pra você. Ele te ama e sabe o que é melhor pra você.
Vamos orar?

LEITURA BÍBLICA COM AS CRIANÇAS:

Lamentações 3:21
Lucas 17:12 até 17
Romanos 12;1 até 3

 Sugerimos que leia a medida que falar destes pontos durante a ministração.

SUGESTÃO DE DESENVOLVIMENTO – CONTANDO A HISTÓRIA

Coloque-os em roda. Defina a forma de ministrar a história contar ou ler. E depois comente sobre os leprosos. Você pode usar um boneco com manchas de esmalte vermelho ou uma figura. Enviamos uma em anexo, se quiser utilizar para ilustrar e permita que interajam e participem o tempo todo com suas próprias experiências.


ORAÇÃO

Vamos orar. Levante suas mãos e comece a falar para Deus que você deseja. Senhor eu te agradeço por .... Peça que digam em voz alta pelo menos três coisas que Deus fez por ele em 2012. E peço que em 2013 eu tenha um coração grato. Antes de reclamar, que eu me lembre das coisas que me fazer ficar alegre e lembrar que o Senhor é poderoso para me dar aquilo que eu pedi segundo a Sua vontade.

VERSÍCULO:  Lenbrancinha

Lamentações 3:21

VERIFICAÇÃO DO ENSINO: 
1)     Quantos leprosos foram curados por Jesus? E quantos voltaram para agradecer?
2)    Como podemos expressar nossa gratidão a Deus?
3)    O que nosso inimigo quer que lembremos? O que Deus quer que lembremos?
4)    Quando não recebermos algo que pedimos é porque Deus não gosta da gente?
5)    Porque tomamos Santa Ceia todos os meses?


SUGESTÃO DE ATIVIDADE: 

Jogo da memória – Imprimir 2 vezes para cada criança


Nenhum comentário:

Postar um comentário