segunda-feira, 29 de julho de 2013

Férias Com JESUS - Aula 02


AULA 2
O que Jesus faria?

Ministração:   Você divide seus brinquedos? Quando tem um chocolate você oferece aos amigos? Se algum amigo esquece o material você empresta? Hoje em dia as pessoas só pensam em si, querem ter vantagem em tudo, ser melhor que os outros e de quebra ainda tem inveja de nós e nos perseguem porque somos cristãos. Mas Jesus já tinha avisado que seríamos perseguidos por causa do seu nome. Ele nos ensina que podemos dar o bom exemplo deixados por Ele para as pessoas que nos cercam...
BASE BÍBLICA:
 Mateus 5: 10 a 12, I Samuel 20:33, I Samuel 24:12, I Samuel 26:9, I Samuel 31:4. Salmo 37:27. Efésios 6:12, Mateus 5:16, I Tessalonicenses 5:15, Levítico 19:18
OBJETIVO:
- Refletir sobre se colocar no lugar do outro;
- Amar ao próximo como a si mesmo;
- Refletir sobre atitudes cristãs;
-Conhecer o exemplo de cristo e imitá-lo;
- Tudo que plantarmos também colheremos;
.

SITUAÇÃO DA CRIANÇA:                                                                                                                         
Infelizmente as crianças estão sendo criadas num mundo muito competitivo. E por vezes ignoram o que o outro está sentindo e nem sequer sabem o que é se colocar no lugar do outro. Por isto achamos importante refletir sobre estas questões para que possamos  formar cidadãos mais humanos e com princípios cristãos num mundo capitalista regido pela competição e lucro acima de tudo.

SUGESTÃO DE DESENVOLVIMENTO
-  Você irá precisar de bexigas (2 para cada criança)
- barbante
- apito
- relógio

Pessoal para explicar a aula da campanha Férias com Jesus! Vou utilizar mais uma brincadeira. Peço a vocês que no decorrer da brincadeira prestem atenção em suas atitudes e atitudes dos colegas aqui da sala. Vou entregar para maioria de vocês duas bexigas com cordão e você deve amarrar em seus dois pés. Três amigos ficarão sem o cordão com as bexigas e terão a única missão de estourar as bexigas de vocês. Seu desafio será não deixar que estes colegas estourem as suas bexigas. Não vale empurrar, se esconder, somente  proteger suas bexigas. Pode ser correndo, se escondendo etc. Para isto, eu vou dar 5 minutos que vou contar no relógio. Para isto eu vou apitar! Neste momento todos deverão sentar em seus lugares ok? (Professor escolha 2 crianças menores em 1 muito rápida e esperta para estourar as bexigas, assim você permitirá ao mesmo tempo que elas participem que os outros criem estratégias para se livrar do “perseguidor” que quer estourar suas bexigas.
Após toda gritaria, corre, corre, dê o sinal para se sentarem e comece dar o fechamento da dinâmica com o embasamento bíblico e fundamentos que devem levar para casa. Levante questões como as seguintes: Então galerinha quero ouvir de vocês algumas coisas sobre nossa brincadeira, mas só vou ouvir aquele que estiver com a mão levantada, quem gritar, ou falar junto com o amigo não terá vez de falar combinado? Como foi ser perseguido por estes três colegas? Foi fácil proteger suas bexigas? O que vocês sentiram quando o “perseguidor” Estourou sua ou suas bexigas? Se tivessem outras bexigas você colocaria no pé e continuaria a brincadeira? E outras perguntas que o Espírito Santo te conduzir a fazer...
         Então, em nosso dia a dia também é assim, tem sempre alguém nos perseguindo, não para estourar nossas bexigas, mas falando mal de nós, tirando sarro, invejando algo que ganhamos do nosso pai e da nossa mãe. Quem aqui já não ouviu: -Alá diz que é crente, que vai na igreja, mas foi mal na prova, cadê o Deus dele? – Nossa que lindo este tênis que você ganhou no Natal,  mas pra quê um tênis deste se você não sai só vai à igreja?
         As vezes fazemos tudo certo e mesmo assim  tem gente que insiste em nos perseguir. Alguém tem um caso para contar? (Abra a oportunidade, em especial na sala dos mais velhos, deixem se colocarem e se for necessário intervenha, caso ele tenha tido uma atitude errada, aconselhando-o como pode fazer da próxima vez).
         (Leia as referências de Samuel ou acesse: http://www.youtube.com/watch?v=MxwW8bydLd4 Pois é Davi também, não tinha feito nada, ao contrário só ajudou o rei Saul, a vencer o gigante, a ficar livre dos espíritos atormentadores quando tocava a sua harpa, mas mesmo assim Saul queria matá-lo por inveja, por ciúme, por incapacidade etc, etc, etc, mas em todas as coisas o Senhor deu vitória a Davi. Teve um momento que ele ficou triste, tentou até se esconder em uma caverna, sabe aqueles dias que choramos, que ficamos com raiva, e isto pode acontecer porque somos seres humanos, mas depois de um tempo, Davi se levantou orou ao Senhor pediu perdão, pediu forças e aí ninguém mais segurou este homem, ganhava todas as guerras teve até a oportunidade de matar Saul, enquanto dormia, enquanto fazia suas necessidades kkk, mas a palavra do Senhor nos diz que temos que pagar o mal que nos fazem com o bem, então não xingue, não brigue, não perca a cabeça, mas ore, se posicione e continue fazendo o que o Senhor mandou, o que é reto, o que é bom e agradável. Peça ajuda a seus pais, professores do Kids e você vai ver que é só uma questão de tempo para te deixarem em paz. Use suas armas espirituais a oração, o jejum, leia a bíblia, venha à igreja e você verá tudo se transformar, você crê nisto? Então vamos orar.         
ORAÇÃO
Vamos orar. Levante suas mãos e comece a falar com Deus!
Senhor eu quero hoje receber o Senhor na minha vida com meu Senhor e salvador e pedir que  transforme minha vida me livrando das perseguições e me abençoando para que eu possa sempre dar um bom testemunho de Cristo.
VERSÍCULO: Linguagem Kids

Gálatas 6:7 – Tudo que o homem semear, isto também ceifará.
VERIFICAÇÃO DO ENSINO
- Você acha que Davi era bobo em respeitar Saul?
- Dê um exemplo de pagar o mal com o bem como Jesus nos pede.
- Quais são as armas que podemos usar contra o mal que querem fazer para nós?

ATIVIDADE

Seguindo a ideia de dar e receber e colher o que plantamos, vamos fazer um bumerangue.


Boas férias para todos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário