quinta-feira, 2 de maio de 2013

Aula 07 - Campanha Palavra Profética - JOEL



AULA 07
A praga de gafanhotos

Ministração:
Esta aula de fechamento desta campanha. Vamos selar a profecia de Joel, muito atual nos dias de hoje. Haja vista, tudo que estamos acompanhando na mídia.  Esperamos que as crianças resistam e andem em santidade desde pequenas.
BASE BÍBLICA:
Joel 1: 1 a 12. Deuteronômio 28:1 a 14. Malaquias 3:10

OBJETIVO:
·        Levar a criança, a saber:
·        O que são os mandamentos e Leis espirituais;
·        Quais as consequências de obedecer os mandamentos e as leis do Senhor;
·        Porque  conhecer a verdade (palavra) é muito importante;
·        Estratégias e armas espirituais para se afastar o inimigo/gafanhoto.

SITUAÇÃO DA CRIANÇA:                                                                                                                         
Como vimos nas outras aulas, o pecado nos afasta de Deus e precisamos nos exercitar a fugir da aparência do mal e não pecar. E difícil, mas temos que nos policiar... Pois o pecado quebra a aliança e só Jesus é quem pode restaurar esta aliança novamente. Agora iremos dar algumas “DICAS”  sobre como nos prevenirmos e não permitirmos que o pecado traga nosso inimigo/gafanhoto impedindo que ele entre em nossa plantação/vida.

SUGESTÃO DE DESENVOLVIMENTO
Esta é praticamente uma revisão de tudo que estudamos sobre Joel até aqui.
Porém, após reconhecer o pecado, como evitá-lo, vamos ensiná-las algumas estratégias espirituais que o Senhor nos ordenou para nos prevenirmos das astúcias do mal.
Por isso, vamos utilizar um texto instrucional muito simples (utilizar conforme orientação abaixo)  e ao final, confrontarmos as crianças sobre o que acontece se não respeitarmos a receita original.
Leve também folhas de papel sulfite para fazer a dobradura.
CONTANDO A HISTÓRIA:
Bom dia, boa tarde ou boa noite galerinha!
Hoje vamos continuar falando do assunto preferido do profeta Joel. Quem sabe qual é?
S A N T I D A D E!!!!
Mas para isto, vamos ter que fazer uma dobradura. Quem já fez uma dobradura?
Deixem que se expressem...
Quem já fez ou sabe fazer uma unha de gato (também chamada de abre e fecha e boca de leão) ???
Deixem que se expressem. Então, quem já sabe irá apenas observar e ajudar quem não sabe.
Mas para aprender iremos usar um tipo de texto chamado, Texto instrucional. Ele traz instruções de como fazer alguma coisa. Como por exemplo, uma receita! O que tem uma receita? Deixem que se expressem... Isto mesmo, e se fizermos ou colocarmos um ingrediente errado ou com medida diferente o que acontece? Isto mesmo, a receita dá errado.
Com a dobradura é a mesma coisa, se fizermos uma dobra errada, o brinquedo que iremos fazer (leve um pronto pra mostrar) ira dar errado.
Vamos lá! Quem quer aprender?
Professor - Se você não souber fazer, este link dá instruções. Assista, é fácil!
ORIENTAÇAO MAIORES - ... Bem então vou oferecer um texto e um papel pra vocês e a partir dele, sigam passo a passo o texto e construam o brinquedo. Eu não vou dizer nada hein, quer quiser ajuda, levante a mão que eu irei até você para ajudar.
ORIENTAÇAO MENORES – Cole este quadro na parede, quanto maior conseguir imprimir melhor! Organize-os em mesinhas ou em círculos no chão. Distribua os papéis e vá dobrando junto com eles....  O que tem que fazer agora? Deixem se expressarem, faça bem devagar e ajudando mesa a mesa... Um a um...
Se você tiver salas mistas, de idades bem diferentes, peça que os menores façam e os maiores orientem, depois podem até fazer sozinhos para eles mesmos.. Neste caso use também o desenho e não o texto.
Muito bem, que bacana! Todos conseguiram! Daqui a pouco, iremos escrever ai dentro da unha de gato, o que aprenderemos hoje na aula.
Reúna-os novamente e discuta... Como que conseguimos fazer este brinquedo? Deixem que se expressem. Muito bem, SEGUINDO AS INSTRUÇOES do texto não foi?
E se fizéssemos sem ajuda, será que teríamos conseguido?
Pois bem, em nossa vida é assim também. Se a mamãe, o papai, a professora não nos mostrassem como fazer, aprenderíamos de qualquer jeito, ou até errado sobre os diversos assuntos da vida.
O Senhor diz que erramos por não conhecermos as escrituras. O povo de Joel estava em apuros porque uns não conheciam as leis do Senhor, seus pais esqueceram de lhes contar como Deus agia, o que Ele gostava e o que esperava de nós. Outros até sabiam, mas queriam fazer diferente. Por isto, foram destruídos por seus inimigos, igual os gafanhotos destroem as plantações.
Joel comparou cada espécie (tipo) de gafanhoto como um inimigo nosso.
Joel estava chamando o povo a se arrepender para ficar livres dos gafanhotos, livre dos inimigos, senão seriam destruídos.
Lembram-se que nas outras aulas falamos do que nos afastava de Deus? O que era mesmo? Deixe que se expressem... Isto mesmo, o pecado. E o pecado que chama nosso inimigo pra perto e nos afasta de Deus.
Nós vimos que para não se afastar de Deus devemos não pecar, mas você sabia que isto está escrito? Deus deixou tudo explicadinho o que pode, o que não pode. O que deve e o que não deve, pra fazermos o que é certo como nesta dobradura (Mostre a dobradura novamente). E assim acertarmos em cheio fazendo a Sua vontade que é boa, perfeita e agradável.
Quer ver? Leia com os mais os maiores, na íntegra. Êxodo 20:1 ao 10 e Deuteronômio 28:1 ao 14  viu? Peça que abram suas bíblias e acompanhem a leitura.
Aprofunde ainda mais e explique... Alguns gafanhotos/ inimigos não se contentam só em acabar com a família, com a saúde, mas também querem nos deixar sem recursos, sem dinheiro nenhum, mas até isto Deus deixou explicadinho  como temos que agir... Veja só! Leia Malaquias 3:10
Com os pequenos apenas cite algumas coisas típicas como bater, morder, beliscar, fazer birra etc... Reforce que não é você que está falando, mas que tá escrito na bíblia, nosso livro sagrado!
Pois bem agora que você sabe o remédio pra acabar com esta praga de gafanhotos, vamos orar?
ORAÇÃO
Vamos orar. Senhor eu te agradeço pela Tua palavra que me ensina como vencer todo mal. Me ajuda a não esquecê-la e usá-la em todos os momentos da minha vida, em nome de Jesus, amém!
VERSÍCULO: Linguagem Kids

Joel 1:3 – Contai a história do livro de Joel aos seus filhos, netos e bisnetos. (texto adaptado)
VERIFICAÇÃO DO ENSINO

Porque erramos?

Se seguirmos a Lei de Deus conforme está escrito em Deuteronômio 28:1 ao 14, o que nos acontecerá?

Que atitudes Deus pede que tenhamos em relação aos nossos pais?

Que atitudes Deus pede que tenhamos em relação ao nosso próximo?

Que atitudes deus pede que tenhamos em relação aos dízimos e ofertas?



ATIVIDADE

Maiores – Na dobradura unha de gato, boca-de-leão ou abre fecha, como queira chamar, peça que escrevam os dez mandamentos. Se preferir escreva-os em um cartaz, lousa ou peça que retirem da bíblia. De um tempo para brincarem como descrito no vídeo. Proponha que ao convidar alguém para brincar digam: - Quer brincar de unha de gato? Se brincar vai conhecer um mandamento de Deus para sua vida! Ao aceitar, ela pedirá a pessoa que escolha um número, a criança mexe a unha de gato, pede a pessoa para escolher uma cor, que ele pintará na unha (pedaço da dobradura) e ao abrir tem que falar um dos mandamentos do Senhor.
Menores Recorte as figurinhas e cole nos espaços, para que saibam falar quando a pessoa escolher aquele pedaço.

Boa aula!

2 comentários:

  1. Uma boa tarde abençoada para esse povo lindo de Deus!!!
    Oi Pra. Paula!!!
    Essa aula está simplesmente demais!!! =)
    Amei cada detalhe e sei que nossas crianças também vão curtir bastante! Não vejo a hora de ministrá-la!!!
    Me lembrei que eu brincava muito com essa dobradura quando eu era criança... bons tempos aqueles... e hoje temos o prazer de ensinar as nossas crianças com algo prático, cultural e econômico. Podemos inclusive usar papel reciclável para a confecção desse brinquedo.
    E essas figuras para colar para os pequenos... com certeza vou ampliá-las para usar no cantinho do pensamento na minha casa... =)

    Te amo Pra. linda!!!
    Que Deus continue te abençoando com esse amor e criatividade do Céu!!!
    Super beijos!!! =*;*=

    Dca. Rosilaine

    Regional Niterói/RJ

    ResponderExcluir
  2. Olá Pastora!
    Que benção a nova campanha!!
    Mas não consegui ver as figuras da armadura.. será q é meu navegador? Tem no flickr?
    Abraço!!

    Deus abençõe sempre mais este ministério!

    Dc. Cynthia

    ResponderExcluir