sexta-feira, 21 de março de 2014

VALORES DE CALEBE - AULA 03 - FIDELIDADE

AULA 3 – Valores da Personalidade de Calebe

Fidelidade

Fidelidade (do latim fidelitas1 2 3 pelo latim vulgar fidelitate4 ) é o atributo ou a qualidade do que ou de quem é fiel (do latim fidelis), para significar que ou o quem conserva, mantém ou preserva suas características originais, ou que ou o quem mantém-se fiel à referência.
Nas relações humanas, fidelidade implica confiança e vice-versa, e essa relação de implicação mútua aplica-se quer entre dois indivíduos, quer entre determinado sujeito e o objeto sob sua consideração, que, a seu turno, também pode ser abstrato ou concreto. Essa co-significação originária mostra-se plena quando se trata de dois sujeitos, ambos com capacidade ativa, pois, nesse caso se pode invocar o correlato confiança (do latim cum, "com" e fides, "fé"). Fonte: Wikipédia
Manter-se fiel as referências, significa dar o bom exemplo de Cristo, ensinando a criança no caminho em que ela deve andar, não será infiel quando adulta desviando-se do caminho do Senhor.
Calebe foi fiel e recebeu a herança. Fidelidade também faz parte do caráter cristão. Calebe foi fiel até o fim pois tinha um espírito diferente.
Base bíblica –
 Mateus 25:14 a 28; Provérbios 22:6, I Samuel 13: 8 a 13,I Co 6:12,

Objetivo

·    Apresentar o valor de fidelidade para as crianças,
·       Ser fiel até o fim, porque o Senhor se agrada dos que permanecem.
·       Desenvolver ao longo da campanha, um caráter cristão com valores morais e éticos, tomando como modelo este personagem – Calebe.

Situação da Criança

Hoje forçado pelas circunstâncias, o ser humano cede aos apelos do mundo. Isto dentre outras coisas para ser aceito no grupo, seja ele de trabalho, escola ou familiar.
Com isto acabamos sendo infiéis a palavra de Deus, logo infiéis a Deus.
A exemplo do rei Saul, a infidelidade causa ruptura, cancelamento da promessa, da bênção. No momento que foi infiel, seu reinado foi interrompido e transferido a Davi.
Então, frente ao apelo “Todo mundo faz! Por que eu também não posso?” Por que somos fiéis a palavra de Deus e tudo nos é lícito, mas... nem tudo nos convém.

Sugestão para o desenvolvimento da Aula

Você precisará de:

O texto ou o vídeo, Maria vai com as outras...

Bíblia



Contando a História

       
         Reúna as crianças em roda e inicie, hoje iremos falar de FIDELIDADE. Vocês sabem o que é? Deixe que se expressem. Pois bem, vamos assistir a um filme para depois conversarmos.
E agora o que é ser fiel pra você, deixe que se expressem...
Calebe foi fiel pois independentemente do que viu, ouviu sobre a dificuldade de entrar na terra, ele optou por continuar fazendo a vontade e o que Deus pediu.
Todo mundo fez o contrário, todo mundo reclamou, todo mundo ficou com medo, todo mundo não creu na palavra e nem no poder de Deus, mas Calebe não era todo mundo ele tinha um espírito diferente!
Na escola, no meio dos seus primos, dos amigos da rua, condomínio etc... Fique atento, se todo mundo tiver fazendo algo que você sabe que desagrada a Deus, saia do meio deles e faça a escolha de SER FIEL A DEUS! Àquilo que você aprendeu na palavra de Deus e certamente Deus te recompensará.
Professor se quiser dar exemplos pessoais sobre circunstâncias que podem levar alguém a fazer algo que não queira só pra ser aceito no grupo, faça-o. Ex: Todo mundo vai para o baile de carnaval? Não tem problema, é só pra brincar... Você é bobo, vamos nos divertir!
Saul não foi fiel à palavra e antes d em uma das guerras passou a gente do Sacerdote e fez o sacrifício, diz ele que forçado pelas circunstâncias e isto fez com que Deus tirasse o seu reinado e desse a Davi. Leia a referência com os mais velhos.
Vamos orar?
Oração
Senhor, muito obrigado (a) pelo seu amor e por me ensinar a ser fiel. Me ajuda a fazer a Tua vontade e não o que os outros querem que eu faça. Eu quero ser fiel a Ti, a Tua palavra.
Em nome de Jesus amém.

Versículo  

Tudo me é permitido, mas nem tudo devo fazer (adapatado) I Co 6:12

Verificação do Ensino

·         Que significa ser fiel?
·         Por que Calebe foi fiel?
·         O que nos faz ter um caráter fiel?
        

Atividade

·       Segue em anexo

Lembrancinha

Um marcador de livro com versículo ou a frase: Deus é fiel!




5 comentários: