sexta-feira, 21 de março de 2014

VALORES DE CALEBE - AULA 02 - DIGNIDADE

AULA 2 – Valores da Personalidade de Calebe

Dignidade

Significado de Dignidade

s.f. Qualidade de quem é digno.Cargo ou título de alta graduação.
Vantagem adquirida por meio desse cargo.Indivíduo que recebeu essa vantagem.Característica do que é nobre.Respeito que merece alguém ou alguma coisa: a dignidade da pessoa humana.
Maneira de se comportar de forma a demonstrar certo respeito pelo outro.Consideração pelos próprios sentimentos.
(Etm. do latim: dignitas)

Sinônimos de Dignidade

Sinônimo de dignidade: decência, decoro, distinção, honestidade, honra, honradez, integridade, probidade, pudicícia, pundonor, retidão, respeitabilidade e seriedade. Fonte -  Dicionário on line de Português.
A dignidade de Calebe fez com que ele recebesse a promessa a despeito dos gigantes. Os dias são maus, mas temos que ter um espírito diferente e honrar Aquele que é digno de toda honra e glória, Jesus Cristo.
Como faremos isto? Tendo atitudes de fé como as que Calebe teve. Ele não murmurou diante das dificuldades, ele não abandonou seu líder Moisés e posteriormente Calebe, mas foi fiel até o fim. Esta sua atitude de permanecer a despeito das dificuldades fez com que ele fosse digno de receber sua parte por herança. Salmos 126.
Nesta aula iremos passar este sentimento para as crianças.

Base bíblica –
 Salmo 126, Exodo 20:12, I Pedro 2:9 e 13, João 17:15

Objetivo

·    Apresentar o valor de dignidade para as crianças,
·       Ser fiel até o fim, porque o Senhor se agrada dos que permanecem.
·       Desenvolver ao longo da campanha, um caráter cristão com valores morais e éticos, tomando como modelo este personagem – Calebe.

Situação da Criança

Diante das dificuldades, muitas vezes desistimos de lutar. Arrumamos desculpas e culpamos a todos por passarmos por determinado tipo de luta. Isto é uma deformação do nosso caráter. Para denunciar esta malignidade. Temos que ter um espírito diferente. Procurar dentro de nós onde está o que  no incomoda, nos deforma e MUDAR! Com a ajuda de Jesus Cristo temos força para realizar esta obra. Isto fará toda a diferença. Pararemos de murmurar e partiremos pra luta porque quem vai a nossa frente é o Senhor. A nós cabe apenas tomar posição.
As crianças estão crescendo num mundo onde são poupadas da frustração e isso faz com que num momento de dificuldade paralisem. Sem saber o que fazer, muitas estão entrando em depressão, tornam-se rebeldes etc... A exemplo do povo no deserto, levantam-se até contra seus líderes. No caso da criança contra seus pais, professores etc...
A criança necessita assumir responsabilidades pelos seus atos desde pequenas e entender que para tudo que fazemos há uma consequência. Os adultos devem deixar com que ela arque com estas consequências sem poupá-la, isto fortalecerá seu caráter e quando crescer, numa situação de dificuldade, saberá como lidar com a situação e não entrará em desespero, depressão etc, como temos visto hoje.
Esta aula ensinará que DIGNIDADE só nos acrescenta bênçãos e que se nossas atitudes forem dignas as consequências nos serão favoráveis. Receberemos favor do nosso Deus.

Sugestão para o desenvolvimento da Aula

 Você precisará de:

Um pirex  transparente com água,

Óleo de cozinha

Se quiser para ilustra melhor aos menores, encontre na internet e leve impresso imagens do Mar vermelho, maná, codornizes que Deus enviou dos céus e água saindo da rocha.

Bíblia



Contando a História

       
         Reúna as crianças em roda e inicie, hoje iremos falar de DIGNIDADE. Vocês sabem o que é? Deixe que se expressem. Pois bem, ser digno é merecer algo por ter feito uma coisa muito boa!
      Lembram de Calebe? O que será que ele fez que o tornou digno, que deu a ele o direito de herdar a terra de Hebrom? Deixe que se expressem...
        Ele fez o que Deus mandou fazer... Conquistar a terra!!! Mas e os gigantes? E quem ia com ele se os outros espias desistiram e só ficaram reclamando?
        Apenas confiando e não desistindo porque Deus disse que daria e ele creu. Nem quis saber como tamanha a confiança que tinha em Deus e que Ele era poderoso pra fazer qualquer coisa. Afinal, Ele já tinha enviado pragas pra amolecer o coração dos egípcios, já havia aberto o mar vermelho, já havia mandado maná dos céus, carne dos céus, dado água no meio do deserto!!! Como um Deus destes, que TUDO PODE não destruiria estes gigantes? A palavra de Deus nos ensina que se Deus é por nós, ningém será contra nós!!!
        Então, não desista de seus sonhos, não desista da escola, não desista de conquistar aquilo que você tem orado. Não tenha medo do gigante da matemática, da professora brava, do menino que bate na escola!
        Apenas confie e aja como Deus mandou Calebe agir, acreditando que TUDO ele poderia fazer na força Daquele que nos fortalece.
        Observe esta água na travessa... Ela representa o mundo. Esta gota de óleo que vou colocar agora na água, somos nós. Observem o que acontece com ela?
        Isto mesmo, ela está na água (MUNDO), mas não se mistura com ele. Nós também estamos no mundo, mas não fazemos parte Dele, o mundo diz que somos caretas por vir na igreja adorar a Deus, o mundo nos ensina que mentir é bacana, que se dar bem é o que interessa não importa se for maltratar nosso colega, e tantas outras coisas ruins, mas nós permaneceremos firmes como Calebe, Daniel e não vamos nos deixar levar por eles, vamos fugir da aparência do mal e fazer aquilo que Jesus faria, aquilo que Calebe faria. Calebe respeitou seu líder Moisés e fez tudo o que ele pediu. Respeitar nossas autoridades é o segredo do sucesso.
        Pai, mãe, professores, pastores, bispos... São nossas autoridades. Devemos respeitá-los seremos prósperos. Veja Calebe depois de ter permanecido e tido um posicionamento de honrar seus líderes, Herdou a terra!!!
        Vamos a partir de hoje honrar nossas autoridades, fazer o que Deus nos pede e não o que o mundo nos impõe. Sem medo ou vergonha de não ser aceito pelo mundo, porque a nós compete agradar a Deus! Leia aqui os versículos com os maiores.
        Assim seremos dignos de receber nossa terra prometida.
        Vamos orar?
Oração
Senhor, muito obrigado (a) pelo seu amor e por me ensinar que não sou do mundo. Me ajuda a ter atitudes dignas e me faz entra na terra prometida, em nome de Jesus, amém.

Versículo  

João 17: 14 – Eu não sou do mundo assim como Cristo não é do mundo também. (ADAPTADO)

Verificação do Ensino

·         Que significa ser digno?
·         Por que Calebe foi digno?
·         O que nos faz ter um caráter digno?
·        Que outro personagem também e um exemplo de dignidade?
        

Atividade

·       Segue em anexo

Lembrancinha

Distribuir um recipiente com óleo da unção.




Um comentário: