quarta-feira, 20 de março de 2013

PÁSCOA 2013


 PÁSCOA!

INTRODUÇÃO

Por muito tempo, as crianças foram ministradas sobre a Páscoa, presas numa certa "religiosidade”. A verdade bíblica e o verdadeiro significado da Páscoa ficavam, vamos dizer ocultos e não claros na mente delas.
Ministrava-se a ressurreição de Jesus e insistia-se em dizer que a Páscoa não é chocolate ou coelhinho, que isso é só comércio.
Mas não se chegava à palavra de Deus, para verificar o que ela fala sobre a PÁSCOA!
Nós somos o Povo Apostólico. Temos Unção e Autoridade para ministrar as crianças nesse mover.
E ovo de chocolate nenhum, nem coelhinho nenhum vão roubar das crianças essa verdade ministrada, em nome de JESUS!
A Páscoa é uma festa Bíblica muitas vezes mencionada.
É uma festa que Deus ordenou ao Seu povo que comemorasse, por estatuto perpétuo!
É uma festa muito importante para nós!
Falar da Páscoa é muito mais que contar uma história! É a razão da nossa fé. Pois o povo de Deus tem um diferencial: RESSURREIÇÃO.
Vamos ministrar para as crianças que nós temos um DEUS.
E Ele é o SENHOR das nossas vidas.
Ninguém entrega a vida para alguém morto!
Nosso DEUS É VIVO!
Temos, portanto, esse diferencial.  Vamos ministrá-las nesses valores.
O chocolate vem muito depois e até com sabor diferente, pois não está proibido, para quem vive esta verdade.
Nossas crianças são LIVRES, em nome de Jesus.




Informações e Curiosidades para você, formador (a), que ajudarão nestas aulas:

Páscoa: Palavra originada do hebraico “Pessach” significa passagem; “passagem de largo”, mais precisamente, o dia em que o Anjo do Senhor passou de largo; passou de longe da porta dos hebreus.
Os egípcios: - foram os primeiros a presentear com ovos de páscoa, porque acreditavam que a terra teria surgido de um grande ovo. Para eles também o coelho, significava “luz, nascimento e vida” e era também o símbolo do deus-lua.
Na Bíblia: toda vez que vemos Egito, significa o mundo e sua opressão; domínio do inimigo.
Há um significado espiritual muito grande e importante:
·       Escravidão no Egito = escravidão no mundo, no pecado, nos enganos, nas mentiras, domínio de Satanás

Vamos verificar isto nessas aulas  e passar esta verdade espiritual para as crianças de um modo muito simples e objetivo.


BASE BÍBLICA:

         Êxodo 12

         I Coríntios 05
         Mateus 26:17; 21:1–11;26:1 - 19 (e também os outros evangelhos respectivos)
         Lucas 22 :14-23

Foi Deus quem instituiu a Páscoa e também ordenou como os hebreus deveriam comemorá-la.
Êxodo 12:14 ... “o celebrareis por estatuto perpétuo". Era lei de Deus comemorar a Páscoa. Não era uma festinha qualquer, mas “solenidade ao Senhor". Eram sete dias de celebração.
         Tinham que comer carne de cordeiro; sem mácula, sem defeito = significando Jesus, o cordeiro de Deus.
         Tinham que tomar sangue de cordeiros e por nas ombreiras e na verga da porta = significado o sangue de Jesus...
         Tinham que comer também pão asmos, pão sem fermento, sem fermento velho = significava pureza; somente a massa nova (pois os hebreus usavam uma massa velha e colocavam dentro da massa nova) I Cor. 5:7 – 8


         Tinham: que comer ervas amargas, significando o tempo amargo de servidão no Egito.
Interessante notar que Jesus chegou a Jerusalém na semana da celebração da Páscoa, e que ele mesmo se preocupou em se preparar para a Páscoa com seus discípulos. E tomou a Ceia com eles e ordenou que fizessem isto em memória d’Ele, até sua 2ª. Vinda!
Que grandioso! Aleluia! O plano de Deus é Perfeito!

Objetivo:
Levar a criança a compreender:
1.   O verdadeiro significado da Páscoa. Mostrar na Bíblia que foi Deus quem instituiu a Páscoa e ordenou aos judeus que comemorassem para sempre.
2.    Que Jesus nos liberta da escravidão do pecado. “Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, fazendo uma comparação do que os hebreus fizeram na saída do Egito.
3.    Que na Bíblia não tem coelhinho nem chocolate, quando lemos sobre a Páscoa. E que a verdadeira PÁSCOA é a liberdade pelo sangue de Jesus Cristo,
4.    Que Jesus morreu igual ao cordeirinho. Porque o Cordeirinho não tinha mancha nem defeito. Jesus não tinha pecado nenhum. O Sangue do Cordeirinho livrou os primogênitos da morte. O sangue de Jesus nos livra de ficar separado e longe de Deus (da morte espiritual) e nos garante uma vida com Deus no céu que nunca, nunca vai acabar. Que Jesus não ficou morto, mas RESSUSCITOU.
Você pode estar se perguntando como vou fazer isso? Como falar para elas sobre sangue, matar cordeiro, sobre morte dos primogênitos? Como falar que não é chocolate se o que mais tem nas lojas e supermercados são ovos de chocolate pendurados e coelhinhos e etc...










AULA: “Páscoa”? Que festa é esta?

Ministração:
Mostrar na íntegra, através do filme (Moisés, o Príncipe do Egito), o que foi a Páscoa dos hebreus.

BASE BÍBLICA:
Êx. 12:25-27; Ex. 7: 14-25; Capítulos 8 a 11(Pragas)

OBJETIVO:
A criança deve conhecer os fatos históricos de como surgiu a Páscoa e por que.
Vamos mostrar isso na visão de uma criança daqueles dias que vê a preparação para a celebração da Páscoa e tem perguntas, então os pais vão lhe contando a história.

SITUAÇÃO DA CRIANÇA:                                                                                                                         

 Os ovos estão nas prateleiras cada ano mais cedo.
A fabricação e o comércio são intensos.
As crianças já estão comendo ovos de chocolate, desde o mês passado.
Aí as crianças recebem e pedem ovos, mas pelo brinquedo que está dentro do que pelo doce.
E obviamente, dependendo do que vem dentro, um simples ovo de chocolate passa a ter seu preço três, quatro vezes mais caros.
Quantos pais sentam com seus filhos e contam como foi a primeira páscoa?
Então, a tarefa, neste momento ficou por nossa conta, os formadores apostólicos.
Vale até a pena junto com esta ministração, enviar um bilhetinho para os pais. Vamos fazer isto na prática. Vocês verão como ao final desta aula.

SUGESTÃO DE DESENVOLVIMENTO
Exibir na íntegra o filme – Moisés o príncipe do Egito –

http://www.youtube.com/watch?v=UPmtpEGuQ-c  (link com trailer do filme)
·         LEITURA BÍBLICA COM AS CRIANÇAS: Linguagem Kids  -

Êxodo. 12:25-27
26 Quando os seus filhos perguntarem: “O que quer dizer essa cerimônia?”,
27 vocês responderão: “É o sacrifício da Páscoa em honra do SENHOR Deus, pois no Egito ele passou pelas casas dos israelitas e não parou. O SENHOR matou os egípcios, mas não matou as nossas famílias.”

CONTANDO A HISTÓRIA:
Prepare o kids para uma verdadeira sessão se cinema. Prepare ingressos distribua-os na entrada. Surpreenda-os com pipoca e refrigerante. Se quiserem, podem usar de lanche pipoca e refrigerante e distribuir no meio do filme. Ou se preferirem na entrada como acontece no cinema de verdade.
Você pode colocar também um cartaz na porta do departamento com o anúncio do filme. Kids Apresenta... Moisés o príncipe do Egito.
           Ao final do filme ao acender as luzes, comente com as crianças sobre o filme. Tente descobrir se eles desconfiam porque você passou aquele filme, porque este, exatamente este? Deixem que se expressem. Anote as idéias deles sobre páscoa num cartaz para comentar depois.
        E então, interfira revelando a beleza e a espiritualidade da 1ª Páscoa (Pessach= passagem) que representa a passagem da escravidão para liberdade. Naquela época Jesus não tinha se manifestado carnalmente ainda, mas Deus enviou Moisés para que ajudasse o povo a encontrar a liberdade igualzinho Jesus faria muitos anos depois com sua morte e ressurreição, mas esta é uma outra história...

VERSÍCULO: ( adaptação)

... Êxodo 26:27 - E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que festa é esta?
    Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao SENHOR, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou.

VERIFICAÇÃO DO ENSINO
O que é mesmo Páscoa?
Como era a Páscoa muito, muito, muito tempo atrás?
O que eles faziam?
O que eles passavam nos umbrais da porta para que o anjo da morte não entrasse? E hoje com o que ungimos nossas portas? (ministre sobre o óleo da unção que representa o a proteção do sangue do cordeiro em nossas vidas. Consagrando e purificando tudo ao Senhor Jeová para que mal nenhum nos toque)
Unja os umbrais da porta da dala que você está ministrando. Faça com que repitam suas palavras: - Senhor nós ungimos estas portas para que nenhum mal entre e nem nos toque, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém!
Isto porque, de lembrancinha levarão o óleo da unção para ungirem suas casas com o papai e a mamãe. Se você quiser faça um bilhetinho para ir junto com a lembrancinha, pedindo ajuda aos pais para que acompanhem o filho nesta atividade. Segue abaixo os modelos. Digam que podem também ungir seus cadernos de escola, em especial daquelas matérias que têm mais dificuldade. Incentive-os a clamarem a Deus sabedoria para que este ano seja diferente de todos os anos em nome de Jesus!


ATIVIDADE E LEMBRANCINHA
Pintar o rótulo do tubinho de plástico do óleo ungido que levará para casa.
Converse com a diaconia de sua igreja para doarem a vocês óleo da unção.
Adquira ou junte potinhos recicláveis, cole o rótulo, encha os vidrinhos e distribua como lembrancinha. Lembrando-os da seriedade do que irão fazer.

Depois de distribuir, unja as crianças enviando-as para esta atividade em família. Depois peça testemunhos. Ficaremos boquiabertos com o que o Senhor irá fazer abençoando, protegendo, quebrando o jugo em nome de Jesus!
Modelo de bilhete aos pais,








Modelos de como fazer frascos recicláveis –
Potes de remédios, capsulas de café, tubinhos de fotografia (vá a um posto de revelação, eles têm muitos, anelina comestível (boleiras tem bastante). Por vezes a própria diaconia pode te arrumar.












Modelo de rótulo – você pode imprimir em papel adesivo ou simplesmente imprimir e passar cola líquida branca para colar no pote depois da criança pintar.






                                                                                                                             
Modelo de ticket cinema –


 


Um comentário:

  1. feliz Páscoaaaaaaa!!!!
    Esse é o verdadeiro e genuíno sentimento de Jesus Cristo!!!
    É nosso papel fundamental encaminhar nossas crianças à verdade da palavra!!! E nada tão gostoso como a Páscoa para se trabalhar esse sentimento perfeito de Jesus!!!
    Desejo a todas as formadoras de todas as Igrejas uma Páscoa muito abençoada!!! Recheada da doce ressurreição do nosso amado Senhor Jesus Cristo!!!
    Um beijo com gostinho de chocolate!!! <3
    No amor de Jesus,
    Dca. Rosilaine
    Regional Niterói/RJ

    ResponderExcluir