quinta-feira, 28 de março de 2013

Páscoa 2013 - aula 02 - Vamos celebrar!


PÁSCOA 2013

AULA 2 – Vamos Celebrar a Páscoa!

MINISTRAÇÃO: A saída do Egito, do povo de Israel, foi marcada com um direcionamento de Deus para sempre. Jamais seriam escravos de novo. Foi um ato profético: sangue do cordeiro nas portas. A marca da Páscoa! A marca do livramento! A marca da salvação! A marca de um tempo novo! A marca de uma vida Nova! Era estatuto perpétuo, quer dizer, uma comemoração pra sempre de geração em geração até os dias de Jesus. Os discípulos, obviamente Mateus,  debaixo da direção de Deus para o povo judeu, juntamente com Jesus estavam prontos para celebrar. O que eles não sabiam é que aquela também seria a ultima páscoa que comemorariam daquela forma, porque Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, limpo, sem pecado, derramaria seu sangue de uma vez por todas. Jamais teriam de sacrificar um cordeiro novamente!
BASE BÍBLICA:
Êxodo 12; Mateus 28; João 1;29, I João 1:7; I coríntios 6:11; Efésios 1:7
OBJETIVO:
Fazer uma comparação com a Páscoa do Antigo Testamento e a Páscoa hoje!
Levar a criança saber que com ovo ou sem ovo, com chocolate, sem chocolate, com brinquedo, sem brinquedo, com presente sem presente, cada uma delas tem uma festa dentro delas. Levar a criança, saber, que quando ela tem Jesus Cristo no seu coração, ela tem uma marca, igual naquele dia, as crianças dos judeus tiveram, Naquele dia por causa do sangue na porta elas foram salvas da morte. Hoje, por causa do sangue de Jesus cada uma delas é salva também.

SITUAÇÃO DA CRIANÇA:
                                  


LEITURA BÍBLICA COM AS CRIANÇAS : Linguagem Kids
Mateus 28:5-6
Então o anjo disse para as mulheres: —Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado,
 mas ele não está aqui; já foi ressuscitado, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele foi posto

SUGESTÃO DE DESENVOLVIMENTO
Quem gostou da sessão cinema na semana passada? Vocês viram como os hebreus viveram a Páscoa (pessach). Passaram da escravidão para liberdade. Até hoje eles lembram desta data comendo ervas amargas, pão sem fermento (aquele fininho que parece um disco de pizza) E contam para as crianças esta história para que quando crescerem contem também a seus filhos e seus filhos aos seus netos e assim por diante.
Nós fazemos algo parecido, mas bem mais saboroso. O que é mesmo que a gente faz para lembrar que Jesus morreu por nós???? Isto mesmo comemos o pão e bebemos o suco de uva. E o que lembra o pão? E o suco?
 Quem aqui já esqueceu algo que a mamãe pediu pra você fazer E quem já esqueceu algo que a professora pediu?
Jesus sabia que a gente seria meio esquecidinho (a) e deixou a ceia para que toda vez que tomássemos o suco e comêssemos o pão lembrássemos Dele!!!! Ele não é esperto demais este nosso Jesus!
Pois bem, hoje é um dia especial e assim como os judeus fazem para lembrar da Páscoa (pessach= passagem) da escravidão para a liberdade, vamos lembrar o que Jesus fez por nós. Naquela época, eles tinham que matar um cordeiro para passar o sangue na porta e evitar que a morte entrasse. Hoje não precisamos matar mais nenhum carneirinho porque Jesus fez o papel dele e seu sangue foi derramado por nós para que não morrêssemos mais, mas se o aceitarmos como nosso salvador ainda que morrermos, vamos ressuscitar como Ele fez e viveremos para sempre com Ele, com o papai, mamãe, amigos etc...
Mas quem vai contar esta história será a sala de 8, 9 e 10 anos para vocês ok?
Vamos chamá-los então???
(Neste momento, professor de 3,4,5,6 e 7 anos você já terá combinado previamente com a sala dos maiores que farão a apresentação da peça para os menores.
E o professor dos maiores, depois desta introdução informará a atividade para sua sala. Passará um breve filme ara que se embasem e colocará a disposição objetos que utilizarão para bolarem a peça para os menores conforme segue abaixo...
CONTANDO A HISTÓRIA:
Professor dos menores levará ou recepcionará os maiores após introduzir o que irá acontecer para sua sala, ou seja, que quem irá contar a história hoje serão os maiores.
Professor dos maiores, introduza a aula conforme dito no ítem anterior e explique a atividade... Vocês irão representar a Páscoa de Jesus para os pequenos, mas antes vou dar uma colher de chá e mostrar um belo exemplo para vocês. Passem o filme deste link ...
http://www.youtube.com/watch?v=xNN2dUPcFvI (crianças representando a Páscoa!)
Ofereça a eles lençóis velhos, fita adesiva, faixas, cintos, sandálias, tnt, maquiagem, perucas etc... Dê um tempo para que se organizem, esteja sempre junto com eles escolha os personagens (pergunte quem quer ser Jesus, soldados, discípulos etc, para que ninguém se exponha), peça que montem o figurino improvisado com as coisas que você levou e na lousa ou num cartaz em forma de tópicos coloque o que deve ter na peça...
O homem pecou e se separou de Deus;
Deus envia Jesus para juntar o home a Deus novamente;
Jesus faz o bem, cura, faz milagres, mas os homens quiseram crucificá-lo;
Mesmo fazendo tudo isto, pessoas más quiseram mata-lo;
Jesus foi pra Jerusalém e Jesus ceou (pão e vinho) com eles, no jantar Jesus ensinou a amar uns aos outros;
Depois da ceia, Jesus pediu pra todos orarem e eles dormiram...
Os guardas chegaram e prenderam Jesus...
Jesus foi crucificado igual aos ladrões, mesmo sem ter feito nada...
Quando Jesus morreu todo mundo achou que tudo tinha acabado...
Mas no domingo quando Maria e marta foram visitar o túmulo um anojo avisou que Ele havia ressuscitado...
Elas voltaram e contaram pra todos, mas ninguém acreditou...
Jesus apareceu pra todos e disse que iria pro céu e um dia iria voltar...
Enquanto isto, pediu que ninguém se esquecesse Dele e ceassem para lembrar do corpo e do sangue que ele tinha entregado por nós até Ele voltar...
Quem gosta de Jesus e acredita nesta história???? Então, você poderá morar no céu também... FIM
Você, professor pode ser o narrador ou usar uma outra criança bem desinibida. Filmem a apresentação para assistirem depois ou mostrar em uma reunião de pais. Se quiserem podem bolar um cenário previamente para que possa se apresentar. Algo bem simples com o que você tiver a mão. C R I A T I V I D A D E é a palavra de ordem nesta aula!
Depois reforcem o apelo. Quem crê nesta história???
E sirva a ceia do Senhor!
ORAÇÃO
Ore com elas confessando Jesus: Eu te recebo Jesus como meu Salvador. Obrigado porque o Senhor morreu no meu lugar! Poe sua marca em mim!
Obrigado pela Páscoa. Nos ajude a aprender que a Páscoa não é somente coelhos e ovos de chocolate, mas é uma vida nova ; é que Jesus viveu de novo. ...amém...
VERSÍCULO: 
Mateus 28:6 Ele não está aqui; ressuscitou!!

SUGESTÃO DE ATIVIDADES: 
Celebração da santa ceia do Senhor!
Comparação do quadro que fizeram no cinema das características da Páscoa dos Hebreus (Velho testamento) e a de Jesus (Novo testamento)
Tópicos para quem esqueceu de fazer o quadro ou para complementar -  fazer com os maiores e se quiser comentar com os menores simplificar em 3 tópicos apenas, os de vermelho, por exemplo:
Páscoa – Antigo Testamento
Páscoa – Novo Testamento
·         Povo escravo de faraó;
·         Moisés intercedeu pelo povo junto de faraó;
·         O povo passou pelo sofrimento de 7 pragas;
·         Mataram um cordeiro e passaram o sangue nas portas para que a morte não tocassem neles;
·         O Povo passou pelo mar e ficou livre.
·         Pessoas escravas do pecado;
·         Jesus bolou um plano com Jeová, seu pai, para nos Salvar;
·         Jesus sofreu tudo por nós;
·         Jesus morreu como um cordeiro para que com seu sangue a morte não nos toque;
·         Jesus passou da morte para vida e deixou seu povo (nós) livres.



SUGESTÃO DE LEMBRANCINHA: 
Fiquem à vontade para dar chocolates, ovelhinhas com chocolate dentro, fazer uma culinária e dar para levarem pra casa etc. Mas lembrem-se... C O E L H O, nem pensar!!!
Abaixo algumas sugestões para que usem a criatividade, lembram??? A palavra chave desta aula.













Brigadeiro de Colher


 
 
Modo de Preparo
Em uma panela, leve ao fogo baixo o Leite MOÇA® com o Chocolate. Cozinhe mexendo sempre até obter consistência de brigadeiro mole (que corresponde a cerca de 8 minutos). Retire do fogo, acrescente o Creme de Leite e misture bem. Distribua em pequenos copos descartáveis (30ml de capacidade). Espere esfriar e conserve em geladeira até o momento de servir.
Dicas:
- Para fazer o Brigadeiro Branco, prepare a receita sem acrescentar o Chocolate NESTLÉ CLASSIC® Meio Amargo.
- Decore com confeitos coloridos ou de chocolate, encontrados em supermercados ou lojas especializadas em artigos para festas.
- O Brigadeiro pode ser conservado, em recipiente fechado na geladeira , por até 5 dias.






Biscoito de Páscoa!

 Ingredientes:
1 xícara de castanhas
1 colher de sobremesa
de vinagre
3 claras de ovos
1 pitada de sal
1 xícara de açúcar
Saco plástico
Colher de pau
pano de prato
Bíblia
O passo a passo explica a receita para fazer
bolachas e, ao mesmo tempo, mostra a
relação com a morte e ressurreição de
Jesus acompanhada dos textos bíblicos.
Até então os ingredientes não são saborosos. Acrescente vagarosamente uma xícara
de açúcar na tigela, enquanto continua batendo. Explique que a parte doce da
história é que Jesus morreu porque Ele nos ama. Coloque um CD que mencione a
morte de Jesus e seu amor. Ele quer que o conheçamos e o aceitemos.
Leia Salmo 34:8 e João 3: 16
Desfrutem em família as bolachas no café da manhã lembrando
o sacrifício que Cristo fez por nós.
Acrescente as castanhas quebradas à mistura. Com uma colher de sopa coloque
pequenas quantidades em um papel manteiga numa assadeira. Explique que
cada quantidade representa as pedras do túmulo onde sepultaram Jesus.
Leia Mateus 27:57-60
Estenda um pano sobre o fogão de maneira que simbolize a sepultura selada,
onde Jesus foi colocado após ter sido retirado da cruz. Explique que quando Je-sus foi colocado no túmulo; lhe selaram. Após a leitura desligue o forno.
Leia Mateus 27:65-66
Vá PARA CAMA. Explique que talvez eles se sintam tristes por ter que deixar
as bolachas no forno durante toda a noite. Os seguidores de Jesus estavam
MUITO tristes e desesperados quando o tumulo foi selado.
Leia João 16:20 e 22
Na manhã da Páscoa abra o forno e dê a cada criança uma bolacha. Perceba
“que as bolachas têm alguns ‘quebradinhos’. Abra e explique que as bolachas
são vazias dentro. Na primeira Páscoa os seguidores de Jesus estavam sur-preendidos ao ver que o túmulo estava aberto e vazio.
Leia Mateus 28:1-9
Biscoito de Páscoa
Lembrando o verdadeiro
sentido da Páscoa

Pré-aqueça o forno a 180º graus.
É importante que o forno esteja bem
quente até o fim da receita.
Antecipadamente procure e
marque os textos na Bíblia.
Biscoito de Páscoa

Lembrando o verdadeiro
sentido da Páscoa
Coloque as castanhas
dentro do saco plástico
e com a colher de pau
deixe as crianças quebrarem em pedaços
pequenos, e reserve.
Explique que depois
que Jesus foi preso, ele
foi espancado pelos
soldados romanos.
Leia João 19: 1-3
Em um recipiente coloque
uma colher de
sobremesa de
vinagre, e deixe
que as crianças
cheirem. Explique que quando
Jesus estava com
sede na cruz foi-lhe dado vinagre
para beber.
Leia João
19:28-30
Acrescente as claras de ovos ao
vinagre. Explique que os ovos
representam vida e também que
Jesus deu sua vida por nós.
Leia João 10:10-11
Coloque um pouquinho
de sal na mãozinha de
cada criança. Deixe-os
experimentarem. Acrescente uma pitada de sal
na tigela com vinagre e
claras. Explique que o sal
representa as lágrimas dos
amigos de Jesus e seus
seguidores, e a tristeza de
nossos pecados.
Leia Lucas 23:27
Bata na batedeira as claras
com vinagre e sal, na velocidade máxima até que fique
em pronto firme, em forma
de neve. Explique que a cor
branca representa a pureza
aos olhos de Deus, daqueles
que têm seus pecados lava-dos por Jesus.
Leia IsaÍas 1:28 e
João 3: 1-3

Um comentário:

  1. Que delícia de aula!!!!!
    As crianças vão amar!!!
    Feliz Páscoa com muita alegria para todos!!!

    ResponderExcluir