sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Texto Complementar - Aula 05 - CRIANÇAS APOSTÓLICAS



 Palavrões no videogame e na TV podem estar ligados com agressividade infantil
ACOMS
Por Stephanie D’Ornelas em 24.10.2011


Crianças do ensino fundamental que ouvem palavrões na televisão ou em jogos de videogame podem agir de maneira mais agressiva com seus colegas, fisicamente ou verbalmente, sugere um pequeno estudo. Essa conclusão nos volta à controversa questão sobre a violência na mídia, e se isso afeta o comportamento das crianças.
Em um estudo com 223 crianças em uma escola nos EUA, pesquisadores descobriram que alunos que foram expostos a mais programas de TV ou jogos de videogame com palavrões relataram mais casos de agressão – desde socos até espalhar fofocas maliciosas sobre outras crianças.
Mas nada disso prova que a má língua na mídia é prejudicial para as crianças, de acordo com a professora Sarah Coyne, da Universidade Brigham Young, em Utah (EUA). “Este estudo mostra uma correlação, e não prova causa e efeito”, ressalta.
Além do mais, se os palavrões midiáticos desempenham algum papel na agressão infantil, não está claro quão grande é esse impacto. É difícil estabelecer correlações precisas, pois há uma série de coisas que contribuem para o comportamento agressivo.
De acordo com Sarah Coyne, é provável que a linguagem ruim na TV e em videogames afete a linguagem das crianças, mas o impacto final sobre o comportamento pode ser algo muito mais complicado de analisar.
É importante, entretanto, que os pais prestem atenção na linguagem dos programas e jogos que seus filhos acessam. Tendemos a ser espectadores passivos, pois estamos tão acostumados a ouvir palavrões em todo o lugar que podemos não perceber quando isso acontece de maneira excessiva na televisão.
Esse fato aponta outra limitação do estudo. É a linguagem da mídia, especificamente, que se relaciona com a linguagem e comportamento infantil? Ou será que as crianças expostas a palavrões em programas de TV e videogames também não tem pais e amigos que falam palavrões? O novo estudo não descarta essa possibilidade.
Várias pesquisas que relacionam violência nas mídias e agressão infantil demonstraram que uma vez que as crianças têm uma boa saúde mental e boas influências familiares e de amigos, a ligação entre violência na mídia e comportamento desaparece. Por isso, não há nenhuma grande nova descoberta com a qual os pais precisem se preocupar se seus filhos se encaixam nessas condições. [Reuters]

Nenhum comentário:

Postar um comentário