sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Aula 07 - CRIANÇAS APOSTÓLICAS


AULA 07
QUEM VAI GANHAR O CONCURSO? - ESTER

Ministração:
Ester, muito criança fica órfã de pai e mãe e foi adotada por seu primo Mordecai. Obviamente ensinada e educada nos costumes judeus e mesmo exilada na Babilônia; ensinada a amar seu povo, sobretudo amar e obedecer a Deus, o Deus verdadeiro, mesmo em terra estranha. Mesmo sentindo falta da mãe e carinho de um pai, nada disso é impedimento para que fosse usada por Deus para ocupar a posição máxima de uma mulher no governo babilônico, rainha. Ester foi ensinada a obedecer!
Na sua adolescência se vê (obrigada ou não), a participar de uma seleção do rei para futura rainha. Vence! Mesmo assim, obediente, permanece obediente debaixo da direção de seu primo.
E é poderosamente usada por Deus para livramento e libertação do seu povo, o povo de Deus pela sua ousadia, persistência, perseverança, obediência e, sobretudo fé.

BASE BÍBLICA:

Livro de Ester


OBJETIVO:
  • Reforçar o conceito de APOSTÓLICO = SER ENVIADO, conforme aula 1.
  • Ensinar a criança a ser obediente, em todo tempo.
  • Ensinar que como ainda são crianças e não podem tomar decisões sozinhas. Que precisam de alguém. Deus sempre coloca pessoas mais velhas. Os pais, avós, etc. ( Ester obedecia seu primo)
  • Ensinar ser obediente mesmo sem entender, na hora.
  • Criança apostólica é obediente.


SITUAÇÃO DA CRIANÇA:
Mordecai ensinou Ester quando criança e mesmo sendo adulta, rainha e casada, a fez lembrar... Ester teve que fazer uma escolha,  e ciente do seu chamado, como esperado, fez a escolha certa.

As crianças estão muito, sem direção. A criança precisa ter quem a direcione; quem a ensine no caminho que deve andar.  Muitas crianças hoje são levadas por situações diversas a tomar decisões, tantos de coisas grandes e pequenas. Desde escolher se querem comer agora no almoço, ou mais tarde depois que acabar o “Bob Esponja”. Ou ainda se querem ir à escola ou ficar “descansando”, por exemplo.
Simplesmente não podem! Não podem não porque alguém decidiu, mas porque ainda não estão prontas; não são maduras o suficientes. Não tem estrutura para tomar decisões.
Os pais e nós, os formadores de crianças apostólicas, vamos ensiná-las a direção e não tomar decisões por elas, mas ensiná-las às escolhas certas.
(Prov.22:6 – Ver comentário da Bíblia Apostólica- pag. 817)

LEITURA BÍBLICA COM AS CRIANÇAS:

Linguagem Kids:

SUGESTÃO DE DESENVOLVIMENTO
- Leve maquiagem para as meninas e Gel de cabelo para os meninos. Deixem que se arrumem para a aula. Pois será uma aula especial! (veja se é viável esta estratégia com os maiores)
- Se você tiver roupas ou paletós que eles possam usar., será muito legal.
- Você também se arrume, com maquiagem, ok?
- Se tiver alguém (cabeleireira) na igreja, que possa arrumar as meninas e fazer o cabelo dos meninos, também vai ser legal. Invista uns 20 minutos nesta preparação, daí todos sentam para ouvir a história.
Deixe essas coisas sobre a mesa e vá usando conforme conta:
  • 01 creme, 01 perfume para usar em você conta e também para por nas crianças que quiserem experimentar. (talvez os meninos não queiram, não insista)
  • 01 coroa e coloque em você entanto conta que Ester ganhou o concurso.
  • 01 decreto, feito com papel craft
  • 01 Faça um cetro com sucata. Cubra de papel dourado.
 Outra Opção interessante para os menores é OS VEGETAIS: ESTER http://www.youtube.com/watch?v=wOD4yQuBtnQ

Para os maiores : 17 - Ester (360-480P) link: http://www.youtube.com/watch?v=F7W0CtJC5Z4&feature=related


CONTANDO A HISTÓRIA:

Quem vai ganhar o concurso? Todos lá na cidade de Susã comentavam. A cidade estava movimentada.
Qual moça será escolhida para ser a nova rainha e casar-se com o rei?

Aqui na Bíblia, fala da história de uma menina, que era órfã. Seu papai e mamãe morreram. Mas ela não ficou sozinha. Um primo dela que amava muito adotou como filha e ensinou tudo o que ela precisava saber. Ensinou principalmente sobre Deus e também sobre o povo que ela pertencia, o povo de Israel. E mesmo sem pais, ela aprendeu tudo o que ele ensinava e era uma menina super obediente. Ela amava seu povo e, sobretudo amava seu Deus, o verdadeiro Deus!  Ela nunca, nunca desobedecia. Seu primo sempre falava pra ela que ela deveria sempre amar a Deus e obedecer a palavra de Deus. E quando ela precisasse tomar uma decisão Deus a ajudaria. E ela nunca se esqueceu disto.

AHH... Vamos voltar para o concurso! Por que eu falei de concurso? Porque sabe quem vai participar ? Isto mesmo esta menina órfã de que eu falei. O nome dela é Ester. Ela foi junto com as outras moças. Porque agora ela já cresceu, não é mais uma menininha, mas uma moça e muito bonita mesmo!
Será que Ester está pensando o mesmo que nós? Quem vai ganhar o concurso?
Ester se preparou se arrumou, passou cremes e perfumes. A escolha é do Rei. O que vocês acham?

Entre todas as moças o Rei gostou mais de Ester. E a escolheu como rainha. E se casou com ela. Ela foi viver no palácio, e uma linda coroa foi colocada em sua cabeça.

Mas tinha um homem no reino muito mal que não gostava do povo de Deus!
E ele falou para o Rei que tinha um povo no meio deles que só atrapalhava que não servia para nada e que não obedecia as leis do rei e que era para mata-los. O Rei falou que ele poderia sim!
O que o rei não sabia é que Ester pertencia àquele povo e que era o povo de Deus. Então Ester morreria também.

O primo de Ester foi falar com ela. Mandou um recado que tinha dia e hora marcada para todos os judeus morrerem e se ela não fizesse nada, como rainha, ela não escaparia , morreria também.

Ester precisava fazer alguma coisa para impedir. Mas o quê? Ela não poderia entrar na presença do rei sem ser chamada. O rei poderia mata-la na mesma hora, mesmo sendo a rainha! E ela disse isto ao seu primo.
 E seu primo a fez lembrar de Deus e de seu povo. E disse: “Será que não foi por isto que você foi eleita rainha?”

Ester então se lembrou de quem ela era e que Deus que ela servia. ELA FOI OBEDIENTE AO SEU PRIMO, COMO DESDE CRIANÇA COSTUMA SER.
Ela obedeceu. Decidiu falar com o rei. Lá no fundo ela sabia que Deus não a abandonaria. Ela confiou no Deus verdadeiro. O que ela precisava fazer era só obedecer. E foi o que ela fez.
Ela pediu para todo seu povo jejuar e foi se apresentar ao rei.
Sabe qual era o sinal de que o rei receberia Ester ou a mataria?
O rei tinha um cetro de ouro em suas mãos. (Mostre). Se ele estendesse o cetro ela poderia entrar. Se ele não estendesse ela morreria.
(faça um suspense...)
Ester foi chegando, chegando e parou no pátio. Quando o rei viu Ester... (suspense!)
O que vocês acham que o rei fez?
Será que aquela menina obediente, que amava a Deus, e amava seu povo a vida inteira irira morrer agora??

NÃO!! DE JEITO NENHUM!!
O rei estendeu o cetro de ouro para ela e deixou que ela falasse. O rei a ouviu e aceitou um convite para jantar. (ufa!). Ela disse: “No jantar eu vou te falar, ó rei.” “Venha e traga Hamã também. (Hamã era o homem mal que queria matar todos os judeus)”
No final Ester contou tudo ao rei que estava acontecendo e que ela também morreria O rei ficou furioso e mandou que enforcasse aquele homem mal e deu o direito dos judeus se defenderem e os judeus não morreram. Se defenderem e todos ticaram muito alegres, muito felizes naquele dia.

Ester não se esqueceu de tudo que aprendeu quando criança. Deus a honrou e Deus a usou poderosamente. EU ACHO QUE NEM TODA VEZES ELE ENTENDEU TUDO. Mas ela escolheu obedecer sempre!
HOJE O QUE Deus deseja é que existam muitas crianças como Ester, que obedecem sempre, mesmo sem entender as coisas.
O importante é que Deus sempre coloca pessoas para que as crianças obedeçam: os pais, os avós, os professores da escola...
Quem deseja ser usado por Deus?
Quem quer ser mais obediente à pessoas que Deus coloca?
Muitas vezes ouço crianças dizerem: ”Você não é meu pai. Você não é minha mãe”
Lembrem-se, Ester não tinha pai e nem mãe. Mas escolheu obedecer.
Deus a honrou e a usou para trazer libertação para seu povo.

ORAÇÃO

Vamos orar. Levante suas mãos e comece a falar para Deus que você deseja. Que você quer estar nas mãos dele. Que você quer ser uma criança apostólica.  Que quer ser obediente. Que você sempre fará escolhas certas. .
Ore e profetize obediência na vida de cada criança.

VERSÍCULO:  Linguagem Kids

Prov.20:11  Até a criança mostra aquilo que ela é pelas coisas que ela faz, se é bom ou não.

VERIFICAÇÃO DO ENSINO: 
ü  O que é ser apostólico?
ü  O que é ser criança apostólica?
ü  Qual o segredo para ser apostólico?
ü  Qual o nome desta menina?
ü  A quem ela obedeceu desde criança?
ü  Quem venceu o concurso? Pra que era o concurso?
ü  Por que ela estava com medo de ir falar como rei?
ü  O que o rei fez?  ?

SUGESTÃO DE ATIVIDADE: 


  • Faça um caderno para colorir para cada criança. Elas podem colorir a cada domingo e depois grampear ou colocar espiral.
  • Pra os maiores podem também ter um caderno, mas elas mesmas escreverão as características de cada criança.




Nenhum comentário:

Postar um comentário