quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Campanha da Multiplicação - Aula 02 - Ago/12


AULA 2
A MULTIPLICAÇÃO DO AZEITE
Ministração:
A multiplicação do azeite, na visão de dois meninos que tinham uma sentença. Ser escravos pelo resto de suas vidas. Eles ainda choravam a perda do pai e viam o sofrimento de sua mãe olhando para o armário e vendo o fim do suprimento. O que eles poderiam fazer, a não ser obedecer a sua mãe e juntar quantas vasilhas pudessem emprestar? Talvez mesmo sem entender, mas com fé nos seus corações de que alguma coisa boa ia acontecer. Eles não sabiam, mas Deus havia preparado uma grande Multiplicação para eles viverem.

BASE BÍBLICA:

II Reis 4:1-7                              
                                 
OBJETIVO:
Levar a criança, a saber:
  • O que é multiplicação. Faça isto  usando os sinais das quatro operações.
 Multiplicação é “vezes”. “Quantas vezes mais eu vou ter alguma coisa.”
 Multiplicação é ter muitas vezes mais alguma coisa. É  uma conta de matemática.
  •  Que Deus também tem uma matemática. E ele só usa um sinal. O sinal de “vezes”; o sinal da multiplicação.
  • Que aquela família também estava vivendo uma grande subtração. Sinal de “ menos”. Menos é tirar. Aquela mulher estava prestes a perder também seus 2 filhos. Ela  ficou com menos o marido. Ficaram com menos comida, menos dinheiro e agora eles só tinham um pouquinho de  azeite, que não dava para  nada. A. Mas como Deus gosta de multiplicar, ele escolheu aqueles dois meninos pra viverem o milagre da Multiplicação.
  • O grande segredo é OBEDECER!
  • Que Deus a escolheu também nos dias de hoje para fazer a conta que ele gosta; o milagre da multiplicação.

SITUAÇÃO DA CRIANÇA:
Identifique nessas aulas, qual a realidade de cada criança. Procure saber delas, quais foram suas perdas, desde as coisinhas mais simples, pequenas, até as coisas na família (perda de emprego, perda de alguém querido...), que de toda forma influencia a vida da criança. Quem sabe não temos crianças que estão vivendo como aquele menino só “somando perdas”. Nós vamos levar as crianças a viverem a multiplicação, em nome de Jesus!                                 


LEITURA BÍBLICA COM AS CRIANÇAS:

Linguagem Kids: II Reis 4:5-7
 5 Então a mulher foi para casa com os filhos, fechou a porta, pegou o pequeno jarro de azeite e começou a derramar o azeite nas vasilhas, conforme os seus filhos iam trazendo.
6 Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela perguntou se havia mais alguma. – Essa foi a última! – respondeu um dos filhos. Então o azeite parou de correr.
7 Ela foi e contou ao profeta Eliseu. Aí ele disse: – Venda o azeite e pague todas as suas dívidas. Ainda vai sobrar dinheiro para você e os seus filhos irem vivendo.

SUGESTÃO DE DESENVOLVIMENTO

 - Faça em E V A ou cartazes com papel cartão, os sinais das 4 operações, os mesmos da aula       
   anterior. Tamanhos maiores no flickr.
- Use lápis ou grãos de feijão ou qualquer outro objeto ou coisa, para fazer as continhas.
- Use carinhas de EVA, para representar a  família:




Frente
 Verso
 Homem Bravo
Filhos Escravos
     
CONTANDO A HISTÓRIA:
Use também a mesma introdução da aula anterior. Faça exercícios de Matemática com as crianças:
Quem aqui está na escola? Ou na escolinha? ... Quem aqui sabe fazer continhas? Humm... Vamos ver?! Quanto é 1+1? Quanto é 1+2? ... (Dependendo da idade faça contas mais difíceis; dependendo da idade traga já impresso algumas contas)... Muito bem!! Então quando eu quero somar eu uso o este sinal aqui (mostre) é o sinal de adição, a gente chama de SINAL DE MAIS. Então se este sinal está entre duas coisas o resultado sempre vai ser mais, não é mesmo?
Agora, tem um sinal aqui que eu não gosto, nada, nada!
É este aqui, olha! (mostre)
Até a cara dele é triste. É o sinal da SUBTRAÇÃO, a gente chama de sinal de MENOS.
Cada vez que ele entra no meio de duas coisas ou mais, o resultado é sempre MENOS. Se eu colocar entre esses três lápis: vamos ver, eu tenho 3 lápis MENOS (coloque o sinal entre dois lápis e um lápis ou o objeto que escolheu) 2 lápis eu fico com 1 lápis somente. Essa conta não é muito boa, não! Sempre diminui.
Quem aqui gosta de sempre ficar com menos?? Eu também não!!

Nós já vimos uma história da Bíblia na outra semana, hoje nós veremos outra aqui na Bíblia, de dois meninos que também só estavam vendo o sinal de MENOS.
Era uma família com o pai, a mãe e os dois irmãos. (Mostre a figura e enquanto conta rasgue a parte do pai). Aí a família ficou sem o pai, que morreu. Eles ficaram muito tristes. Eram quatro menos o pai ficaram só a mãe e os dois filhos. Eles não tinham trabalho. E também o dinheiro foi acabando. Era só o sinal de MENOS na vida deles também!
E tinha uma coisa muito grave! Muito séria!
Aquela família estava devendo um dinheiro para um homem. Como o pai tinha morrido, eles não tinham mais dinheiro. Não tinham como pagar? Como eles iam fazer? O homem estava muito bravo! E se a mulher não pagasse, sabe o que ele iria fazer? A levar os dois filhos dela para serem seus escravos!! Sabe o que é ser escravo? (explique)
 Então a mulher foi ao profeta e o profeta perguntou:
- O que é que você tem na sua casa- Nada – respondeu ela – Só tenho uma vasilha de azeite.
(mostre)
- Ele respondeu: Peçam muitas, muitas, muitas, vasilhas emprestadas para seus vizinhos, depois vão pra casa, você e seus dois filhos. Daí derrame azeite nas vasilhas.
Ela obedeceu e seus filhos também, eles dois saíram e foram nas vizinhas e trouxeram todas as vasilhas que eles podiam, parecia até que estavam brincando. Eles estavam com muita fé nos seus corações de que alguma coisa muito boa ia acontecer.
Sabem o que aconteceu depois? Entrou o sinal da multiplicação!! O pouquinho do azeite que tinham encheu todas as vasilhas. Foi enchendo, foi enchendo, foi enchendo... Encheu todas as vasilhas. (mostre com potinhos).
Ouve a MULTIPLICAÇÃO, a conta de Deus!!
Essa é a conta da MULTIPLICAÇÃO.
Daquilo que não era nada. Não ia dar. Ia faltar para amanha. Deus fez muitas vezes mais.
E sabe! Agora aquela família vendeu o azeite. Pagou a conta para o homem bravo. E eles agora tinham dinheiro para viver

Esse Deus que fez este milagre para aqueles meninos e sua mãe é o nosso DEUS. Ele não mudou e nem vai mudar. É o mesmo Deus que escolheu aquela mulher e seus filho e hoje escolhe cada um aqui pra viver o milagre da MULTIPLICAÇÃO.
Quem aqui acredita que Deus pode hoje também trazer o milagre da multiplicação em casa, na escola, no trabalho do papai, da mamã, nas roupas, nos brinquedos, no material da escola...?
Amém?

ORAÇÃO
 Vamos orar. Levante suas mãos e comece a falar para Deus que você acredita no milagre que ele vai fazer.
Repita comigo: Eu quero, hoje, experimentar a Multiplicação na minha vida, na minha casa, na minha família, e eu todos os lugares que eu for, na escola, na igreja...
Ore e profetize este milagre na vida de cada criança

VERSÍCULO: 
Linguagem Kids : Mateus 6: 33b
“...e todas essas coisas vão ser  acrescentadas pra vocês.”

VERIFICAÇÃO DO ENSINO: 
ü  Oque á Adição
ü  O que é subtração?
ü  O que é Divisão?
ü  O que é Multiplicação?
ü  Qual é a conta de Deus?
ü  Quem foi que Deus escolheu nesta história para viver a Multiplicação
ü  Quem Deus escolhe hoje?
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário