quarta-feira, 18 de julho de 2012

Aula 09 - Os Milagres do Ev. de MATEUS


AULA 9
O MILAGRE: JESUS ACALMA A TEMPESTADE
Ministração:

“Quando falamos em tempestades é comum lembrarmo-nos de dificuldades. A visão de um barco açoitado pelas ondas e pelo vento nos traz claramente uma comparação com as aflições que passamos em nosso cotidiano: problemas financeiros, familiares, emocionais, entre outros.
Geralmente quando passamos por tais momentos, a tendência é que sejamos tomados por sentimentos que querem nos roubar, tais como, o medo, o desespero, a angústia, a ansiedade, dos quais Satanás se aproveita para querer nos afogar. A experiência dos salva-vidas diz que muitas pessoas morrem afogadas porque se deixam tomar por um desespero de tal forma que, mesmo aquelas que sabem nadar, acabam por serem tragadas pelas águas” (Ministração do 10º. Dia da Campanha de Jejum de Abril 2010)”

BASE BÍBLICA:
Mateus 8:23-27

OBJETIVO:
Levar a criança:
·          A Saber, que Deus é poderoso para resolver todo e qualquer problema, dela e de qualquer pessoa. SEJA EM CASA, NA ESCOLA, COM AMIGOS, COM AFAMÍLIA, mesmos os mais complicados.
·         A aprender a confiar em Deus e a reagir crendo, acreditando em Deus seja qual for o momento difícil, mandando embora todo medo.
·         A saber, que não há coisas tão difíceis que Deus não possa resolver e fazer um grande milagre.

SITUAÇÃO DA CRIANÇA:
Criança na “tempestade”?
Criança com problema?  Com medo?
Descubra, quais são seus problemas; seus medos.
Temos que considerar isto: que uma simples prova de matemática, ou qualquer matéria que a criança não tenha facilidade para dominar, pode ser um grande tormento. Crianças cujos pais se separaram podem ter uma tempestade dentro delas que nem sempre se manifesta em forma de tristeza ou choro, mas em rebeldia e revolta ou inquietação. Uma enfermidade em casa, ou até mesmo a perda de um animalzinho de estimação pode ser uma grande tormenta, nem sempre percebida pelos pais, nem tão pouco pelos professores.
Vamos apresentá-las a um Deus que faz Milagres, e que realiza o impossível, e formá-las para confiar sempre. Vamos leva-las a ter experiências com o Deus, em nome de Jesus.
                   
LEITURA BÍBLICA COM AS CRIANÇAS:

Linguagem Kids:
I PEDRO 5:7 Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.

SUGESTÃO DE DESENVOLVIMENTO
  • Imagens de possíveis medos de crianças. (use os desenhos figuras sugeridos no flickr)
  • Imagens de possíveis problemas que as crianças possam ter.
  • Descubra e comente com as crianças sobre isto
Com os menores fale mais sobre medo de chuva, escuro trovão...









CONTANDO A HISTÓRIA:
Vocês já viram gente grande com medo?
Vocês já viram homens adultos com medo?!
Eu vou contar para vocês uma história aqui na Bíblia de alguns homens juntos que ficaram com muito medo, porque eles pensavam que iam morrer.
Mas eles não eram medrosos e covardes, eles estavam com um problema muito sério!
Eles eram pescadores e estavam acostumados todos os dias a trabalhar. E o trabalho deles era no barco, no mar.
Muitas vezes acontecem coisas pra gente que não estamos acostumados; coisas ruins que deixam a gente com muito medo, como as coisas que falamos aqui, não é mesmo?
Esses homens estavam com Jesus
Com Jesus?? E estavam com medo de morrer?!! Como pode alguém estar com Jesus e ainda sentir medo? Vocês não acham que tem alguma coisa errada nisto? O que será que faltava para eles?
Quantas vezes as crianças que estão com Jesus, têm Jesus na sua vida, vêm aqui na igreja, ouvem as histórias no Kids e na hora do problema ainda ficam com muito medo? Não é mesmo?
Ah... Igual àqueles homens!
Bom, vamos continuar... Eu vou contar pra vocês o problema deles:
Jesus tinha estado com uma grande multidão. Ele curou muitas pessoas naquele dia, e libertou de problemas, muitas pessoas. Então Jesus falou, vamos embora de barco para o outro lado, que era longinho. E aqueles homens, os discípulos de Jesus foram atrás dele. Jesus foi para uma canto do barco,  descansar um pouco e dormiu.
De repente o céu começou a ficar bem escuro, com nuvens bem pesadas. Ia chover! Até aí tudo bem! Chuva é chuva!
Mas começou um vento muito forte e começou formar ondas enormes que parecia uma vassoura gigante varrendo o barco empurrando para longe! Começaram então os trovões!! Ai... Ai... é agora que vamos afundar e morrer  eles pensaram e começaram a gritar de medo! Eles não conseguiam controlar o barco. Era o fim, mesmo!!
Jesus estava ainda dormindo. Talvez eles pensassem: “Como Jesus pode dormir com esta tempestade?”
Às vezes pensamos assim mesmo, não é? Será que Jesus não esta vendo que eu estou com problemas? Será que ele não está vendo que estou com medo desta prova tão difícil; desta doença lá em casa? Deste medo que estou passando. Jesus não está fazendo nada!!
Então, eles foram acordar Jesus: “SENHOR, VEM NOS SALVAR! VAMOS MORRER!”
E Jesus levantou e falo:_ Porque vocês estão com tanto medo. A fé de vocês é muita pequena! Vocês acreditam muito pouquinho. Precisam acreditar mais!
Então Jesus deu uma orde para o vento e para o mar bem bravo com os ventos e o mar : PARA TUDO !!
E tudo parou. O vento parou e o mar ficou quietinho! E ficou tudo na maior calma. Nenhum ventinho! Nada, nada! Tudo super quieto.
Aqueles homens ficaram espantados: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?
Muitas vezes os problemas vêm tão fortes, em casa, na escola, dentro da gente mesmo, vem uma tristeza que até parece um mar que vai nos afogar, não é mesmo?
Muitas vezes tem uma tristeza lá dentro, bem no fundo que a gente nem sabe o que é. Outras vezes vem uma matéria, na escola. Medo da professora, que é brava... (mencione os problemas que as crianças falaram)
Hoje, Deus mandou dar um recado para todas as crianças. Ele tem um milagre para cada uma aqui. Ele está juntinho de cada criança é só chamar pelo nome de Jesus e todo problema vai ser resolvido.
Quem acredita nisto? Mas não pode acreditar um pouquinho. Tem que acreditar mesmo!
...Então n´s vamos orar. Feche seus olhos e peça para Jesus! ( Os maiores podem orar. Incentive-os a orar)

ORAÇÃO
 Vamos orar. Levante suas mãos e comece a falar para Deus que você acredita no milagre que ele vai fazer.
Ore e profetize este milagre na vida de cada criança, quebrando com todo medo, toda tristeza, todo pânico..., em nome de Jesus.

VERSÍCULO: 
Linguagem Kids:
I PEDRO 5:7 Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.

VERIFICAÇÃO DO ENSINO: 
- Qual problema que Deus não pode resolver?
- Por que aqueles homens ficaram com tanto medo, se Jesus estava lá? O que faltou para eles?
- O que Jesus fez?
- O que precisamos ter para vivermos os milagres?

Sugestão Vídeo para recordação da história:

SUGESTÃO DE ATIVIDADE:


Deixe um comentário no flickr



NO PROXIMO DOMINGO, É O ENCERRAMENTO DESTA CAMPANHA.
PROMOVA UMA GINCANA.  FAÇA UMA LEMBRANCINHA PARA CADA CRIANÇA
CADA CRIANÇA DEVE TRAZER ALGUMA COISA PARA LEMBRAR UM DOS MILAGRES DE JESUS QUE APRENDEMOS NESTA CAMPANHA. QUE TROUXER RECEBERÁ UM PRESENTINHO.
SE PREPARE PARA FAZER UMA FESTA DE ENCERRAMENTO!
PEÇA TAMBÉM PARA AS CRIANÇAS TRAZERAM UM TESTEMUNHO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário