sexta-feira, 13 de julho de 2012

Aula 09 - Os Milagres do Ev. de Mateus


AULA 9
O MILAGRE DA CURA DE UM MENINO POSSESSO
Ministração:
Um pai querendo desesperadamente  que seu filho que era lunático, fosse curado, ajoelhou-se e  pediu que Jesus tivesse compaixão dele. Ela era  atormentado por um demônio,  na sua mente, que o deixava maluco nas suas ações, que sofria muito, porque muitas vezes caiu no fogo, muitas vezes muitas vezes caia na água. Jesus mandou o demônio embora e na mesma hora foi curado.

BASE BÍBLICA:
Mateus 17:14-18

OBJETIVO:
Levar a criança, a saber:
·         Deus é poderoso para curar toda e qualquer enfermidade, de qualquer pessoa.
·         Jesus sofreu machucaduras, e ferimentos. Quando ele morreu ele levou com ele na cruz, todas as doenças e enfermidades.
·         Mesmo quando o remédio não faz efeito; mesmo que os médicos digam que não tem jeito; é justamente aí que entra o MILAGRE DE DEUS.
·         Mesmo quando outras pessoas digam que é impossível. Pra DEUS NÃO HÁ NA IMPOSSÍVEL.

SITUAÇÃO DA CRIANÇA:
O milagre que Jesus realizou neste texto, talvez seja o milagre que muitos pais precisam viver hoje em dia na vida de seus pais. A Bíblia fala que o menino era lunático, quer dizer em termos literais “uma criança que vive no mundo da lua; influenciada pelas fases da lua” “Antigamente, as pessoas criam que “os ataques epilépticos supostamente acompanhavam as fases da lua”. (Word Pictures in the New Testament, de A. T. Robertson, Vol. 1, p. 37) Não se sabe se tal ideia era corrente no tempo em que Mateus escreveu seu Evangelho. No entanto, o uso que ele faz deste termo comum em grego não significa que ele achava que a lua causava ou agravava a epilepsia, do mesmo modo como as pessoas, hoje em dia, não acham que a lua cause a loucura quando usam a palavra “lunático”.
O foco que queremos dar é que hoje em dia, várias crianças têm transtornos, desde falta de concentração, dificuldade no aprendizado, hiperatividade. Crianças que agem como aquele menino hora de um jeito hora de outra, trazendo desespero para os pais e causando sérios problemas familiares que os pais não sabem como resolver, indo de médico em médico e até terapeutas e psicólogos, sem, no entanto encontrar uma solução, e aqui podemos ver o grande milagre que só Jesus pode fazer, através da autoridade da igreja apostólica...
                   
LEITURA BÍBLICA COM AS CRIANÇAS:
Linguagem Kids:
Nós somos curados pelo castigo que ele sofreu, somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu. (ISAIAS 53: 5 b)

SUGESTÃO DE DESENVOLVIMENTO

Contar a Historia com cartazes com as principais imagens representando os pontos principais da história. As palavras estão grifadas no texto abaixo. Em fim, escolha figuras para as palavras grifadas.  Uma ótima ideia também é “carinhas”. Pode ser em Power Point ou Vídeo;



CONTANDO A HISTÓRIA:
Era uma vez um menino que tinha um problema muito sério.
Ele tinha uns ataques que cada hora ele agia de um jeito.
Aquele menino, não era culpado. Ele também não queria fazer aquelas coisas, mas ele não conseguia se controlar.
Quando dava um ataque, ele caia no fogo. Às vezes ele caia na água.
A família dele estava desesperada!
Ele nem conseguia ir à escola. Não dava certo. Nem conseguia ter amigos
Eu também acredito que ele levou nos médicos. Mas nada curava aquele menino.
Ele chegou no meio da multidão e ajoelhou-se perto de Jesus e pediu para Jesus ter compaixão dele e curasse seu filho.
E sabem?
Jesus ama todas as crianças. Jesus ama todas as pessoas. E Jesus falou: Traga o menino aqui. E dai o pai trouxe.
E Jesus deu uma ordem bem brava: Sai desta criança tudo que esta atormentando. Sai agora mesmo!
E naquele mesmo momento tudo saiu e na mesma hora ele ficou curado e nunca mais ficou daquele jeito. Agora ele era um menino normal e feliz e a família também
E ainda Jesus falou para seus discípulos. Vocês tem pouca fé! A fé de vocês é muita pequenina. Vocês não acreditam. Vocês precisam acreditar mais para os milagres acontecerem.

Hoje nós vamos orar e pedir para Deus colocar mais fé nos nossos corações!
Quem deseja acreditar mais?
Tem coisas que são bastante difíceis. E as vezes nós pensamos que não vai dar; que não vai ser curado; que não vai acontecer.
Vocês conhecem alguma coisa, ou alguma doença que é bastante difícil?
(Ouça as crianças, comente, anote nos pedidos de oração)
  • Pergunte para as crianças sobre pessoas que elas conhecem que estão doentes.
  • Faça um cartaz e escreve os nomes que elas falarem
  • Se possível levem uma foto do bispo Tid. Fale sobre isto. Peça para as crianças orarem todos os dias
  • Leve o óleo da unção (explique)
  • Continue CANTINHO DA INTERCESSÃO KIDS iniciado na semana passada. As crianças trarão fotos e também os nomes. E todos os domingos em todas as aulas tenham este tempo de intercessão com as crianças. Incentive-as a orar e trazer fotos.


ORAÇÃO
 Vamos orar. Levante suas mãos e comece a falar para Deus que você acredita no milagre que ele vai fazer.
Ore e profetize este milagre na vida de cada criança, quebrando com todo tormento da mente, toda dificuldade de aprender, toda dificuldade de concentração etc.,  em nome de Jesus.

VERSÍCULO: 
Linguagem Kids:
Nós somos curados pelo castigo que ele sofreu, somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu. (ISAIAS 53, 5 b)

VERIFICAÇÃO DO ENSINO: 
- Qual enfermidade que Deus tem poder para curar
- Qual o problema daquele menino?
- O que Jesus fez?
- O que precisamos ter para sermos curados?

SUGESTÃO DE ATIVIDADE: 

Deixe seu um comentário no flickr

Nenhum comentário:

Postar um comentário