terça-feira, 19 de junho de 2012

Aula 05 - Os Milagres do Ev. de Mateus



AULA 5
O MILAGRE RESSURREIÇÃO DA FILHA DE JAIRO

Ministração:
Jairo tinha um cargo muito importante. Ele era príncipe da sinagoga, presidia os cultos, era responsável por pelas orações e exortações.  Jairo tinha uma única filha (Lc. 8:42). Como única filha, tudo que ele tinha era dela e para ela. Talvez Jairo tivesse já planejado um futuro para sua filha de 12 anos! Um futuro que naquele momento estava frustrado, pois ela estava quase morta quando saiu de casa, e no caminho recebeu a notícia que estava morta domo sinal de que não adiantaria mais procurar Jesus. Mesmo assim ele rompe as multidões e barreiras e mesmo sabendo que ela tinha morrido inconformado com a perda do futuro planejado para sua sucessão faz um único pedido para Jesus     “... Vem impõe a mão sobre ela, e viverá.” Jairo não aceitou aquela sentença e viveu o milagre da ressurreição na sua família.
“O inimigo trabalha incansavelmente no sentido de tentar fazer com que a nossa sucessão possa ser assolada, porém a verdade da palavra esta sobre nós e viveremos milagres na vida dos nossos sucessores.”

BASE BÍBLICA:
Mateus 9:18;23-26

OBJETIVO:
Levar a criança a:
  • Saber que ela é especial e importante para Deus.
  • Saber que ela tem um futuro também muito especial reservado para ela.
  • Saber que ela é como flecha na mão do guerreiro. Ela vai bem mais longe
  • Que nada nem ninguém vai roubar isto, e nem vai atrapalhar dela viver os grandes milagres que Deus já preparou para ela, em nome de Jesus.


SITUAÇÃO DA CRIANÇA:
Como é que Deus enxerga nossas crianças?
Leia abaixo o trecho tirado da ministração do Jejum:

“Deus tem reservado para aqueles que são verdadeiramente seus filhos, a bênção da família, ou seja, toda a nossa posteridade será feliz, bem-sucedida, veremos as gerações futuras gozarem das mesmas bênçãos que nós vivemos nos dias de hoje”.
“Isto significa que a nossa sucessão é marcada poderosamente por Deus, é uma verdade da palavra que se cumprirá em todas as famílias que servem ao Senhor, porém existem situações que podem desabilitar o cumprimento destas promessas. O inimigo trabalha incansavelmente no sentido de tentar fazer com que a nossa sucessão possa ser assolada, porém a verdade da palavra esta sobre nós e viveremos milagres na vida dos nossos sucessores”

Na aula de hoje, profeticamente como autoridade de formadores que somos, vamos declarar e profetizar que nada nem ninguém vai roubar nem atrapalhar “nossos sucessores”  de viverem os milagres do Senhor, reservados para eles.

LEITURA BÍBLICA COM AS CRIANÇAS:
Linguagem Kids: Mateus 9:18 ; 23-26

9.18   Enquanto Jesus estava falando ao povo, um homem importante da igreja chegou perto dele, ajoelhou-se e disse: — A minha filha morreu agora mesmo! Venha e ponha as mãos sobre ela para que viva de novo.
9.19   Então Jesus foi com ele, e os seus discípulos também foram.
9.23   Depois Jesus foi para a casa daquele homem importante. Quando viu os que tocavam música de enterro e viu a multidão numa confusão geral,
9.24   disse: — Saiam todos daqui! A menina não morreu; ela está dormindo! Então começaram a dar risada  dele.
9.25   Logo que todos saíram, Jesus entrou no quarto em que a menina estava, pegou-a pela mão, e ela se levantou.
9.26   Então  notícia  se espalhou por toda parte dali.

SUGESTÃO DE DESENVOLVIMENTO
  • Para os maiores, imprima o texto acima. Recorte os versículos e espalhe. Distribua entre eles em duas equipes e eles terão que colar o texto em ordem. A equipe que conseguir colar primeiro deverá ler o texto em voz alta.
  • Para os menores, leve os objetos (estão grifados no texto abaixo) e vá mostrando enquanto conta a história.
  • Sugestão para todas as idades: vídeo neste link:


CONTANDO A HISTÓRIA:

Era uma vez um homem muito importante na igreja. Ele tinha uma única filhinha. Era sua princesinha. Tudo que ele fazia era para ela. Ele comprava tudo para ela ; sua bonecas, seus brinquedos. Sempre comprava roupas novas. Ele não tinha outra filha, era só aquela. E eu acho que ele até fazia uma poupança para ela. Quem sabe o que é poupança?...
... ele guardava dinheiro para ela, que não era para gastar agora quando era criança, mas para quando ela crescesse e fosse uma moça, então ela poderia gastar com seus estudos, com seu casamento, quem sabe ! Vamos imaginar. Humm... filha única, o que mais que ela poderia ter? Um quartão só para ela ! Se fosse nos dias de hoje, acho que teria ar condicionado, uma suíte, um guarda roupa com todo tipo de roupa e até um computador só para ela... acho também que ela teria um celular, o que vocês acham?...
... é sim, porque ela tinha 12 anos já....Era a queridinha; a filhinha do papai.
Esse pai já tinha planejado tudo, quando ela ficasse moça ela herdaria a casa, e todos as coisas . Tudo era dela... Esse pai amava demais sua filha!
Mas um dia ela ficou doente. Deu um remedinho, mas não adiantou. Foi ao médico, mas nada, ela não melhorava ia ficando pior, e pior! Levou no hospital, mas nada. Não sabiam o que fazer.  Ela ia morrer!
Ele ficou desesperado a mamãe também! O que fazer?. Sua única filha. Ela não poderia morrer. Eles não iam ter outros filhos... Era aquela, a sua herdeira! Ele precisava fazer alguma coisa, urgente! Ela estava morrendo!!
Ele falou, já sei! Eu vou atrás de Jesus!! Só ele pode curar minha filha , eu vou trazer Jesus aqui.
E a mamãe disse: - Vai logo, vai urgente, e traga Jesus!
Então ele saiu correndo e foi...
Ele estava chegando perto, mas tinha uma grande multidão perto de Jesus. Ele já estava se aproximando, quando veio alguém atrás dele e disse. – “Não adianta mais!” Sua filha já morreu!”
Que notícia triste! E agora?
Vocês acham que ele desistiu? Será que Jesus poderia fazer sua filha viver de novo?!
Mesmo assim ele foi e chegou perto de Jesus se ajoelhou aos pés de Jesus e fez um pedido desesperado! Ele não ia deixar que aquilo acontecesse, e ele acreditou que Jesus poderia fazer um milagre.
-“ Jesus, Jesus, por favor !! Minha filhinha, minha única filha acabou de morrer, mas se o Senhor vier comigo e por as mãos nela ela vai viver de novo!
Jesus, então saiu e foi com ele... Demorou um pouquinho, mas até que em fim chegaram na casa. Jesus ouviu que estavam tocando uma música muito triste e todos estavam chorando.
Algumas pessoas não acreditaram que Jesus poderia trazê-la de volta, e até riram dele. Mas Jesus mandou todo mundo sair.  Jesus entrou no quarto em que a menina estava, pegou-a pela mão, e ela se levantou.!!
Jesus fez um grande milagre!! Ela viveu de novo!! Ela ressuscitou!!

Vocês já pensaram se ela ficasse morta! Ela não viveria tudo aquilo que o pai dela tinha preparado para ela!! E Jesus sabia disto! E Jesus não deixou que a morte roubasse aquela benção dela viver as coisas que o pai dela tinha deixado.
Jesus também amava aquela menina.
E quando ela cresceu ela pode viver tudo o que o pai dela tinha preparado para ela. E ela, com certeza, cuidou das coisas do seu pai.
Jesus ama com o mesmo amor cada criança aqui! Jesus ama você! Você é especial!
Vocês vão crescer, e vão ser adultos, não é mesmo?
Deus preparou um futuro maravilhoso para cada um de vocês.
O que vocês querem ser quando forem adultos? O que vocês querem estudar? E na igreja o que vocês desejam ser? (levita, bispo, pastor, intercessor,...).
Hoje eu vim aqui para dizer pra vocês, que nada vai roubar ; ninguém vai roubar aquilo que vocês desejam ser quando adultos.
Eu vou orar com vocês e vocês vão receber hoje, esta benção em nome de Jesus! Amém?

ORAÇÃO
Repita assim comigo: “Senhor Jesus, eu preciso viver este milagre”. Eu falo bem forte. NADA NINGUÉM VAI ROUBAR MEU FUTURO.
Ore com as mãos sobre elas, profetize este milagre na vida delas.

VERSÍCULO: 
I COR 2:9   “O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam.”

VERIFICAÇÃO DO ENSINO: 
ü  Onde Jesus estava?
ü  Onde aquele pai estava?
ü  Quantos filhos aquele homem tinha?
ü  O que aconteceu com sua filha?
ü  O que o pai decidiu fazer?
ü  Jesus atendeu logo, ou demorou, por quê?
ü  A menina estava morta quando chegaram lá?
ü  O que foi que Jesus fez ?


SUGESTÃO DE ATIVIDADE: 

Deixe seu um comentário no flickr

Nenhum comentário:

Postar um comentário