terça-feira, 19 de junho de 2012

Aula 04 - Os Milagres do Ev. Mateus


AULA 4
O MILAGRE DE ANDAR SOBRE AS ÁGUAS

Ministração: Pedro teve a atitude certa, ele foi o único que “ousou” e reproduziu o milagre que Jesus estava fazendo”

BASE BÍBLICA:
Mateus 14:22-33
João 14:12 

OBJETIVO:
A ênfase nesta aula é a atitude de Pedro de ser imitador de Jesus.
Levar a criança a:
  • Querer agir como Pedro. Pedro imitou Jesus.
  • Saber que Jesus falou que nós poderíamos fazer as mesmas coisas que ele fez e outras ainda.
  • Pedro não teve medo de sair do barco. Que ela também não terá medo, em nome de Jesus. Na hora do medo vai se lembrar de Jesus.
  • Acreditar sem ver = FÈ. Vamos acreditar em Jesus, no milagre mesmo que tudo esteja dando errado. Não duvidar que Deus pode.
  • Saber que ela não está sozinha nunca. Tem a igreja; tem você; o Kids, que vai sempre ajudar a orar...

SITUAÇÃO DA CRIANÇA:

Leia o pequeno texto abaixo:
“Seu filho imita seus gestos? Isso é absolutamente normal. "Os bebês imitam os adultos desde o primeiro dia", acredita o pediatra Antonio Marcio Junqueira Lisbôa, autor do livro Seu filho no dia a dia (Editora Record). Primeiro, são as expressões faciais, depois vêm os gestos corporais e, enfim, as palavras. "A imitação, capacidade inata do ser humano, é uma das formas mais eficientes de aprender novas ações".

As crianças são assim. Vamos aproveitar isto para mostrá-las que foi exatamente o que Pedro fez. Ele fez o que Jesus fez. Pedro venceu o medo criou coragem e saiu do barco. Mesmo que depois o medo veio, mas ele teve a atitude certa. Estamos formando a futura geração da igreja apostólica de servos e servas de Deus, que farão obras maiores ainda. VOCÊ CRÊ?!
LEITURA BÍBLICA COM AS CRIANÇAS:

Linguagem Kids: JOÃO 14:12

Jesus falou: Vou dizer uma grande verdade para vocês: Quem acreditar em mim sem duvidar, vai fazer as mesmas coisas que eu faço e vai fazer coisas ainda maiores, porque eu não vou ficar aqui eu vou para junto do meu pai, no céu.

SUGESTÃO DE DESENVOLVIMENTO

Vamos brincar de imitar?
Ou Vamos brincar de faça o que eu faço?

  • Com os maiores, você pode escrever as ações num papel e dividir em equipes e dividir em equipe e a outra equipe tem que fazer a mais do que a outra equipe fez.



Dependendo do número de alunos, você pode.
  1. Dividir em duas equipes: meninos e meninas. Com meninas pode usar batom, maquiagem e elas terão que imitar. Com meninos, pode usar pente, gel, ou mesmo espuma de barbear eles terão que imitar.
  2. Pode dar uma figura com vários acessórios e cada equipe tem que fazer igual. Por exemplo, dar duas figuras de palhaço e terão que escolher um de cada equipe para imitar o mais parecido possível.
  3. Faça gestos em geral ou dancinhas..., ou mesmo as crianças podem fazer.
Para contar a história, use gravuras sugeridas no flickr ou faça um barquinho de papel e use uma bacia, com ventilador.
Para os maiores, eles acompanham a leitura na bíblia e põem as figuras na ordem dos acontecimentos. Misture figuras de outras histórias para que possam identificar as figuras corretas, conforme a leitura.

Sugestão para apresentação da aula para os maiores: Vídeo muito bom de 3’41.


CONTANDO A HISTÓRIA:

Aqui na Bíblia tem uma história de um homem que também imitou o que Jesus fez.
Jesus passou o dia todo com as multidões e no final da tarde, seus amigos os discípulos entraram no barco para irem para o outo lado do lago, mas Jesus ficou mais um pouquinho para orar.
Altas horas, de madrugada mesmo, as águas ficaram agitadas e veio sobre o barco onde estavam uma grande tempestade de vento e muita chuva. Era muito forte mesmo, parecia que iam afundar. Eles ficaram morrendo de medo. Já pensou? Homens pescadores acostumados com o mar, com medo?! Era muito sério mesmo!
Alguma vez você teve medo de alguma coisa? De alguém? Medo de alguma coisa ruim acontecesse?
Pois é! Que medo, hein!!
E não foi só isto não!
Naquela madrugada, de repente eles viram alguma coisa se mexer na água e estava aproximando deles.
Ai, ai, ai... o que era aquilo? Um... Um... Fan-tas-maaaa!!!  Ahhhh...! Ai que medo!!
Eles ficaram aterrorizados de medo!
Quem era? Um fantasma, mesmo? Fantasma nem existe! Não é mesmo?
Era Jesus andando sobre as águas! E ele disse: “Tenham coragem, homens, não fiquem cm medo sou eu, Jesus.”
Mas nenhum deles teve coragem, não. Estavam com medo mesmo.
Mas, Pedro foi diferente de todos aqueles homens, Ele de fato acreditou que era Jesus mesmo. Ele pensou: É Jesus!! Se for Jesus eu vou junto com ele andando!
Então ele disse: “Jesus, se for o Senhor mesmo, me chame que eu vou junto com o Senhor!”
- Vem, sou eu, pode vir!
O que será que os outros pensaram? O Pedro está doido; está maluco!! Pedro não vai, não! – eu acho que eles falaram. Ninguém quis ir com ele. Todos estavam com medo, mas Pedro estava acreditando que era Jesus, mesmo e ele estava certo.
Então Pedro saiu do barco, fez igual a Jesus e saiu andando sobre as ÁGUASSSSS!! Palmas para Pedro. Que coragem!! Ele acreditou na voz de Jesus. Era Jesus mesmo!
Pedro fez igual Jesus. Pedro imitou Jesus! Foi o único que fez o que Jesus tinha feito. Você já imaginou a cara dos outros? Eles ficaram de boca aberta!!
No meio do caminho, Pedro deu uma olhadinha o vento, e começou a afundar, e ele gritou: JESUS, ME SALVA!
Jesus estendeu a mão e segurou Pedro e o salvou.
- Pedro, você tinha que ter mais fé - Jesus disse - Você tinha que acreditar um pouco mais! Sua fé é pequenininha.
Daí os dois subiram no barco e o vento parou!
Vejam só! Que grande milagre! Pedro também andou sobre as águas como Jesus. Pedro fez o mesmo que Jesus!

Aqui na Bíblia em outra parte em João, diz assim: Vou dizer uma grande verdade para vocês: Quem acreditar em mim sem duvidar, vai fazer as mesmas coisas que eu faço e vai fazer coisas ainda maiores, porque eu não vou ficar aqui eu vou para junto do meu pai, no céu.
Isso não quer dizer que vamos andar sobre as águas; que podemos ir numa piscina, por exemplo, e andar, não é mesmo?
Mas significa que Deus pode fazer milagres na vida de todas as crianças. E se as crianças acreditarem Deus vai fazer milagres! Mas para isto a gente tem que acreditar. Desde agora até quando vocês crescerem e forem adultos. Quem aqui gostaria de orar por alguém doente e ver a pessoa ser curada? Ver a pessoa levantar de uma cama? Como o Apóstolo faz hoje e também os bispos e pastores (lembre com elas de algum testemunho).
Pedro foi o único que saiu do barco.
Pedro não estava sozinho. Jesus estava pronto para ajuda-lo e tira-lo daquela tempestade.
Nenhuma criança que tem Jesus está sozinha.
Jesus está por perto sempre, nas horas mais difíceis, em casa, com a família; na escola; em todos os lugares. Não precisa ter medo, mas se o medo vier, Jesus também está lá. E também nós aqui na igreja, eu sempre vou orar por vocês. Amém
Vamos fechar os nossos olhos e vamos orar agora e pedir pra Jesus nos ajudar a acreditar sempre e nunca duvidar.

ORAÇÃO
Repita assim comigo: “Senhor Jesus, me ajude a nunca duvidar. Eu quero ser como Pedro. Não teve medo, não duvidou, acreditou que era Jesus. E todo medo vai embora, agora em nome de Jesus. Vem Senhor, fazer um milagre na minha vida, na minha casa, e na minha escola, e na minha família. Ajuda-me com as coisas difíceis.

Ore com as mãos sobre elas, profetize este milagre na vida delas.

VERSÍCULO: 
Linguagem Kids:  João 14:12
Jesus falou: Vou dizer uma grande verdade para vocês: Quem acreditar em mim sem duvidar, vai fazer as mesmas coisas que eu faço e vai fazer coisas ainda maiores,
VERIFICAÇÃO DO ENSINO: 
ü  Onde Jesus e seus discípulos estavam?
ü  Onde Jesus ficou e onde os discípulos foram depois?
ü  O que aconteceu quando eles estavam no barco?
ü  Que horas mais ou menos Jesus foi com os discípulos? Que jeito que ele foi?
ü  O que os discípulos pensaram que era?
ü  Quem foi que acreditou que era Jesus?
ü  O que Pedro fez?... E deu tudo certo?


SUGESTÃO DE ATIVIDADE: 
Sugestão para apresentação da aula para os maiores

Deixe seu um comentário no flickr

Nenhum comentário:

Postar um comentário