Introdução
A palavra revelada para o ano de 2014
através do apóstolo Estevam foi Calebe.
Para iniciarmos os estudos deste
personagem com as crianças, escrevemos uma aula introdutória como no ano de
Joel.. Após a primeira ceia de oficiais teremos subsídio para desenvolver
nossas campanhas.
Abaixo descrevemos informações para
embasamento do professor e na sequência, a aula propriamente dita.
A história de Calebe se encontra atrelada
a de Moisés e Josué.
Leia
Números 12: 27 e 28 e 14:6 a 9 e Josué 14:1 a 14.
O nome Calebe significa – FIEL. Na tradução literal (fiel como um cão).
E Josué, filho de
Num, e Calebe, filho de Jefoné, que eram dos que espiaram a terra, rasgaram as
suas vestes; e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: -Aterra,
pela qual
passamos para a espiar, é terra muitíssimo
boa. “Se o Senhor se agradar de nós,
então nos introduzirá nesta terra e no-la dará; terra que mana leite e mel”.
Tão somente não
sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo desta terra, porquanto são
eles nosso pão. Retirou-se deles
a sua defesa, e o Senhor está conosco; não os
temais” Números 14:6 a 9.
Moisés foi um homem
muito especial. Ele viveu debaixo da direção do Senhor. Deus falava com ele
como a um amigo e o instruiu em tudo o que deveria fazer , quando deveria
seguir viagem ou deveria parar.
Certo dia, o Senhor
mandou que Moisés enviasse alguns homens para espiarem a terra de Canaã, a
terra que Ele havia prometido que daria para morar aos filhos de Israel.
Foram escolhidos doze
(12) homens, um de cada tribo de Israel. E a sua missão era ver como era a
terra: se era fértil, se havia árvores e, se possível, trazerem uma amostra dos
frutos, se o povo
era fraco ou forte, se havia cidades com
fortalezas, enfim, todas as informações possíveis.
Eles subiram e
cortaram de lá um cacho de uvas que eram tão grandes que foram necessários dois
homens para que o trouxessem em uma vara, e romãs e figos.
Então, depois de 40
dias, eles voltaram para prestar relatório a Moisés. Veja o que eles disseram:
- Fomos à terra a que
nos enviaste. Ela, em verdade, mana leite e mel; e este é o seu fruto. Contudo,
o povo que habita nessa terra é poderoso, e as cidades são fortificadas e mui
grandes. Vimos também ali os filhos de Anaque. (Números 12:27,28) Os filhos de
Anaque eram GIGANTES!!!
Calebe, um dos que
foram a Canaã, tinha uma outra opinião: Subamos animosamente, e apoderemo-nos
dela; porque bem poderemos prevalecer contra ela. (v.30).
Mas os outros,
apavorados, disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte
do que nós (v.31b). O medo era tão grande que eles se viram como gafanhotos
diante dos
habitantes daquela terra, que, aos seus olhos
eram como gigantes.
Novamente o povo começou a murmurar e
reclamar contra Moisés. Alguns queriam até levantar um outro chefe e voltar
para o Egito.
Josué e Calebe,
porém, falaram ao povo que a terra era excelente e que, se o Senhor se
agradasse deles, certamente lhes daria a terra, bastava que eles fossem
obedientes ao Senhor. Mas o povo não os ouviu e queria apedrejá-los.
Vendo tudo aquilo, o
Senhor se aborreceu e disse a Moisés que iria ferir o povo com peste. Moisés intercedeu
pelo povo e o Senhor disse que perdoaria o pecado do povo, mas todos os homens
que
viram a glória e os sinais no deserto não
entrariam na terra prometida. Todos os homens, de 20 anos para cima, morreriam
no deserto, exceto Calebe e Josué, pois tiveram um relatório diferente
deserto, exceto Josué e Calebe que
apresentaram um relatório diferente dos outros.
Entrariam também
todas as crianças.(Números 14:31).
O que fez Deus
permitir que Josué e Calebe entrassem na terra?
Eles não duvidaram
que seriam capazes de conquistar a terra, mesmo que houvesse muralhas e
gigantes, pois o Senhor havia prometido aquela terra e o Senhor estava com
eles. Eles creram! E
é isso que agrada o coração de Deus, pois sem
fé é impossível agradá-Lo.
Se o Senhor foi capaz
de abrir o mar, não seria capaz de derrubar uma muralha? Certamente que sim.
Mas o povo duvidava, só acreditava vendo e depois esqueciam do poder dAquele
que os havia tirado do Egito e dos sinais maravilhosos de que foram
testemunhas.
O Senhor hoje convoca
os corajosos, ousados, crentes, para transformar essa terra em que vivemos em
terra que é próspera e abençoada. Ele pode contar conosco? Mais ainda, Ele pode
contar com que passemos esta visão na íntegra para as crianças?
Ore, jejue se
consagre para viver o melhor ano de nossas vidas!
Base Bíblica
Números
12: 27 e 28 e 14:6 a 9 e Josué 14:1 a 14.
Objetivo
· Apresentar as crianças
o personagem que a Igreja Cristã Apostólica Renascer em Cristo irá estudar no
ano de 2014;
· Inserir as crianças
no contexto histórico da época de Calebe;
· Introduzir a
biografia de Calebe e seus atos junto a Moisés, Josué e o povo;
· Introduzir características
do caráter cristão de Calebe na vida das crianças.
Situação da Criança
Situar as crianças
historicamente de um personagem como Calebe não é nada fácil, pois elas
precisam de exemplos práticos, imagens que tragam pistas a elas para que tudo
faça sentido. Muitas situações já vivenciaram através de outras histórias como
por exemplo, gigantes na história de Davi, muralha, na história de Josué etc...
Mas além de fatos históricos, temos que passar as verdades espirituais da
personalidade de Calebe como por exemplo fé, perseverança, firmeza e coragem.
Então, por vezes as
crianças irão se deparar com um problema que aparentemente parecerá pra ela
insolúvel como recuperar uma nota na escola, enfrentar aquele amigo que insiste
em cometer bulling com ele ou com seu
melhor amigo, visualizar seus pais brigando... O que fazer com este gigante?
Como enfrentá-lo? Pode uma criança fazer algo para mudar esta situação?
Certamente sim, vamos
ensiná-la a conquistar a Terra Prometida representada aqui por aquela bênção ou
milagre que ela tanto almeja.
Vamos lembrá-los que
o mesmo Deus que já operou milagres em suas vidas e famílias não mudou! É o
mesmo Deus e não vamos duvidar NUNCA do seu PODER.
Sugestão para o desenvolvimento
da Aula
|
Você e mais uma pessoa precisarão vestir uma roupa de espião ou
detetive. Pode chegar vestido ou levar estes objetos em uma caixa e se vestir
na frente das crianças...
O que irá precisar...
Capa de chuva;
Óculos escuros;
Lupa;
Bloco de anotações e caneta;
Chapéu;
Máquina fotográfica no pescoço;
Precisará também imprimir as
imagens que colocaremos em anexo em tamanho grande como provas do que você irá
relatar às crianças.
Contando a História
Reúna as crianças em
roda e previamente ou na hora, fica ao critério do professor, vista-se de
espião. E inicie a brincadeira. Não fale nada, ande pela sala como que
procurando algo. Use a lupa, faça graça levante o braço de uma criança e finja
que está fedido para quebrar o gelo.
Depois
de alguns segundos inicie...
-
Olá, boa noite! Vocês não me conhecem? Deixa eu me apresentar...
Sou
Shacota Holles (este nome serve tanto
pra homem como para mulher) o (a) Super detetive! E estou aqui pra resolver um
caso intrigante. Vocês podem me ajudar? Deixem que se expressem...
Estou
procurando um homem chamado Calebe... Vocês sabem alguma coisa sobre ele?
Deixem que se expressem...
Hum...
Elementar meu caro amiguinho(a)... Vou mostrar pra vocês algumas pistas que já
descobri sobre ele pra ver se vocês me ajudam a esclarecer este mistério....
Descobri
que ele era muito amigo de um outro homem chamado JOSUÉ eu tenho
imagens...Vejam! (Neste momento, mostre a foto).
- Viram? Eles estavam
numa atitude suspeita, eu vi quando um homem mais velho chamado... Use um bloco
de anotações para olhar a anotação e faça graça... Eu sei está aqui, espera! Dê
um berro! – Achei! MOISÉS. Isto mesmo, eu ouvi este Moisés mandando Josué e
Calebe espiar uma terra. Xeretas hein... Mas o mais intrigante crianças é que
eles foram e quando voltaram trouxeram uma coisa muito interessante... Vocês
imaginam o que seja? Deixe que se expressem...
Continue...
–Não! Não é nada disso eu tenho fotos, olhem! (Mostre a segunda foto)
Viram
crianças? Estranho, muito estranho... Nunca vi um cacho de Uva deste tamanho...
Será que estão desenvolvendo uma máquina que faz crescer as coisas????? Preciso
descobrir! –Reforce o convite. Vocês me ajudam????
Agora
o mais engraçado vocês não sabem! (Mostre um ar de indignação e desespero) Eu
não estou entendendo nada... doze homens foram junto com eles e voltaram com
eles como já disse e eles, conversaram, mas de onde eu estava não consegui
ouvir muito bem o que falavam, mas eu fotografei. Teve uma hora lá que deu a
louca nestes dois, Josué e Calebe e eles rasgaram suas roupas!!!! Acho que
estão enlouquecendo vejam! (Mostre a terceira foto)
E
ai pelo que eu já contei à vocês, já têm alguma pista? Deixe que se expressem.
Como a história é um pouco desconhecida das crianças, cremos que não poderão
ajudar o detetive, mas se disserem algo que confere, finja anotar no caderno e
elogie... Muito bom, muito bom... Estamos perto senão continue...
E
depois de tudo que contei para vocês, o tal do... Como é mesmo o nome, faça
graça e olhe na caderneta novamente... Ah é MOISÉS falou com eles e depois de
um tempo só os dois Josué e Calebe e um monte de crianças entraram na terra de
onde eles tiraram este cachão de uvas e o resto do povo inclusive o... Como é
mesmo o nome, eu esqueço... Olhe novamente na caderneta, ah é MOISÉS ficou de
fora e morreram as minguas. Vejam ( Mostre a quarta foto)
Tudo isto é muito, muito estranho... E eu não
tenho a mínima ideia do que pode estar acontecendo...
Estou
muito cansado... Nesta hora você pode sentar se abanar com o chapéu e continuar...
Agora deixei meu ajudante Wilson tentando descobrir mais alguma coisa... Ai
ai... que cansado que eu estou...
É
importante que estas fotos que você pode tirar do casaco ou de uma pasta, fica
a critério, sejam coladas nesta sequência num quadro ou parede para que as crianças
visualizem e o ajudante venha desvendando o mistério e acrescente a última
foto.
Neste
momento entra o ajudante com uma roupa parecida com a do detetive todo
esbaforido e fazendo graça para de pernas abertas e finge que quer falar e não
tem fôlego... O detetive pode até dar um copo de água pra ele se acalmar e ai
sim ele inicia sua fala concluindo a história...
-Eu
já sei tudo!
-Tudo,
como?!?
-Eu
descobri olhando neste livro aqui! (Ele mostra a bíblia)
-
Então fale, fale meu caro Wilson!
O
Ajudante olha para as fotos na parede e retoma a história desta vez como os
fatos ocorreram nas sagradas escrituras...
Para foto 1 – Aqui são Calebe e Josué isto o
Senhor tinha razão...
Para
foto 2 – Eles juntamente com Moisés receberam uma mensagem de Deus para
espiarem a terra de Canaã, porque Deus daria aquela terra para eles morarem
porque eles estavam morando no deserto deste que passaram pelo mar, lembram o
mar crianças? Que Moisés abriu? (Certamente se lembrarão) Chegando lá viram que
a terra era muito boa e dava frutas enormes, dá uma olhada! Não era nenhuma
máquina não que fazia as frutas crescerem, nem hormônios, nem agrotóxicos,
NADA! Era uma terra abençoada por Deus, só que lá moravam gigantes. Isto mesmo
gigantes por isto os 10 homens que foram espiar a terra junto com eles deram no
pé queriam até voltar pra escravidão do que enfrenta-los.
Para
foto 3 – Mas Josué e Calebe não! Eles ficaram tão indignados que até rasgaram
suas vestes e foram enfrentar os gigantes. Eles disseram, eu anotei pera ai...(Desta
vez quem pega o caderninho é WATSON)AH é isso mesmo, Se Deus abriu o mar não
pode destruir estes gigantes?
Para
foto 4 – Foi ai que MOISÉS falou com o povo e com eles uma mensagem que DEUS
enviou a eles. A mensagem foi.... Novamente Wilson olha o caderninho de
anotações.... - Ouçam! Porque o povo não teve fé ninguém iria entrar na terra
prometida, só as crianças, Josué e Calebe porque eles tiveram fé e não
duvidaram do poder de DEUS.
-E foi ai que eu entendi a última foto
que eu tirei... Anexar a última foto junto das outras...
Deus
destruiu os gigantes e eles puderam habitar tranquilamente na terra que o
Senhor prometeu...
Inclusive
Josué dividiu a terra pra todos e uma terra, localizada num monte muito famoso
até hoje chamado Hebrom, ficou pra Calebe.
Neste
instante, Shacota Holles se levanta abraça Wilson e diz elementar meu caro
Wilson, através deste livro (mostre a bíblia) você conseguiu juntar todas as
peças deste quebra cabeça... Parabéns!
Viram
crianças é assim que trabalham os profissionais investigando as escrituras
descobrimos tudo! Se eu fosse vocês continuaria lendo este livro interessante
hein Wilson, É seu? Você pode me emprestar? Fiquei curioso... Quero ler mais...
E os
dois saem da sala conversando...
- Mas
vou te falar hein... Que homem persistente, que fé deste Calebe hein... Diz
Shacota Holles...
-É
verdade, ele não se esqueceu das coisas que Deus tinha feito por eles, que
MARAVILHA!!!
Saem
completamente da sala...
FIM
Oração
Senhor eu te agradeço
por mais um ano e por aprender sobre a vida de Calebe. Eu quero como ele ter um
espírito diferente que Te agrade e NUNCA esqueça do que o SENHOR já fez por
mim. Em nome de Jesus, amém!
Versículo
Josué 14:09 – A terra
que você pisou, Deus te dará, porque você foi inteiramente fiel a Deus.
(adaptado)
Verificação do Ensino
·
O
que Moisés pediu para Josué e Moisés e mais 10 espias?
·
O
que os espias viram na terra prometida?
·
Por
que Deus não permitiu que pessoas maiores de 20 anos entrassem na terra
prometida?
·
Por
que Josué e Calebe tendo mais de 20 anos entraram na terra prometida?
·
O
que Deus prometeu a Calebe e que ele cobrou de Josué?
·
Como
chamava a porção de terra que Calebe ganhou?
·
Cite
ao menos três características que fizeram de Calebe um vencedor.
Atividade
Brincadeira de mímica
– Calebe subiu na montanha.
Antes de soprar no
ouvido de uma criança previamente escolhida, separe a sala em dois grupos e
peça para que dois representantes tirem par ou ímpar para ver quem inicia a
brincadeira. Quem acertar a mímica tem a vez.
Antes de o professor
dizer o objeto no ouvido de quem está na vez,
todas as criança cantam a seguinte música... (mp3 em anexo)
Calebe subiu na
montanha
Para ver o que tinha
do lado de lá
Sabe o que ele viu?
Neste momento você
fala no ouvido da criança escolhida um objeto. Não é necessário que sejam
objetos da história real. É apenas uma brincadeira...
Sugestão de objetos:
celular, guitarra, microfone, chupeta, mamadeira objetos fáceis para os
menores) e Ações mais complexas para os maiores.
Lembrancinha
Nos demais cultos,
fica a critério da equipe. Sugestões:
Caderno de anotações
com caneta
Lupa de papelão e
celofane
Binóculo de rolinho
de papel higiênico
http://www.youtube.com/watch?v=EQKpWGvg6Yo
Nenhum comentário:
Postar um comentário