sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

AULA 04 - CAMPANHA CALEBE KIDS - 2014

AULA 4 – A INVESTIGAÇÃO CONTINUA...

O QUE É  UM ESPÍRITO DIFERENTE?

      Fim da campanha!!! Foi muito legal conhecer um pouquinho do caráter de Calebe. Hoje iremos revisar tudo que vimos. Isto é bacana para com quem participou e interar quem estava viajando para compreender o que virá daqui pra frente.
      Vamos então falar do Espírito Diferente que havia em Calebe? Ele estava em submissão. Debaixo de uma missão divina e por tudo que já havia visto e vivido creu que Aquele que e poderoso é quem iria ajudá-los.
      Mãos à obra!
      Se quiser fazer algo especial, fique à vontade. Bexigas verdes e roxas imitando uvas... Um lanche especial com frutas...
       Invente, tente, faça um encerramento diferente.
       Até a próxima!

Base Bíblica
              Todas as referências das aulas anteriores...
          Aula introdutória - Números 12: 27 e 28 e 14:6 a 9 e Josué 14:1 a 14.
          Aula 1 – Perseverança - Números 14; Lucas 18:8; II Timóteo 3; Genesis 19: 22 a 24; juízes 7:1 a 7; I Samuel 30:9; Isaías 40:31; Isaías 11: 2.
          Aula 2 – Coragem -  Números 13, 14:24; Gênesis15:18 a 21 e Êxodo3:8, I João 4, Josué 1:1 a 9; Romanos 8:31
 Aula 3 – fé - Josué 14: 6 a 15, Eclesiastes 3, Salmo 126, Hebreus 1:1, Mateus 17:20, Romanos 10:17
Objetivo

·       Relembrar com as crianças a característica presente na personalidade de Calebe e que fizeram com que ele tivesse um Espírito diferente: Perseverança, coragem e fé;
·       Perceber o que compreenderam Perseverança, coragem e fé, através das aulas ministradas.
·       Relembrar as características estudadas a partir de outros exemplos bíblicos;
·       Compreender os benefícios de ter um Espírito Diferente.

Situação da Criança

        Ter um Espírito Diferente é ser como Calebe, não desistir, enfrentar os problemas e não murmurar, crendo que Deus não se enganou. Ele já falou o que irá acontecer, então é preciso acreditar que Aquele que começou a boa obra é fiel e justo para terminá-la.
        Vamos nesta aula mostrar que temos que ser a mesma pessoa em casa, na escola e na igreja...
         É comum a criança apresentar comportamentos diferentes em casa e em ambientes públicos. Por vezes vemos pais comentando: -Nossa professora como você consegue! Em casa ele não faz, não quer, etc...
Isto acontece porque a criança quer ser aceita no grupo e no meio dos outros acaba fazendo tudo o que o professor manda porque será bem aceito.
        Mas isto não é saudável, satanás se aproveita disto para colocar rebeldia no coração das crianças... Chegando em casa e apresentando outro comportamento, a mãe diz: -Não sei o que você vai fazer na igreja...
        Neste momento, satanás conseguiu o que ele queria confusão, intriga, revolta, rebeldia, murmuração, gritaria.
        Vamos dizer NÃO!!! A satanás e ensinar as crianças a ter um Espírito Diferente, calmo, manso, tranquilo e que não murmura, não recama, não bate e nem fala palavrão, mas que conversa para resolver seus problemas.
        Fala com gentileza om a mamãe, sem responder de qualquer maneira ou com grosseria e malcriação. Calebe nunca enfrentou Moisés como os outros do povo. Houve um que colocou o dedo no rosto de Moisés exigindo que trocassem de líder...
        Hoje no mundo moderno, por tudo que comentamos acima, as pessoas perderam a noção de respeito a autoridade, são insubmissos, reclamam de tudo e de todos ao invés de buscar um direcionamento de Deus e ver o Mar Vermelho se abrir, cair maná e carne do céu, sair água da rocha... Por isto, vamos denunciar esta deformação no nosso meio em nome de Jesus!!!


Sugestão para o desenvolvimento da Aula

Você precisará:

·       Uma fita crepe colada num outro papel, só para apoiar no chão, representando faixas da estrada (vida)

Galera do bem, NÃO colem a fita crepe direto no piso novo das salas do Hall ok?

Uma boa saída é colar a fita num papel craft e depois só jogar no chão....

·       Bíblia
·       Fotos dos homens com o cacho de uva da aula introdutória ao final do caminho... (chegada na terra prometida, conquista da nossa bênção) ou uma caixa de presente para representar nossa bênção.

  

Contando a História


        
         Reúna as crianças em roda e continue introduzindo a história com a ajuda do (a) detetive Shacota Holles!!!
       Olá amiguinhos, tudo bem? Como foram de semana? Descobriram alguma coisa nova sobre CALEBE? Deixe que se expressem...
   
          Depois desta investigação, minha vida mudou...
          Eu era uma pessoa triste, reclamava de tudo....
          Sabe crianças nossa vida é como uma estrada... (Mostre a estrada no chão) ande em cima dela... Vá até o fim e pare. Inicie os exemplos e vá andando para trás...
          E nós estamos andando em cima dela...Tudo está indo bem, mas na primeira dificuldade... eu xingo minha mãe.... Dai eu volto para trás (UM PASSO). Peço um brinquedo pro meu pai, ele diz que não tem dinheiro, faço um bicão e vou chorar no quarto (VOLTE MAIS UM PAÇO), Vou estudar pra prova, vejo que tem muita coisa e acho que não vou conseguir e abro o berreiro béeeee, eu não vou conseguir e agora! (VOLTE TRÊS PASSOS).
         Fatalmente, as crianças darão risada... Mas continue...
         Vocês riem, mas é assim que funciona... Tudo o que falei é pecado, é murmuração. Murmuração é reclamar de tudo sem pensar, sem tentar e sem pedir ajuda a DEUS!!! Que tudo pode. Mas e ai, depois que erramos, o que fazer? Deixem que se expressem... Conclua neste momento devemos pedir perdão e o sangue de Jesus, nos limpa e podemos continuar a caminhar. Mas tome cuidado, pra não ficar andando pra frente pra trás, pra frente, pra trás, (FAÇA GRAÇA NO CAMINHO COLOCADO NO CHÃO).Na época de Calebe não tinha isto não... Quem errou, não tinha direito a segunda chance... E com Jesus temos, ufa! Mas como disse, não é pra abusar viu!
        Naquela época de Calebe, as pessoas só reclamavam, eram chatas... pareciam pessoas mimadas... E olha que no meio do caminho. Deus mandou pão do céu, carne do céu, fez sair água fresquinha da rocha... E naquele calor do deserto fez uma nuvem especialmente para protegê-los de dia e uma roda de fogo para os proteger de noite!!!! Isto porque o deserto é que nem este calor que está fazendo estes dias, mais uns dez graus acima e a noite é um frio que só Deus. E com tudo isto, sabe o que o povo fazia? Criticava Moisés, eles o acusavam de ter tirado eles do Egito... Lembram quando Deus abriu o mar? Então, e tê-los trazido pro deserto pra sofrer.. Eles preferiam voltar pra lá e serem chicoteados, humilhados...
       E quanto mais faziam isto, é como se eles andassem cada vez mais “para trás” e um caminho que demorava 40 dias até a terra prometida durou 40 anos.
       Mas Calebe, era o único que não reclamava, ele tinha um Espírito Diferente!!! Os problemas vinham e ele resolvia. Ele não chorava, não se jogava no chão, não batia a cabeça na parede, ele conversava com Deus e conversava com Moisés seu líder. Calebe sabia que o líder era um homem que Deus preparou para ajudá-lo. Da mesma maneira nossa mãe, pai, professora, pastores, bispos etc.
        Por isto a partir de hoje eu sou uma nova criatura em Cristo Jesus porque eu quero ver a terra prometida que para nós é no céu!!!
        Quem quer ir pro céu ai?
        Então tenha um espírito diferente, faça a coisa certa não só na igreja, mas onde você estiver dê um bom testemunho de Cristo.
        Bem caso encerrado. Agora preciso pegar outro caso. Não nos veremos mais, quem sabe um dia!!!
        Adeus amiguinhos e muito obrigada, pois com a ajuda de vocês hoje sou uma outra pessoa, conheci Calebe, Jesus! E HOJE TENHO UM ESPÍRITO DIFERENTE, não reclamo mais, mas sei que tenho um Deus que pode me ajudar a resolver qualquer problema.
        Fiquem firmes! E sejam bons dentro e fora da igreja ok?
        Tcháu!      
       
        Ne instante, o professor volta a conversar com as crianças...
        Então hoje vamos conversar sobre o Espírito diferente de Calebe... ( Como da outra vez, espera-se que as crianças digam, mas Shacota Holles já explicou!!! Dê uma de desentendido e pergunte sobre o que ela falou, se necessário ajude-os com as perguntas da verificação de Ensino... Depois de explorar bastante suas memórias, faça o apelo para verificar se alguma criança quer aceitar a Jesus como Shacota e ter um espírito diferente. Depois ore.



                                                                                                       Boa aula!

Oração

         SENHOR EU TE AGRADEÇO POR TE CONHECER... EU DECLARO QUE QUERO TER UM ESPÍRITO DIFERENTE. TIRA TODO NERVOSO, RAIVA E RECLAMAÇÃO DE DENTRO DE MIM. QUE DA MINHA BOCA SÓ SAIA PARAVRAS QUE ME FAÇAM ANDAR PRA FRENTE E CONQUISTAR MINHA VITÓRIA. EM NOME DE JESUS, AMÉM...


Versículo  

Josué 14:24 – Porém Calebe entrará na terra prometida, porque nele houve um Espírito Diferente. (adaptado)

Verificação do Ensino

·         Que significa ser ter um espírito diferente?
·         Por que Calebe teve um espírito diferente?
·         O que nos faz andar pra trás e nunca conquistarmos nossa bênção?
·         O que podemos fazer para voltar a andar para frente?
        

Atividade

·       Pintar o calendário do Ano apostólico de Calebe

Lembrancinha


·       Calendário (Imprima em papel verge ou canson para ficar bem durinho ou cole uma borda no sulfite).

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

AULA 03 - CAMPANHA CALEBE KIDS - 2014

AULA 3 – A INVESTIGAÇÃO CONTINUA...

O QUE É FÉ?

 
GRÃO DE MOSTARDA

  Dando continuidade ao estudo sobre a vida de Calebe, falaremos hoje de outra característica marcante deste homem, a fé.
  A palavra - (do Latim fides, fidelidade e do Grego πίστη pistia ) é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta ideia ou fonte de transmissão. A fé se manifesta de várias maneiras e pode estar vinculada a questões emocionais (tais como reconforto em momentos de aflição desprovidos de sinais de futura melhora, relacionando-se com esperança) e a motivos considerados moralmente nobres ou estritamente pessoais e egoístas. Pode estar direcionada a alguma razão específica (que a justifique) ou mesmo existir sem razão definida. E, como mencionado anteriormente, também não carece absolutamente de qualquer tipo de argumento racional. Fonte: Wikipédia.
Realmente, Calebe foi fiel, manteve firme sua confiança na palavra de DEUS e esperou a promessa com um espírito diferente, não desconfiando, nem murmurando a despeito da aparência terrível que a luta se apresentava a sua frente, mas crendo e permanecendo fiel até o fim e sua recompensa foi sua parte na terra no monte Hermon. Por isto, Deus se agrada daqueles que permanecem até o fim e os recompensa. Salmo 126


Base Bíblica

 Josué 14: 6 a 15, Eclesiastes 3, Salmo 126, Hebreus 1:1, Mateus 17:20, Romanos 10:17
Objetivo

·       Apresentar as crianças a característica presente na personalidade de Calebe: FÉ;
·       Compreender o que é FÉ, a partir a etimologia e verdade espiritual contida nesta palavra;
·       Desenvolver esta característica a partir de outros exemplos bíblicos;
·       Compreender os benefícios de ter FÉ.

Situação da Criança

        As crianças vivem um momento onde os pais na ânsia de garantir a sobrevivência, abriram mão da educação de seus filhos. Entregando-a à terceirização. Seja através da babá, da creche, a escola em tempo integral, do computador, da tv, do ipad, do tablete, das inúmeras aulas particulares: inglês, futebol, judô etc.
        Neste sentido, não vem ensinando as crianças que há um momento para tudo, inclusive de como pai/mãe sentar e ouvir, brincar, ler para seus filhos. Quando pais não dedicam um tempo para ensinarem seus filhos, esquecem de ensiná-los que há de se ter algumas coisas na hora em que se deseja, outras a médio prazo e outras ainda a longo prazo. Não é incomum vermos pais se endividando para suprir a vontade do filho de ter um celular de última geração, um ipad, etc. Mas, será mesmo que ele precisa deste objeto e em tão curto tempo? Não seria mais viável neste momento esta criança brincar ao invés de ficar na frente de um aparelho?
        Assim, vemos cada dia mais uma geração imediatista. Tudo tem que ser para ontem. Sem paciência e acostumadas a ter tudo na hora em que querem, acabam se tornando verdadeiros TIRANOS. Temos que denunciar isto e ensinar nossas crianças que para tudo existe um tempo determinado para debaixo doo céu. Eclesiastes 3.
        Quando não sabemos esperar, temos na vida adulta muita dificuldade em desenvolver um dom chamado fé. Fé como vimos é a certeza das coisas que se esperam, mas não se vê. Fé também significa ser fiel enquanto espera.... O verbo ESPERAR está intimamente ligado a fé... Por isto, vamos ensiná-la aos pequenos para que saiam desta “MATRIX” que nos é imposta de que temos que ter tudo, a todo custo, o tempo todo. Temos que ter aquilo que necessitamos e que é da vontade de DEUS, na hora e no tempo Dele. Se o que pedimos estiver no centro de Sua vontade irá acontecer, não só para nos satisfazer, mesmo que Deus tenha o caráter de dar boas dádivas aos seus filhos, na verdade Tudo o que somos e o que temos deve ser, na verdade, para honra e glória Dele.

Sugestão para o desenvolvimento da Aula

Você precisará:

Um saquinho com a menor semente que você tiver em casa, arroz, feijão, uma vez que a semente de mostarda é difícil de achar.

Uma lanterna.

Bíblia

Bloquinho

Fotos da 1ª aula e introdução

Foto de Hebrom (na próxima aula falaremos mais desta terra)


Contando a História


         Antes de receber as crianças esconda o saquinho com sementes num lugar da sala que você achar apropriado. Se a turma for de maiores, esconda num local bem difícil, se for menor, um pouco mais acessível.

         Reúna as crianças em roda e continue introduzindo a história com a ajuda do (a) detetive Shacota Holles!!!
       Olá amiguinhos, tudo bem? Como foram de semana? Descobriram alguma coisa nova sobre CALEBE? Deixe que se expressem...
   
          A cada dia que passa eu aprendo mais com este livro preto. Ele é MARAVILHOSO, elementar, o MÁXIMO!!!
               
        Vocês não sabem da última, eu estava nervoso, queria logo concluir este caso e ai eu li uma coisa que me acalmou... Querem saber o que eu li?

        Eu conto... mas antes pra vocês entenderem bem quero propor uma brincadeira. Quente e frio. Quem já brincou? Deixe que se expressem...
        Vou escolher uma criança para tentar encontrar uma coisa que escondi aqui na sala e se ela estiver quase encontrando... Direi que está quente e se tiver longe, direi que está frio... Vamos lá?
        Entregue a lanterna na mão da criança e diga que é para ajudá-la. Se quiser fazer com a luz apagada com os maiores (quem tem culto à noite) é bacana, mas combine antes sobre medo e silêncio, senão ninguém aguentará os gritos...
       
        Deixe a criança encontrar, se necessário, peça ajuda aos colegas... Onde vocês acham que pode estar?
        Depois de um tempo, se não encontrarem, informe o lugar, se encontrar peça que abra o pacotinho e continue!
        Sementes?!? Vocês devem estar se perguntando por que escondi estas sementes não é? Mas posso lhes garantir que estas não são sementes daquelas uvas ENORMES que os homens carregavam de dois não viu! Escolhi estas sementes porque descobri aqui na história de Calebe que ele tinha um espírito diferente e nós já vimos que ele era diferente porque tinha PERSEVERANÇA, CORAGEM e ... FÉ!!! Isso mesmo, fé. Alguém sabe me dizer o que e fé? Deixe que se expressem...
        De acordo com o que disserem reforce, faça outras considerações, mas se não souberem explique.
        Aqui neste livro preto, como é o nome mesmo? Deixe que se expressem... E pergunte.... Vocês tem este livro? Nossa não sabem o que estão perdendo! Então neste livro está escrito que fé é aquilo que se espera, mas não se vê. Está aqui no livro de Hebreus 1:1. E também está escrito que se você tiver fé como do tamanho de um grão de mostarda poderia até pedir para que um monte mudasse de lugar!!! Nada será impossível!!! Mateus 17:20
        Eu imagino que Calebe teve fé!!!! Sabe por quê? Pegue o bloquinho e as fotos da 1ª aula!!!
       
        Lembram do que aconteceu?
        Calebe com fé, creu que eles conseguiriam entrar na terra, mesmo sendo difícil, vendo que tinha gigantes na terra e que todo mundo desistiu de ir com ele e Josué enfrentá-los, e como fariam isto???
        Calebe não sabia, mas ele sabia que Deus daria um jeito...
        Mas ter fé, não significa que as coisas vão se resolver como num passe de mágica. As vezes Deus faz milagre imediatamente como aconteceu!!! Abriu o mar vermelho na hora! Mas as vezes, até por causa da dúvida, da teimosia, demora um bocado pra acontecer aquilo que pedimos a Deus.
        No caso de Calebe, a culpa não foi dele, mas dos outros que não creram, duvidaram, xingaram, brigaram... Uma baixaria... Mas mesmo não sendo culpa dele teve que sofrer junto e esperar 40 anos para receber a promessa de entrar na terra prometida.
        Será que a gente teria a fé de Calebe de esperar 40 anos para conquistar algo??? Além de PERSEVERAR como já conversamos, só a fé poderia deixá-lo firme até o fim e a fé de Calebe era em DEUS que nunca mente!!!
        Quem lembra do vídeo do porquinho e dos cookies? Ele foi perseverante, mas não conseguiu comer os cookies, desistiu pelo cansaço. Talvez ele não tivesse alguém que o orientasse que lhe ensinasse como fazer.
        Vocês tem o KIDS, o livro  preto, o papai, a mamãe, as professoras do KIDS!!! E sabe o que mais??? É assim que conseguimos ter fé! Aqui no livro preto diz que a fé vem pelo ouvir a palavra de DEUS em Romanos 10:17. Foi ai que eu descobri que este livro preto pode ser chamado de palavra de Deus, porque tudo que Deus mandou os homens escreverem aconteceu!!!! Ele não mente jamais!!!
        Fé, fé, fé eu quero ter fé, porque quem tem fé agrada a Deus e Ele presenteia quem tem fé! Calebe teve fé e conseguiu sua parte de terra! Isto também o livro preto, quer dizer, na palavra de Deus, em Josué 14: 13 E 14.
        Bem pessoal, eu já vou indo tenho muito trabalho quero ver se eu vou à igreja hoje. Quero ter um encontro com Jesus.
        Quero aceitá-lo como meu salvador. Sabia que isto é um ato de fé?
        A gente vê Jesus? Não! Mas crê que ele existe e nos abençoa sim ou não? Pois então! Isto é ter fé!
  É que nem o vento. A gente vê o vento? Mas ele existe? Sim! Porque a gente sente ele! Isto é ter fé.
 Bem galera, um beijo grande! Vou embora me trocar para ir à igreja, Com licença!
        Ne instante, o professor volta a conversar com as crianças...
        Então hoje vamos conversar sobre FÉ... ( Como da outra vez, espera-se que as crianças digam, mas Shacota Holles já explicou!!! Dê uma de desentendido e pergunte sobre o que ela falou, se necessário ajude-os com as perguntas da verificação de Ensino... Depois de explorar bastante suas memórias, faça o apelo para verificar se alguma criança quer aceitar a Jesus como Shacota e depois ore.


                                                                                                       Boa aula!

Oração

         SENHOR EU TE AGRADEÇO POR TE CONHECER... EU DECLARO QUE O SENHOR JESUS, TEU FILLHO, É O MEU SALVADOR, ME ABENÇOE CADA DIA MAIS COM O DOM  DA FÉ PARA ESPERAR QUE O SENHOR REALIZE MILAGRES QUE TENHO PEDIDO EM MINHA VIDA. EM NOOME DE JESUS, AMÉM...


Versículo  

Josué 14:13 – Abençooou  e deu Josué a Calebe, Hebrom como herança.

Verificação do Ensino

·         Que significa ser ter FÉ?
·         Por que Calebe teve FÉ, não bastava ser PERSEVERANTE E CORAJOSO? (Porque ele sabia o Deus que ele tinha);
·         Você já conquistou algum milagre pelo poder da sua fé?
        

Atividade

·       Plantar uma semente qualquer. Fazendo comparação com a mostarda. A fé é como uma semente que deve ser cuidada com a terra boa (palavra de Deus), regada com a água e deixada ao sol. No caso da fé, a água da vida e o sol da justiça JESUS CRISTO.

Lembrancinha

·       Lanterna, para quem puder adquirir para cada criança...

ou


·       Um kit com grãos para plantar e lembrar que a fé deve ser cultivada pela palavra de Deus e a água da vida e o Sol da Justiça que é Jesus.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

AULA 02 - CAMPANHA CALEBE KIDS - 2014

AULA 2 – A INVESTIGAÇÃO CONTINUA...

O QUE É CORAGEM?


  Dando continuidade ao estudo sobre a vida de Calebe, falaremos hoje de outra característica marcante deste homem, a CORAGEM.
  A palavra coragem, vem do latim (cor + aticum): associação entre a palavra latina cor, que significa coração, e o sufixo latino aticum, que é usado para indicar a ação da palavra que o precede. Coragem, portanto, significa “aquilo que fazemos com o coração”.
 A bíblia diz que falamos do que está cheio o nosso coração e Calebe no momento em que todos disseram que não dava, não havia jeito, deu um brado e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque certamente, prevaleceremos contra ela. Números 13:30.
  Calebe estava com o coração cheio da palavra de Gênesis 15:18. Cheio da promessa e de que Deus não muda Ele é o mesmo ontem, hoje e será ETERNAMENTE!
  As lutas muitas vezes querem nos fazer esquecer quem é o nosso DEUS e de Suas promessas, mas nós nos posicionaremos HOJE com a CORAGEM de Calebe e jamais nos deixaremos enganar pelas artimanhas de satanás querendo colocar situações (gigantes) para nos acovardar ou nos provocar MEDO. O AMOR lança fora todo o medo I João 4:18.
  -Eia! Vamos adiante! Vamos CONQUISTAR!!!!


Base Bíblica

 Números 13, 14:24; Gênesis15:18 a 21 e Êxodo3:8, I João 4, Josué 1:1 a 9; Romanos 8:31

Objetivo

·       Apresentar as crianças a característica presente na personalidade de Calebe: CORAGEM;
·       Compreender o que é CORAGEM, a partir a etimologia e verdade espiritual contida nesta palavra;
·       Desenvolver esta característica a partir de outros exemplos bíblicos;
·       Compreender os benefícios de ser CORAJOSO.

Situação da Criança

O medo é uma característica de nossa personalidade que por vezes é até saudável. Por exemplo, um bebê não desce uma escada porque tem medo. Este medo o poupa de um acidente não é verdade?
O problema é quando este medo nos paralisa a ponto de não conseguirmos ir adiante.
Vamos incentivar as crianças a contar do que elas têm medo e em nome de JESUS quebrar esta sentença em suas vidas... Usando o exemplo de Calebe, Davi e outros personagens que o Espírito Santo lhe revelar, ajudá-las a vencer qualquer tipo de medo em suas vidas: Escuro, Matemática, pai, mãe, professores, medo de errar, algumas legalidades que os próprios pais inserem na vida delas: bicho papão, homem do saco etc...
Se prepare! Deus quer usá-lo para curar e libertar estas crianças. Levá-las a dar um brado de BASTA! EIA!!! CHEGA! ATÉ AQUI SANTANÁS! SAIA! EM NOME DE JESUS!!!


Sugestão para o desenvolvimento da Aula

Você precisará:
Caixa de texto:
De uma caixa média;
Bíblia;
Caderno de anotações;
Gel de cabelo;
Um bilhete (Segue modelo, na aula);
Um pirulito.
Um envelope com uma carta (segue modelo na aula)...














Contando a História


         Reúna as crianças em roda e continue introduzindo a história com a ajuda do (a) detetive Shacota Holles!!!
       Olá queridos, tudo bem com vocês? Como foram de semana? Descobriram alguma coisa nova sobre CALEBE? Deixe que se expressem...
   
         Pois eu tenho novidades!!! Estou devorando este LIVRO (Mostre a bíblia) Ele é demais! Quem não tem, não sabe o que está perdendo... Peça um destes pra sua mãe!
        Bem, vocês querem saber o que eu descobri? Deixe que se expressem... (Neste momento mostre a CAIXA).
        Sr. Wilson, lembram dele? Deixou esta caixa e grudada nela estava este bilhete...
        O bilhete diz assim...


       

SHACOTA TUDO BEM? ENCONTREI ESTA CAIXA EM UMA RUA ESCURA E ACHO QUE ELA TEM HAVER COM O CASO DE CALEBE. POR ISTO, ESTOU TE ENVIANDO PORQUE SEI QUE VOCÊ É MAIS CORAJOSO QUE EU... OLHA SÓ O QUE DIZ NO BILHETE, TIVE MEDO SÓ DE LER...

QUEM ENCONTRAR ESTA CAIXA, SERÁ DONO DE UM DELICIOSO TESOURO!
MAS SÓ PODERÁ RECEBER O TESOURO QUE NELA CONTÉM, QUEM TIVER CORAGEM!!!
DENTRO DELA, ALÉM DO TESOURO, TEM UM INIMIGO TENEBROSO, ASQUEROSO E HORROROSO...
SE VOCÊ CONSEGUIR ENFRENTÁ-LO COM SUA CORAGEM, CONQUISTARÁ O TESOURO...
SE NÃO TIVER CORAGEM, DEIXE QUE OUTRA PESSOA MAIS CORAJOSA TENHA O DIREITO A ESTE DELICIOSO TESOURO...

BOA SORTE SHACOTA, QUANDO EU VOLTAR CONVERSO COM VOCÊ A RESPEITO DESTA COISA...

ASS. DR. WILSON

Com uma expressão de medo, continue... Gente, mas eu não sou tão corajoso assim... Quem gostaria de colocar a mão na caixa e encontrar o tesouro? Deixe que se candidatem, mas no final diga: - Gente, eu não posso colocar vocês em risco, os pais de vocês  me matariam se algo ruim acontecesse com vocês!!! Vou tomar coragem e enfiar a mão nesta caixa...
Faça graça, finja que algo está queimando sua mão... Tire a mão para fora da caixa e mostre parte do gel. Diga: - Acho que minha mão está derretendo....Vire os olhos...Faça com que as crianças entrem na brincadeira...
Faça um minuto de silêncio e tire o pirulito da caixa... Observe a expressão das crianças...
Mas esta é a deliciosa surpresa? Um pirulito?!?
Opa! Mas esperem! Tem um envelope aqui. Será que é um envelope com um mapa de um tesouro?!? O número de uma conta de banco para eu ir retirar uma grande quantia em dinheiro?!? Será? O que vocês acham? Deixe que se expressem...
Espere eu vou ler...

Caro(a) Shacota Holles, se você está lendo esta carta, é porque você teve muita coragem de enfrentar o que você não conhecia...
Na verdade, não tinha nada de asqueroso, tenebroso e horroroso na caixa além de gel de cabelo... Mas muitas vezes, temos medo de algumas coisas. Este medo nos faz parar e ai não chegamos até o fim para encontrar a deliciosa surpresa...Que pode ser uma boa noite de sono, uma nota 10 em Matemática, ter a amizade daquele menino que bate em todo mundo na escola,  etc...
Calebe teve a mesma coragem que você. Os outros homens quando viram os gigantes ficaram com medo, mas Calebe disse:
         - Eia! Subamos e possuamos a terra, porque certamente, prevaleceremos contra ela. Números 13:30.
        Ora ele estava certo, se Deus estava com eles porque teriam que ter medo? O AMOR dele por seu DEUS o fez ir adiante, porque ele sabia que seu DEUS era e é muito poderoso...
       É elementar meu (minha) caro (a) Shacota Holles, estou aprendendo muito com este CALEBE e desde o dia que encontrei este livro preto, minha vida nunca mais foi a mesma...
        Um abraço,
                                                                                      Ass. Sr. Wilson


         Uau! Que interessante... Nunca tinha pensado nisto... Quantas coisas eu deixei de fazer por que tive MEDO... Não jogava futebol porque tinha vergonha das minhas pernas finas, não perguntava as coisas para professora porque tinha medo que ela brigaria comigo... Nossa agora tudo faz sentido... E vocês têm medo de alguma coisa? Deixe que se expressem...
        Um entendi, mas vocês viram que se forem corajosos como CALEBE e enfrentarem o medo em nome deste DEUS, vocês terão sucesso em tudo que fizerem... Quem crê nisto, levanta a mão?!? Eu também creio!
        Bem, foram muitas emoções por hoje, vou voltar ao escritório e ter uma conversinha com este Sr. Wilson, me enganou direitinho, mas gostei muito da lição.
        Tcháu pessoa!
        Até a próxima aventura... Vou ver se descubro mais coisas sobre este CALEBE e venho lhes contar ok?
         
        Neste instante, o professor volta a conversar com as crianças...
        Então hoje vamos conversar sobre CORAGEM... ( Como da outra vez, espera-se que as crianças digam, mas Shacota Holles já explicou!!! Dê uma de desentendido e pergunte sobre o que ela falou, se necessário ajude-os com as perguntas da verificação de Ensino... Depois de explorar bastante suas memórias, ore.
 Boa aula!
Oração

         Senhor eu te amo e creio em Ti. Sei que o Senhor está comigo e eu não preciso ter medo de (peça que falem em voz alta o que lhes dá MEDO para que haja cura). Me ajuda e me dá a CORAGEM de CALEBE para eu vencer este MEDO sempre. Em nome de Jesus, amém!

Versículo  

Números 13:30 – Ei! Subamos e possuamos a terra, porque certamente a conquistaremos. (adaptado)

Verificação do Ensino

·         Que significa ser CORAJOSO?
·         Por que Calebe foi CORAJOSO (Porque ele sabia o Deus que ele tinha);
·         Vocês conseguem lembrar de algo que te dava medo e porque você não deve ter mais MEDO?
        

Atividade

As vezes o medo desfoca nosso olhar, que tal brincar de lupa ou binóculo demonstrando que a palavra de Deus funciona como uma lente espiritual que nos tira o embaçado dos olhos e nos faz enxergar nossa vitória!

Lembrancinha

·       A lupa ou binóculo produzido por elas na atividade. Dicas de formas de fazer na aula de introdução.

·       Você pode acrescentar também um pirulito, já que foi citado na história.