quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Aula 08 - CRIANÇAS APOSTÓLICAS




AULA 08
ALGUÉM ESTÁ BATENDO À PORTA! (RODE)

Ministração:
Rode uma menina que era criada, empregada de Maria, mãe de João Marcos. Tinha tarefas diárias de casa, tipo lavar louça, varrer a casa, ajudar na preparaç
ão das comidas, atender à porta... muito provavelmente ministrada por Maria a ponto de ter fé suficiente para saber que Deus responderia as orações daquela igreja pequena que se reunia na casa de Maria em oração para libertação de Pedro. Imagine sua participação na oração, no clamor, mas ao mesmo tempo atenta às ocorrências da casa. Ao ouvir a batida no portão foi atender e sua alegria de anunciar que Pedro estava ali e que as orações foi atendida, foi maior do que abrir a porta para Pedro entrar. Os que estavam orando não acreditaram nela ao ponte de a chamarem de “louca”, mas a ela foi dada a alegria de ser a primeira de ver uma resposta de oração. Uma menina apostólica, mesmo sendo empregada se tornou participante deste milagre.
BASE BÍBLICA:

Atos 12:12-17

OBJETIVO:
  • Reforçar o conceito de APOSTÓLICO = SER ENVIADO, conforme aula 1.
  • Ensinar a criança a estar sempre no meio do povo apostólico, mesmo que seja em reuniões de oração.
  • Ensinar a participar dos momentos da igreja: orações, jejum, campanhas.
  • Ensinar a ter fé e saber que Deus responde orações.
  • Criança apostólica participa do mover apostólico.


SITUAÇÃO DA CRIANÇA:

Rode sabia o momento que a igreja estava vivendo. Estava atenta a tudo, e também a todos os movimentos da reunião. É muito importante que nossas crianças saibam o momento que estamos vivendo. É importante que saibam que o renascer Kids não é uma separação de crianças e adultos, mas é o mesmo momento. Vamos louvar, vamos orar, vamos fazer nossas entregas. É importante que saibam os motivos de oração da igreja. As campanhas de Jejum; que acompanhem os pedidos de oração de sua família. Criança apostólica é assim. Está junto! Faz parte! È importante que creiam que Deus vai responder as orações com milagres. É importante que sejam participantes do mover apostólico. Novo tempo!

LEITURA BÍBLICA COM AS CRIANÇAS:

Linguagem Kids: 13  Pedro bateu à porta do portão da frente, e uma menina, empregada da casa chamada Rode veio atender.
14 Ao reconhecer a voz de Pedro, tomada de alegria, ela correu de volta, sem abrir a porta, e exclamou: “Pedro está batendo à porta”.

SUGESTÃO DE DESENVOLVIMENTO

Para os maiores :  Faça a leitura com eles na Bíblia a partir do versículo 9-17. Antes, contextualize. Conte para eles qual momento era aquele. Porque |Pedro estava preso e como foi solto.


Para os menores: veja a sugestão no flickr, de bonequinhos de EVA com rolinhos de papel.
GINCANA
Leve:
Vassoura, pá de lixo, pano de prato, aventais, louças e talheres (melhor de plástico), para simular uma arrumação de cozinha.
Divida em 2 equipes:
Cada equipe terá um tempinho para uma das crianças escolhidas executarem tarefas, que estarão separadas em quatro cantos ou ambientes.
Tarefa 1: Lavar louça só com água.(de um lado a louça e de outro a uma bacia com água)
Tarefa 2 :Enxugar louça (leve também um escorredor que toda louça deve ficar)
Tarefa 3: Varrer o chão (o chão deve estar sujo de papel amassado) e colocar no cesto.
Tarefa 4: Atender à porta (alguém vai bater ou tocar uma campainha).
  • Entre uma tarefa e outra ao ouvir um som de apito longo a criança deve subir num banquinho ou uma caixa de madeira e gritar: “SOU UMA CRIANÇA APOSTÓLICA”.
  • Determine o tempo de cada criança, cronometrado no relógio. Vencerá a criança que no menor tempo executar as 4 tarefas.
  • O fator determinante é que ao ouvir o som de apito curto ela precisa trocar de tarefa imediatamente e passar para a próxima, mesmo sem terminar e deve retornar à tarefa que não terminou, depois de passar pelas 4.
  • Para atrapalhar um pouquinho uma pessoa (pode se ruma criança) vestida ou com máscara de cachorro vem de quatro e derruba o lixo e ela tem que prender o cachorro que deve obedecer logo. Quem estiver dirigindo a brincadeira deve avisar, que o cachorro escapou, então ela deve largar da tarefa e afugentar o cachorro e prende-lo num lugar pré-determinado
Combine antes e organize a gincana no salão ou sala, para que tudo dê certo. As outras crianças devem torcer e os professores devem ajudar incentivando.
Explique bem para todas as crianças entenderem.
Leve, lembrancinhas para todos os participantes e uma medalha (pode ser de EVA para equipe vencedora); Se no seu KIDS tiver poucas crianças em cada sala, faça esta gincana em conjunto e depois separe para a aula. O importante é que seja um momento saudável e alegre comunhão entre as crianças.

CONTANDO A HISTÓRIA:
Quanta tarefa, hein? Quem aqui ajuda em casa? ... Quem aqui trabalha fora em outra casa? ...
Quem conhece alguém que trabalha em outra casa como empregada? (pode ser que algumas crianças tenham suas mães).
Aqui na Bíblia conta a história de uma menina que se chamava Rode. Ela era empregada na casa de uma mulher que se chamava Maria. Maria era uma mulher de Deus e na casa dela sempre tinha reuniões da igreja, reuniões de oração.
Rode fazia todas as tarefas da casa. Varria, lavava, enxugava a louça etc. (use os objetos que enquanto conta)
Mas Rode prestava atenção em tudo. Quando eles falavam da igreja, quando eles falavam de Deus, do amor de Deus. E Rode também participava das orações e ela aprendeu a orar e acreditar em Deus. Ela tinha muita fé. Por exemplo, eu acho que enquanto ela enxugava a louça ela ouvia falar das curas, dos milagres que o apóstolo Pedro fazia, então eu acho que ela pensava assim: “Como Deus é bom! Como Deus é fiel! Eu amo esse Deus! Eu confio nesse Deus.
Um dia teve uma reunião especial na casa de Maria. O apostolo Pedro foi preso porque estava pregando a palavra de Deus. E o rei no dia seguinte pretendia mata-lo. Era muito sério! Então a igreja se reuniu na casa dela para orar e clamar para que Deus fizesse um milagre. Pedro não tinha culpa de nada e estava sofrendo na prisão. Eles iam orar por Pedro para que Deus desse um livramento.
Então Maria disse para Rode ficar atenta em tudo que precisasse. Para ela ficar prestando atenção no portão se ela ouvisse algum barulho de alguém chegando, porque els também estava com medo que os soldados viessem prendê-los, porque eles serviam a Deus.
Rode ajudou a Maria a limpar a casa, arrumar as cadeiras para reunião. Acho que até preparou um cafezinho para depois e começaram a orar e clamar e interceder por Pedro.
Rode também orava e no coração dela ela tinha muita fé e acreditava que Deus libertaria Pedro e que nada de mal ia acontecer com ele.
De repente, Rode ouviu um barulho no portão! Ela abriu os olhos! Aí ela ouviu que alguém estava batendo lá no portão da frente! Quem será?
Ela se levantou e foi ver quem era. Os outros estavam orando, orando e clamando.
Bateu mais uma vez... e Rode então já de pé dirigindo – se à porta, já podia ver.
- Ohh!! – ela exclamou – É Pedro!!
É Pedro... O Senhor o Libertou! É Pedro!! Glória e Deus!
Então ela em vez de abrir a porta, de tão feliz que estava voltou correndo e deixou Pedro lá fora! Mas ela precisava avisar a todos que Deus tinha respondido às orações, Pedro estava lá.
- Maria, Maria,... É Pedro que está na porta.
- O quê?!
- É Pedro. Deus respondeu a oração. Pedro está lá fora!
- Tá doida menina... Alguns falaram... – Pedro está preso.
- Não, não está preso, Deus o libertou ele está lá fora !!
- Tem certeza?
- Claro, não estou doida, não. Ele está lá... Vamos!!
E Pedro continuava a bater. Então eles foram...
Era Pedro mesmo! Então abriram a porta e ficaram admirados demais, porque ele estava preso, como agora ela estava ali.
Pedro explicou pra eles que o anjo do Senhor foi lá à prisão. As algemas caíram da mão dele, e os portões foram abrindo automaticamente e Pedro ganhou a rua e saiu. Deus mandou seu anjo. E tudo isto aconteceu quando a igreja estava orando. Deus ouviu a oração deles!
Rode ficou ouvindo tudo aquilo e o coração dela se encheu de alegria. E ela confiou mais no Deus verdadeiro que responde as orações. Rode ficou quietinha , talvez ela foi pra cozinha ajudar com as coisas. Mas que dia foi aquele para aquela menina!
Como será que ela estava se sentindo!

Deus deseja crianças assim. Que acreditem nele. Que o milagre vai acontecer. Que Deus é Fiel. Que é ele que faz os milagres e livramentos acontecerem!
Rode era uma menina apostólica, estava no meio do povo apostólico, Viveu este milagre¹
Ela fazia todas as suas tarefas. Mas prestava atenção nas coisas de Deus.
Quem deseja ser assim também?

ORAÇÃO

Vamos orar. Levante suas mãos e comece a falar para Deus que você deseja. Que você quer estar nas mãos dele. Que você quer ser uma criança apostólica.  Que quer sempre esta no meio do povo de Deus. No kids, na igreja, nos jejuns; que você quer orar junto e quer viver os milagres que Deus já deixou reservado. Que você sempre fará escolhas certas. .
Ore e profetize obediência na vida de cada criança.

VERSÍCULO:  Linguagem Kids

Prov.20:11  Até a criança mostra aquilo que ela é pelas coisas que ela faz, se é bom ou não.

VERIFICAÇÃO DO ENSINO: 
ü  O que é ser apostólico?
ü  O que é ser criança apostólica?
ü  Qual o segredo para ser apostólico?
ü  Qual o nome desta menina?
ü  O que ela fazia? Pra quem ela trabalhava? Ela era reclamona?
ü  Por que eles estavam orando.?
ü  Quem estava batendo ao portão?
ü  Prqoe eles não acreditaram em Rode? O que eles acharam dela?

SUGESTÃO DE ATIVIDADE: 


  • Faça um caderno para colorir para cada criança. Elas podem colorir a cada domingo e depois grampear ou colocar espiral.
  • Pra os maiores podem também ter um caderno, mas elas mesmas escreverão as características de cada criança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário