sexta-feira, 21 de março de 2014

VALORES DE CALEBE - AULA 03 - FIDELIDADE

AULA 3 – Valores da Personalidade de Calebe

Fidelidade

Fidelidade (do latim fidelitas1 2 3 pelo latim vulgar fidelitate4 ) é o atributo ou a qualidade do que ou de quem é fiel (do latim fidelis), para significar que ou o quem conserva, mantém ou preserva suas características originais, ou que ou o quem mantém-se fiel à referência.
Nas relações humanas, fidelidade implica confiança e vice-versa, e essa relação de implicação mútua aplica-se quer entre dois indivíduos, quer entre determinado sujeito e o objeto sob sua consideração, que, a seu turno, também pode ser abstrato ou concreto. Essa co-significação originária mostra-se plena quando se trata de dois sujeitos, ambos com capacidade ativa, pois, nesse caso se pode invocar o correlato confiança (do latim cum, "com" e fides, "fé"). Fonte: Wikipédia
Manter-se fiel as referências, significa dar o bom exemplo de Cristo, ensinando a criança no caminho em que ela deve andar, não será infiel quando adulta desviando-se do caminho do Senhor.
Calebe foi fiel e recebeu a herança. Fidelidade também faz parte do caráter cristão. Calebe foi fiel até o fim pois tinha um espírito diferente.
Base bíblica –
 Mateus 25:14 a 28; Provérbios 22:6, I Samuel 13: 8 a 13,I Co 6:12,

Objetivo

·    Apresentar o valor de fidelidade para as crianças,
·       Ser fiel até o fim, porque o Senhor se agrada dos que permanecem.
·       Desenvolver ao longo da campanha, um caráter cristão com valores morais e éticos, tomando como modelo este personagem – Calebe.

Situação da Criança

Hoje forçado pelas circunstâncias, o ser humano cede aos apelos do mundo. Isto dentre outras coisas para ser aceito no grupo, seja ele de trabalho, escola ou familiar.
Com isto acabamos sendo infiéis a palavra de Deus, logo infiéis a Deus.
A exemplo do rei Saul, a infidelidade causa ruptura, cancelamento da promessa, da bênção. No momento que foi infiel, seu reinado foi interrompido e transferido a Davi.
Então, frente ao apelo “Todo mundo faz! Por que eu também não posso?” Por que somos fiéis a palavra de Deus e tudo nos é lícito, mas... nem tudo nos convém.

Sugestão para o desenvolvimento da Aula

Você precisará de:

O texto ou o vídeo, Maria vai com as outras...

Bíblia



Contando a História

       
         Reúna as crianças em roda e inicie, hoje iremos falar de FIDELIDADE. Vocês sabem o que é? Deixe que se expressem. Pois bem, vamos assistir a um filme para depois conversarmos.
E agora o que é ser fiel pra você, deixe que se expressem...
Calebe foi fiel pois independentemente do que viu, ouviu sobre a dificuldade de entrar na terra, ele optou por continuar fazendo a vontade e o que Deus pediu.
Todo mundo fez o contrário, todo mundo reclamou, todo mundo ficou com medo, todo mundo não creu na palavra e nem no poder de Deus, mas Calebe não era todo mundo ele tinha um espírito diferente!
Na escola, no meio dos seus primos, dos amigos da rua, condomínio etc... Fique atento, se todo mundo tiver fazendo algo que você sabe que desagrada a Deus, saia do meio deles e faça a escolha de SER FIEL A DEUS! Àquilo que você aprendeu na palavra de Deus e certamente Deus te recompensará.
Professor se quiser dar exemplos pessoais sobre circunstâncias que podem levar alguém a fazer algo que não queira só pra ser aceito no grupo, faça-o. Ex: Todo mundo vai para o baile de carnaval? Não tem problema, é só pra brincar... Você é bobo, vamos nos divertir!
Saul não foi fiel à palavra e antes d em uma das guerras passou a gente do Sacerdote e fez o sacrifício, diz ele que forçado pelas circunstâncias e isto fez com que Deus tirasse o seu reinado e desse a Davi. Leia a referência com os mais velhos.
Vamos orar?
Oração
Senhor, muito obrigado (a) pelo seu amor e por me ensinar a ser fiel. Me ajuda a fazer a Tua vontade e não o que os outros querem que eu faça. Eu quero ser fiel a Ti, a Tua palavra.
Em nome de Jesus amém.

Versículo  

Tudo me é permitido, mas nem tudo devo fazer (adapatado) I Co 6:12

Verificação do Ensino

·         Que significa ser fiel?
·         Por que Calebe foi fiel?
·         O que nos faz ter um caráter fiel?
        

Atividade

·       Segue em anexo

Lembrancinha

Um marcador de livro com versículo ou a frase: Deus é fiel!




VALORES DE CALEBE - AULA 02 - DIGNIDADE

AULA 2 – Valores da Personalidade de Calebe

Dignidade

Significado de Dignidade

s.f. Qualidade de quem é digno.Cargo ou título de alta graduação.
Vantagem adquirida por meio desse cargo.Indivíduo que recebeu essa vantagem.Característica do que é nobre.Respeito que merece alguém ou alguma coisa: a dignidade da pessoa humana.
Maneira de se comportar de forma a demonstrar certo respeito pelo outro.Consideração pelos próprios sentimentos.
(Etm. do latim: dignitas)

Sinônimos de Dignidade

Sinônimo de dignidade: decência, decoro, distinção, honestidade, honra, honradez, integridade, probidade, pudicícia, pundonor, retidão, respeitabilidade e seriedade. Fonte -  Dicionário on line de Português.
A dignidade de Calebe fez com que ele recebesse a promessa a despeito dos gigantes. Os dias são maus, mas temos que ter um espírito diferente e honrar Aquele que é digno de toda honra e glória, Jesus Cristo.
Como faremos isto? Tendo atitudes de fé como as que Calebe teve. Ele não murmurou diante das dificuldades, ele não abandonou seu líder Moisés e posteriormente Calebe, mas foi fiel até o fim. Esta sua atitude de permanecer a despeito das dificuldades fez com que ele fosse digno de receber sua parte por herança. Salmos 126.
Nesta aula iremos passar este sentimento para as crianças.

Base bíblica –
 Salmo 126, Exodo 20:12, I Pedro 2:9 e 13, João 17:15

Objetivo

·    Apresentar o valor de dignidade para as crianças,
·       Ser fiel até o fim, porque o Senhor se agrada dos que permanecem.
·       Desenvolver ao longo da campanha, um caráter cristão com valores morais e éticos, tomando como modelo este personagem – Calebe.

Situação da Criança

Diante das dificuldades, muitas vezes desistimos de lutar. Arrumamos desculpas e culpamos a todos por passarmos por determinado tipo de luta. Isto é uma deformação do nosso caráter. Para denunciar esta malignidade. Temos que ter um espírito diferente. Procurar dentro de nós onde está o que  no incomoda, nos deforma e MUDAR! Com a ajuda de Jesus Cristo temos força para realizar esta obra. Isto fará toda a diferença. Pararemos de murmurar e partiremos pra luta porque quem vai a nossa frente é o Senhor. A nós cabe apenas tomar posição.
As crianças estão crescendo num mundo onde são poupadas da frustração e isso faz com que num momento de dificuldade paralisem. Sem saber o que fazer, muitas estão entrando em depressão, tornam-se rebeldes etc... A exemplo do povo no deserto, levantam-se até contra seus líderes. No caso da criança contra seus pais, professores etc...
A criança necessita assumir responsabilidades pelos seus atos desde pequenas e entender que para tudo que fazemos há uma consequência. Os adultos devem deixar com que ela arque com estas consequências sem poupá-la, isto fortalecerá seu caráter e quando crescer, numa situação de dificuldade, saberá como lidar com a situação e não entrará em desespero, depressão etc, como temos visto hoje.
Esta aula ensinará que DIGNIDADE só nos acrescenta bênçãos e que se nossas atitudes forem dignas as consequências nos serão favoráveis. Receberemos favor do nosso Deus.

Sugestão para o desenvolvimento da Aula

 Você precisará de:

Um pirex  transparente com água,

Óleo de cozinha

Se quiser para ilustra melhor aos menores, encontre na internet e leve impresso imagens do Mar vermelho, maná, codornizes que Deus enviou dos céus e água saindo da rocha.

Bíblia



Contando a História

       
         Reúna as crianças em roda e inicie, hoje iremos falar de DIGNIDADE. Vocês sabem o que é? Deixe que se expressem. Pois bem, ser digno é merecer algo por ter feito uma coisa muito boa!
      Lembram de Calebe? O que será que ele fez que o tornou digno, que deu a ele o direito de herdar a terra de Hebrom? Deixe que se expressem...
        Ele fez o que Deus mandou fazer... Conquistar a terra!!! Mas e os gigantes? E quem ia com ele se os outros espias desistiram e só ficaram reclamando?
        Apenas confiando e não desistindo porque Deus disse que daria e ele creu. Nem quis saber como tamanha a confiança que tinha em Deus e que Ele era poderoso pra fazer qualquer coisa. Afinal, Ele já tinha enviado pragas pra amolecer o coração dos egípcios, já havia aberto o mar vermelho, já havia mandado maná dos céus, carne dos céus, dado água no meio do deserto!!! Como um Deus destes, que TUDO PODE não destruiria estes gigantes? A palavra de Deus nos ensina que se Deus é por nós, ningém será contra nós!!!
        Então, não desista de seus sonhos, não desista da escola, não desista de conquistar aquilo que você tem orado. Não tenha medo do gigante da matemática, da professora brava, do menino que bate na escola!
        Apenas confie e aja como Deus mandou Calebe agir, acreditando que TUDO ele poderia fazer na força Daquele que nos fortalece.
        Observe esta água na travessa... Ela representa o mundo. Esta gota de óleo que vou colocar agora na água, somos nós. Observem o que acontece com ela?
        Isto mesmo, ela está na água (MUNDO), mas não se mistura com ele. Nós também estamos no mundo, mas não fazemos parte Dele, o mundo diz que somos caretas por vir na igreja adorar a Deus, o mundo nos ensina que mentir é bacana, que se dar bem é o que interessa não importa se for maltratar nosso colega, e tantas outras coisas ruins, mas nós permaneceremos firmes como Calebe, Daniel e não vamos nos deixar levar por eles, vamos fugir da aparência do mal e fazer aquilo que Jesus faria, aquilo que Calebe faria. Calebe respeitou seu líder Moisés e fez tudo o que ele pediu. Respeitar nossas autoridades é o segredo do sucesso.
        Pai, mãe, professores, pastores, bispos... São nossas autoridades. Devemos respeitá-los seremos prósperos. Veja Calebe depois de ter permanecido e tido um posicionamento de honrar seus líderes, Herdou a terra!!!
        Vamos a partir de hoje honrar nossas autoridades, fazer o que Deus nos pede e não o que o mundo nos impõe. Sem medo ou vergonha de não ser aceito pelo mundo, porque a nós compete agradar a Deus! Leia aqui os versículos com os maiores.
        Assim seremos dignos de receber nossa terra prometida.
        Vamos orar?
Oração
Senhor, muito obrigado (a) pelo seu amor e por me ensinar que não sou do mundo. Me ajuda a ter atitudes dignas e me faz entra na terra prometida, em nome de Jesus, amém.

Versículo  

João 17: 14 – Eu não sou do mundo assim como Cristo não é do mundo também. (ADAPTADO)

Verificação do Ensino

·         Que significa ser digno?
·         Por que Calebe foi digno?
·         O que nos faz ter um caráter digno?
·        Que outro personagem também e um exemplo de dignidade?
        

Atividade

·       Segue em anexo

Lembrancinha

Distribuir um recipiente com óleo da unção.




CAMPANHA NOVA! VALORES DE CALEBE - AULA 01

AULA 01 – ESQUENTA DE CAMPANHA NOVA

VALORES


Glória a Deus! Estamos iniciando mais uma campanha para a glória do Senhor!
Depois de apresentarmos Calebe e suas características apostólicas: perseverança, coragem e fé, agora trataremos de valores. Valores que Calebe tinha e que como cristãos devemos ter para desenvolvermos um caráter apostólico cristão.
Retomaremos a campanha de uns dois anos atrás escrita pela Pra. Cíntia. Enquanto a adequamos para o ano de Calebe, faremos uma aula ESQUENTA DE CAMPANHA NOVA. Preparando o coração dos pequenos e nem tão pequenos assim para esta nova fase.
Uma campanha abençoada a todos!

Base Bíblica

Daniel 1

Objetivo

·       Apresentar as crianças valores cristãos presente na personalidade de Calebe;
·       Compreender o que é valores;
·       Desenvolver valores cristãos a partir de exemplos bíblicos;
·       Compreender os benefícios de termos um caráter cristão no mundo espiritual e físico.

Situação da Criança

Com a crise da família no mundo, valores estão sendo deixados de serem ensinados para as gerações atuais.
A bíblia cita que nos últimos tempos os homens estariam frios, dando vazão a brigas, intrigas, invejas etc...
Por isto iremos denunciar esta malignidade incutindo em nossas crianças valores cristãos que nos fazem ser diferenciados neste mundo.
Através deste posicionamento avançamos no mundo espiritual e fazemos a diferença no mundo em que vivemos. Afinal, estamos no mundo, mas não somos do mundo.

Sugestão para o desenvolvimento da Aula

Você precisará:

1)  Saber brincar de chefinho mandou.
Chefinho mandou...
Fazer o quê?
E ai você como chefinho solicita algo as crianças.
Neste momento é bacana diferenciar o grau de dificuldade em relação as idades. Por exemplo, para a sala dos maiores...
Mandou achar uma pilha! Depois um desodorante, gel de cabelo... Acreditem dentro de uma mochila ou bolsinha das meninas existem coisas que até Deus duvida.
Para os menores... Mandou... encontrar a cor azul (peça para que procurem na roupa, nos objetos da sala etc.)
2)  Dinheirinho de brinquedo ou de verdade – Nota de 2,00 e outra de maior valor 50,00 ou 100,00.
(Segue em anexo para impressão)






Contando a História


         Coloque as crianças em roda e inicie a introdução da nova campanha...
        Olá crianças hoje iremos iniciar uma nova campanha para isto, antes de conversarmos, gostaria fazer uma brincadeira. Quem sabe brincar de chefinho mandou? Divida a sala em duas equipes e anote os pontos de quem lhe entregar primeiro o objeto ou cor solicitada...
        Ao final da brincadeira, volte a calma com as crianças com um sonoro pam pararam pam... J E S U S !!! E inicie a história...
        Então hoje iniciamos nossa aula com a brincadeira de chefinho mandou porque iremos falar de valores.
        O que é valor pra vocês... deixem que se expressem...
        Depois de conduzir a discussão, finalize mostrando as notas de 2,00 e de maior valor...
        Que nota vale mais aqui? Deixem que se expressem...
        Então, algo de valor é algo maior, que vale muito, que é precioso!
        Neste mês aprendemos sobre valores. Mas, não valores quaisquer como o destas notas de dinheiro, mas algo que vale muito mais, que é precioso, aliás não tem preço...
        São atitudes que alegram tanto o coração de Deus que abre as janelas dos céus e nos faz ter acesso ao que quisermos segundo a vontade do Senhor. Podemos ajudar as pessoas, podemos melhorar nossas vidas e a dos outros, podemos transformar tudo ao nosso redor!
        Estes valores são tão preciosos que não dá pra enxergar, só dá para sentir e viver... PAZ, AMOR, VERDADE, INTEGRIDADE...
        E estes valores são pedidos por nosso “chefinho” nosso mestre J E S U S!!! E se Ele falou tá falado, Se Ele mandou tá mandado, se agrada a Ele faremos porque só teremos a ganhar com isto...
        Quer ver só como J E S U S nos manda como na brincadeira CHEFINHO MANDOU? Vamos abrir as bíblias em João 15:12... LEIA COM OS MAIORES E CITE AOS MENORES...
        Viu JESUS também brincava de chefinho mandou com seus discípulos. Nós somos discípulos e devemos fazer o que Ele nos manda se quisermos fazer pontos na vida.
        A partir das próximas aulas, vamos aprender a cada dia o que Jesus pediu nesta grande brincadeira para seus discípulos para brincar também...
        Eu pedi... (CITE ALGUMAS COISAS QUE VOCÊ PEDIU NA BRINCADEIRA) Umas foram difíceis, outras fáceis de fazer, mas outras nem sempre conseguimos, por isto temos que ser que nem Calebe nos esforçarmos para fazer a vontade do Senhor ainda que todos desistam e só você faça... Como os espias que desistiram ao ver os gigantes, mas aqueles que perseverarem terão vitórias como Calebe teve e conquistarão a terra prometida, conquistarão a sua benção. Leia com os maiores Salmo 126
 Boa aula!
Oração

         Senhor eu te amo e creio em Ti. Peço que a partir de hoje eu desenvolva valores que agradem o seu coração e me faça uma criança abençoada e tudo que eu fizer em nome de JESUS amém.

Versículo  

 Salmo 51:10 - Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.

Verificação do Ensino

·         Que significa valor?
·         O valor que JESUS quer desenvolver em nós é um valor que podemos comprar com dinheiro? Por quê?
·         Porque temos que desenvolver valores como amor, paz, alegria;



Atividade

                   Pintura menores, palavra cruzada maiores.

Lembrancinha


Oração do ano apostólico de Calebe, solicitar que orem durante a semana e aos menores que o papai ore o último parágrafo em algum dia da semana... O papai fala e o filho repete a frase.